
“Não desista! Não vai ser fácil, você vai precisar fazer escolhas, abdicar de algumas coisas, mas tudo isso valerá a pena. Faça um bom planejamento e siga-o, alguns dias você vai não vai ter vontade de estudar, mas faça pela disciplina, lá na frente você se sentirá grato por ter mantido o foco.”
Confira a nossa entrevista com Brunna Katinille Alves Sales, aprovada em 8° lugar para Investigador no concurso PC BA:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Brunna Katinille Alves Sales: Sou formada em engenharia civil, tenho 25 anos e sou de Simão Dias (SE).
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área policial?
Brunna: A falta de oportunidade de emprego na minha área de formação.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Brunna: Apenas estudava.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Brunna: Agente administrativo da prefeitura de Simão Dias em 2º lugar. Agente de polícia civil da Paraíba em 292º e investigador da polícia civil em 8º lugar. Continuo estudando.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Brunna: Iniciei os estudos para concurso em outubro de 2021 e por alguns meses abdiquei da minha vida social para focar apenas nos estudos. Após os resultados fui me permitindo voltar ao convívio social, mas continuo estudando.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Brunna: Contei com o apoio da minha família e de alguns amigos próximos que sempre torceram e me deram todo apoio emocional e material.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Brunna: Para o último concurso estudei 4 meses. Uma vez ouvi que nem todos os dias teremos motivação, mas em todos os dias precisamos de disciplina, e fiz disso um mantra.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Brunna: A ferramenta mais utilizada por mim foi o PDF. Além disso, fazia muitas questões e simulados aos finais de semana.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Brunna: Pelas redes sociais.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Brunna: A possibilidade de estudar por PDFs muito completos, os mapas mentais e o bizu estratégico também sãos excelentes ferramentas de revisão.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Brunna: Estudava duas matérias por dia de segunda a sexta, aos sábados revisava todo o conteúdo visto durante a semana e aos domingos fazia simulado.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Brunna: Revisava aos sábados. Fiz resumos usando word. E também fazia simulados frequentemente.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Brunna: Os exercícios são fundamentais para fixação do conteúdo. Além disso, é uma excelente ferramenta para analisar quais assuntos ou partes do assunto eu tinha mais dificuldade e portanto, precisava dar maior atenção.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Brunna: Contabilidade. Dedicava mais horas de estudos e fazia mais questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Brunna: No meu planejamento reservei a última semana para revisar os assuntos de maior relevância de todas as disciplinas. Na véspera da prova vi apenas anotações breves sobre pontos específicos e descansei muito.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Brunna: Para a prova discursiva fiz uma mentoria com um professor do meu estado, fazia no mínimo 2 redações por semana. Para a prova discursiva é importantíssimo treinar, além disso, o hábito de ler ajuda muito na construção textual.
Estratégia: Como está sendo sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Brunna: Já treinava e a agora estou direcionando os treinos para o TAF desse concurso em específico.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Brunna: Acredito que meu maior acerto foi elaborar um bom planejamento e segui-lo mesmo nos momentos difíceis.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Brunna: Apesar das dificuldades e de me sentir desanimada muitas vezes, eu não pensei em desistir. Sempre que o desânimo aparecia ou que surgia alguma dificuldade eu pensava no objetivo final e em tudo que eu precisava fazer para alcança-lo.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Brunna: Não desista! Não vai ser fácil, você vai precisar fazer escolhas, abdicar de algumas coisas, mas tudo isso valerá a pena. Faça um bom planejamento e siga-o, alguns dias você vai não vai ter vontade de estudar, mas faça pela disciplina, lá na frente você se sentirá grato por ter mantido o foco.