Aprovado em 1° lugar no concurso MPRO para o cargo de Analista de Redes e Comunicação de Dados
Engenharias e TI“Seja disciplinado!! Se quer ser aprovado, seu estudo é a prioridade!!”
Confira nossa entrevista com Regisclei Rodrigues Mendes, aprovado em 1° lugar no concurso MP-RO para o cargo de Analista de Redes e Comunicação de Dados:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Regisclei Rodrigues Mendes: Olá! Meu nome é Regisclei Rodrigues Mendes, tenho 41 anos e moro em Porto Velho/RO. Sou formado em Gerenciamento de Redes , terminando pós em Segurança Cibernética.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Regisclei: O principal motivo foi a estabilidade e também a grande demanda do serviço público (muita oferta de vagas) para a área de Tecnologia.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Regisclei: Eu sempre trabalhei e estudei, tentando conciliar da melhor forma possível. Eu sempre tentava estudar 06 horas por dia de forma intercalada, sempre que dava. Estudava todos os dias e no fim de semana eu começava bem cedo (já estava pronto na mesa às 5 da manhã).
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Regisclei: Já fiz concurso para o TCE RO e TRT RO, fiquei muito bem na classificação, porém não tive êxito na discursiva, mas já fui aprovado na Assembleia Legislativa – RO, ficando em 4º Lugar para o cargo de Analista de Redes. Fui aprovado no concurso da Defensoria Pública/RO no cargo Analista de Redes e Comunicação de Dados, no qual fiquei em 1º lugar da classificação. E agora aprovado em 1° Lugar no mesmo cargo no MPRO.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Regisclei: Hoje em dia, estudar para concurso exige uma preparação em alto nível, pois a concorrência está muito alta. Então, com edital na praça, eu só focava mesmo somente nos estudos e tirava apenas um dia da semana para descanso e lazer, mas não era toda semana.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Regisclei: Estudei aproximadamente uns 06 meses, pois foi a partir da definição da banca que direcionei meus estudos para o MPRO.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Regisclei: O material utilizado na minha preparação foi somente PDF (e raras vezes videoaula). Com PDF o estudo se torna mais ágil e menos passivo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Regisclei: O Estratégia conheci através de sites sobre concursos e, desde então, comecei a utilizar seus excelentes materiais.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Regisclei: Depois que comecei a utilizar os materiais do “Corujito”, senti meu rendimento aumentar, pois com os PDFS do Estratégia eu conseguia assimilar o conteúdo de forma mais organizada e fazer questões ao mesmo tempo. O PDF do Estratégia é bem completo e abrange muito bem o conteúdo do edital.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Regisclei: Sempre estudei baseado em matérias! Dependendo do edital, eu faço geralmente 05 matérias em um dia, com duração de uma hora para cada (lógico que as vezes não dá, mas essa era minha meta!). Sempre tento fazer 06 horas líquidas!
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Regisclei: Minha estratégia é ler os PDFs e depois fazer algumas anotações nos mesmos, para depois servir para revisão. Mas depois que completo o conteúdo do edital, minha revisão é nas questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Regisclei: A resolução de questões é a parte principal do estudo pra concurso, é fazendo os exercícios que o concurseiro vai ter uma base de como está seu rendimento. O PDF do Estratégia vem com diversas questões e isso ajuda e muito a fixar o conteúdo. Para o concurso do MPRO fiz aproximadamente seis mil (6.000) questões de tecnologia.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Regisclei: Minha dificuldade sempre foi no Raciocínio matemático em geral, mas para superar essa dificuldade eu utilizei videoaulas do Estratégia. Lá tem ótimos professores, entre eles o Prof. Brunno Lima, que fiz o curso completo.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Regisclei: Sou bastante disciplinado no estudo para concurso, tento sempre “bater o edital” e sigo fazendo questões. Nos dias próximos da prova não foi diferente, continuei fazendo as questões e lendo meus resumos (até a hora de fazer a prova!!!! rsrsr).
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Regisclei: Como acerto foi escolher o material de estudo correto e de acordo com o edital. Manter a organização e a disciplina também foi fundamental.
O meu erro foi tentar estudar todo o conteúdo. Muitas vezes tem como priorizar outras matérias e/ou assuntos mais suscetíveis de caírem na prova.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Regisclei: Não pensei em desistir.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Regisclei: Minha mensagem é: primeiro, escolha sua área de estudo e a área que você quer laborar. A pessoa não vai ter êxito se ficar estudando para todos os concursos, sem foco e sem meta a seguir. Então minha dica principal é esta: escolher uma área e seguir até conseguir.
Outra dica muito importante é a organização e disciplina, sem as quais você vai se frustrar e não vai manter a constância que o estudo para concurso exige. Seja disciplinado!! Se quer ser aprovado, seu estudo é a prioridade!!!
Outra dica valiosa é a escolha do material para estudo. Escolha uma instituição que tenha expertise na área e que tenha um alto índice de aprovados. Escolhi o Estratégia Concursos, pois lá tem ótimas ferramentas para auxiliar o concurseiro e também ótimos professores que já foram concurseiros, e isso ajuda bastante!!!