
“Eu aconselho essa pessoa a não se comparar com outras pessoas, e sim fazer o possível dentro da sua realidade, na forma de estudo que ela se adapte. Foque em você, nos seus estudos, no seu futuro e nas pessoas que te apoiam.”
Confira a nossa entrevista com Laís Castro Oliveira, aprovada em 8° no concurso PC BA para Investigador:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la.
Laís Castro Oliveira: Eu sou formada em Engenharia de Produção. Tenho 27 anos, e sou de Alcobaça/Bahia.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Laís: Eu comecei a estudar para concursos durante a pandemia, e tomei essa decisão por incentivo dos meus pais, que são concursados, e disseram que iriam me apoiar durante todo processo.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Laís: Eu tive o privilégio de me dedicar apenas para os estudos durante esse período.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Laís: Eu fui aprovada no concurso da PCMG como excedente, além da PPMG, que após a etapa do TAF eu fiquei dentro das vagas.
Mas agora que obtive meu melhor resultado, sendo aprovada na etapa da prova objetiva da PCBA no 8º lugar, e recebendo a notícia no meu aniversário de que tirei 87 na prova discursiva.
Pretendo continuar estudando, pois meu foco principal é ser Polícia Federal.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Laís: Eu busquei o equilíbrio entre os estudos e minha vida social. Minha rotina era voltada principalmente aos estudos, porém tirava 1 dia na semana para estar com a minha família e amigos próximos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira?
Laís: Sim, eu descobri que sou muito privilegiada pelas pessoas que tenho ao meu redor. Com certeza o apoio deles facilitou a manter meu emocional estável.
Eles entendiam que eu precisava estar mais ausente, e acreditavam que minha conquista iria chegar. Para eles não existia a possibilidade de não dar certo, só restava saber o momento que a aprovação iria ocorrer.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Laís: Eu estudei por 4 meses direcionada ao concurso da PCBA. Comecei 1 mês antes do edital ser lançado. O que me fez manter a disciplina foi o fato de não querer mais ser aprovada como excedente, eu queria estar dentro das vagas. Ainda mais pelo fato da prova ser no meu estado.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Laís: Na minha preparação eu utilizei MUITO os PDFs do Estratégia, e eu realmente não vejo desvantagem alguma neles. Acho os PDFs muito completos, o que fez com que eu ficasse muito segura de que na prova seria difícil eu ter alguma surpresa. Eu poderia até me confundir nas questões, mas seria impossível eu não saber do que elas se tratavam.
Além dos PDFs eu estava lendo bastante lei seca, e resolvendo sempre os simulados.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Laís: Eu conheci através do Instagram.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Laís: Cheguei sim a estudar com materiais de outros cursos, e o que me incomodava era o fato do material ser direcionado apenas aos assuntos mais recorrentes em concursos. Eu acredito que para ser aprovada eu não posso apenas saber o básico, o que sempre cai. Eu preciso estar preparada para o pior cenário, me diferenciar. Ou seja, eu preciso realmente ter acesso a toda teoria relacionada ao assunto que consta no edital.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Laís: Sim. Fiz o concurso da PF. Porém foi o meu primeiro concurso, ainda não tinha amadurecido a minha forma de estudar.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Laís: Sim, eu senti que consegui evoluir bastante minha forma de estudo. Encontrei um material de fácil leitura e esclarecedor. Além de ter acesso a simulados que se assemelhavam com as provas atuais de concurso, com um ótimo nível de dificuldade.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Laís: Eu estudava 6 horas líquidas por dia, sendo que em cada hora era uma matéria diferente. As matérias que eram mais cobradas estavam todo dia no meu plano, enquanto as outras eu ia colocando no plano de acordo com a necessidade.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Laís: Minhas revisões eram por simulados, resolução de questões e pela ferramenta Ankidroid.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Laís: Eu não tenho ideia de quantas questões revolvi,mas foram muuuuuuitas haha É uma das etapas mais importantes, na qual colocamos nosso conhecimento à prova e verificamos o que é necessário ser revisado.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Laís: A disciplina que eu tinha maior dificuldade era contabilidade. Consegui superar esse desafio estudando 1 hora todo dia, intercalando entre teoria, resolução de questões e revisão. Não passava para o PDF seguinte sem estar totalmente segura do assunto anterior.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Laís: Na semana que antecedeu a prova eu só resolvia questões e lia a lei seca, mantendo as minhas 6 horas líquidas de estudo. Já no dia pré-prova, eu realmente não estudei. Foi um dia de descanso, a cabeça precisava parar um pouco.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame?
Laís: A minha preparação foi com resolução das discursivas que estavam no simulado, além de revisar sempre as matérias básicas dos direitos, que são as mais cobradas nessa etapa.
Estratégia: Como foi (ou está sendo) sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Laís: A minha preparação para o TAF nunca parou desde que eu comecei a estudar. Eu amo me exercitar, inclusive acredito que me ajuda muito a manter meu bem estar durante os estudos.
Porém agora irei intensificar nas corridas, tentando realizar em dias intercalados.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Laís: Acredito que todos os meus erros foram essenciais para aprender, foram no momento certo, mas estão mais relacionados a tentar me comparar com o desempenho de outras pessoas. Depois que comecei a entender como o aprendizado funcionava para mim, consegui evoluir muito.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Laís: Não. Minha principal motivação foi que pela primeira vez na vida eu tive um sonho, não há motivação maior que essa.
Antes de estudar para concurso eu estava perdida, não sabia o que queria, para onde caminhar. Hoje eu tenho certeza do que quero, e vou continuar estudando muito para no futuro conseguir ser Polícia Federal.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Laís: Eu aconselho essa pessoa a não se comparar com outras pessoas, e sim fazer o possível dentro da sua realidade, na forma de estudo que ela se adapte. Foque em você, nos seus estudos, no seu futuro e nas pessoas que te apoiam. Essas pessoas serão essenciais para que o seu psicológico não te sabote. Você pertencerá!