Aprovada em 9° lugar no concurso MP-TO para o cargo de Técnico Ministerial - Assistente Administrativo
Concursos Públicos“Meu conselho é: não desista. Estudar para concursos é como subir uma escada com obstáculos, então suba um degrau de cada vez e não pare no meio do caminho […]”
Confira nossa entrevista com Juliana da Silva Souza Ribeiro, aprovada em 9° lugar no concurso MP-TO para o cargo de Técnico Ministerial – Assistente Administrativo:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Juliana da Silva Souza Ribeiro: Juliana Ribeiro, 33 anos, Engenheira Ambiental pela Universidade Federal do Tocantins. Nascida em Várzea Grande – MT, mas moro em Palmas – TO desde 3 anos de idade (1994).
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Juliana: Meu objetivo sempre foi me formar primeiro e depois passar num concurso. Minha inspiração foi meu pai, pois quando eu era criança ele prestou o 2º concurso do TJ-TO e quando ele passou nossa vida mudou muito, então sempre tive esse mesmo objetivo.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Juliana: Quando me formei em 2014, logo consegui um emprego para trabalhar em uma empresa multinacional, como o emprego me demandava muito tempo, eu sempre estudava quando dava, não tinha um horário definido. Fiquei muito tempo assim. Me matriculei num cursinho presencial na época, mas era muito corrido, trabalhava o dia todo e ia pro cursinho a noite super cansada, as vezes não conseguia prestar atenção na aula e não conseguia ter o tempo de estudar. Foi quando eu comecei a pesquisar cursinhos on-line e conheci o Estratégia concursos, que me dava mais flexibilidade para estudar, porém eu não tinha uma rotina muito certinha de estudos, estudava quando dava, fazia as provas e não passava, ficava frustrada e desistia, depois recomeçava, e ficava nesse ciclo.
Passei 6 longos anos assim, em 2021 eu fiquei doente, estava muito cansada, estressada, tinha que tomar remédios para ansiedade e para conseguir dormir, não aguentei, fiquei um tempo afastada do trabalho de licença médica e quando voltei fui demitida. Com a demissão eu decidi que ia procurar um emprego mais tranquilo, mesmo que ganhasse bem menos, mas precisava de tempo para estudar e conseguir meu objetivo.
Em 2022 consegui arrumar um emprego de meio período, ganhando menos da metade do que eu ganhava, mas eu comecei a ter tempo para estudar. Trabalhava no período da manhã e estudava a tarde, com rotina e seguindo os Passos estratégico do Estratégia. Foi quando eu comecei a ver resultado de melhora nos concursos que prestava.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Juliana: Em 2023 eu passei no concurso da Guarda Metropolitana de Palmas, fiquei no cadastro de reserva, mas fiz todas as etapas: Prova, Psicotécico, TAF e exames médicos, só que o concurso não chamou ninguém e não tinha previsão então, eu continuei estudando. Daí, em março de 2024 eu passei em 9º lugar para técnico ministerial no concurso do Ministério Público do Tocantins, tomei posse em junho.
Pretendo continuar estudando, agora tenho um concurso foco para passar e quero um de nível superior na minha área de formação.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Juliana: Não tinha muito vida social, eu conversei com a minha família que eu precisava focar nos estudos para passar, então não saía muito. Meu marido sempre me apoiou e entendia que eu tinha que ficar em casa e faltar em muitos compromissos familiares.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Juliana: Minha família sempre me apoiou, entendiam quando eu não podia comparecer, para estudar.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Juliana: Eu estudo para concursos há muitos anos, mas com foco e disciplina mais ou menos a 2 anos. Eu não estava focando em um concurso específico, estava focando em um cargo, daí prestava todos os concursos que tinha para este cargo, foi assim que passei.
Nesses 2 anos estudando, eu defini um horário certo para estudar, eu sempre me dei bem com rotinas, então tinha um horário estabelecido para estudar. Quando chegava a hora eu desligada o celular e estudava, só ligava novamente quando acabava o horário. E se alguém me chamasse para sair no meu horário de estudos eu recusava (rs).
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Juliana: Eu sempre me dei melhor com o material em PDF do Estratégia, pois eu tenho mais facilidade de absorver as informações lendo. As videoaulas eu só usava quando era alguma matéria que eu tinha mais dificuldade, por exemplo informática, para essa matéria eu via as videoaulas e depois ia para o material em PDF.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Juliana: Quando comecei a estudar para concursos me matriculei num cursinho presencial na minha cidade, mas não me adaptei. Além de chegar muito cansada no cursinho a noite, tinha muita gente na sala, o que acabava a trabalhando a concentração por conta das conversas e das perguntas aleatórias. Comecei a pesquisar na internet indicações de cursinhos on-line, em 2018 comprei meu primeiro pacote no Estratégia e nunca mais larguei.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Juliana: O que me ajudou muito no cursinho on-line foi a flexibilidade, além do que os materiais em PDF são excelentes, sempre lia tudo e fazia as questões. Comecei a usar o Passo Estratégico também para ter mais direcionamento nos estudos.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Juliana: Eu montei um cronograma de estudos, estudava duas matérias por dia e estudava de 4 a 6 horas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Juliana: Fazia simulados aos finais de semana, pegava as provas anteriores da banca e também fazia muito os exercícios do Estratégia.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Juliana: Fiz muitas questões, não lembro quantas, mas fazia muitas. É super importante, a gente pega o jeito da banca fazendo as questões, são essenciais.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Juliana: A minha maior dificuldade foi em informática. Para superar eu assisti todas as videoaulas do professor Renato da Costa, ele tem uma didática muito boa, e finalmente comecei a compreender as matérias e a gabaritar as questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Juliana: Na última semana antes da prova eu não estudei nada novo, só fiz exercícios e lia meus resumos.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Juliana: Eu treinei muito e li as aulas em PDF sobre as provas. O que me ajudou muito foi um vídeo da professora Janaína Arruda, Redação nota máxima. Eu sempre vejo esse vídeo antes de fazer uma discursiva, com o tempo fica automático montar um roteiro para fazer a prova discursiva.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Juliana: Erros no começo foi não ter uma rotina para estudos e também não ter constância. Depois que dominei isso, passei a ter rotina e constância, comecei a melhorar.
O principal acerto foi entender o tipo de estudo que é melhor para mim, eu aprendi que lendo um PDF eu aprendo bem mais que em um cursinho presencial ou uma videoaula.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Juliana: Pensei muitas vezes em desistir, por que não é fácil você abrir mão da sua vida para estudar. Deixar de ver a família e os amigos, deixar de sair para ficar em casa estudando não é facil.
Minha motivação era eu conseguir realizar meu sonho de ser concursada. Me agarrava nessa realização e seguia em frente.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Juliana: Meu conselho é: não desista. Estudar para concursos é como subir uma escada com obstáculos, então suba um degrau de cada vez e não pare no meio do caminho. Não é fácil seguir esse caminho, mas a sensação de chegar lá é incrível.