Aprovado em 1º lugar no concurso MPMS para o cargo de Analista - Segurança de TI
Engenharias e TI“[…] No começo dos estudos você não vai entender nada, isso é NORMAL, não se assuste e se mantenha constante.”
Confira nossa entrevista com Luís Alfredo Pereira Soto, aprovado em 1º lugar no concurso MPMS para o cargo de Analista – Área de Atividade Informática – Especialidade: Segurança de TI:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua idade, formação e cidade natal?
Luis Alfredo Pereira Soto: Tenho 40 anos, sou formado em Análise de Sistemas e nasci em Ponta Porã-MS.
Estratégia: Conte o início da sua trajetória, o que te levou a iniciar os estudos para concursos?
Luis: Desde a faculdade faço concursos públicos, estou atualmente em meu quinto cargo público, mas já fiz mais de 100 concursos na minha vida. Minha primeira nomeação foi com com 22 anos, em 2005. Já fui nomeado para uma universidade estadual num cargo administrativo, uma federal para um cargo técnico de TI, uma empresa pública como analista de sistemas, para dois cargos diferentes no Tribunal de Justiça do meu estado, um na área jurídica e outro como analista de sistemas e agora fui aprovado em primeiro lugar no MPMS para analista de sistemas, especialidade Segurança da Informação. Quando me chamarem, será minha sexta nomeação.
Estratégia: Como você conheceu o Estratégia Concursos e porque tomou a decisão de se tornar nosso aluno?
Luis: Como disse anteriormente, sempre fiz concursos, desde novo. No começo os concursos eram relativamente fáceis, um conhecimento básico de informática, um bom português e o direito básico de Jornal Nacional, bastavam para ir muito bem nas provas.
Com o tempo, isso mudou, os cursos para concurso surgiram, primeiro os com videoaula – que não aprofundavam muito a matéria – e depois os cursos por PDF, foi quando eu conhecei o Estratégia. Percebi nesse momento que o jogo mudou, o sarrafo subiu, quem tinha acesso a bons materiais se destacava. Em meados de 2015 comecei a comprar os conteúdos do Estratégia e quando apareceu a oportunidade de ser vitalício eu aproveitei.
Estratégia: Como era sua rotina e plano de estudos?
Luis: Depois que virei assinante do Estratégia, organizei meus estudos, toda manhã estudava ao menos 3 horas, e durante a noite mais 2. Na época, estava estudando para Receita Federal, isso em 2015, porém, depois de 3 anos sem previsão de edital eu mudei o foco. Quando saiu o concurso para Polícia Federal em 2020, fiz a prova e acabei ficando por uma questão da nota de corte. Depois disso fiquei um tempo sem estudar.
Quando saiu o edital para o MPMS, notei que todas as matérias eu já tinha estudado, estudado muito, então me organizei apenas para revisão e acabei ficando em primeiro lugar no cargo de Analista de Sistemas , especialidade Segurança da Informação.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Luis: Sempre conciliei estudo e trabalho, desde a época da faculdade. Tenho quatro filhos, isso também é uma dificuldade a mais, mas mesmo assim arranjava tempo de estudar.
Estratégia: Quais ferramentas do Estratégia você mais utilizou em sua preparação e quais eram os diferenciais de cada?
Luis: Os PDF, sem dúvidas, são a principal fonte de estudos. Porém, quando um assunto é novo e difícil, as videoaulas ajudam muito, a didática dos professores é sensacional. As Trilhas também são excelentes para organizar os estudos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Luis: Como dito acima, eu estudei muito para o concurso da Polícia Federal e quando o concurso do MPMS surgiu, eu notei que eu já havia estudado esse conteúdo por conta do edital da PF, então apenas revisei, fiz questões, acabei dedicando poucas horas.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Luis: Quando a prova do MPMS chegou, eu já havia passado por muito tempo de estudo, matérias como Direito Administrativo e Constitucional, eu acabei me saindo muito bem, pois além de estudá-las por anos, eu ainda tive a oportunidade de ser professor dessas matérias no sistema de questões do Estratégia.
Então, nesse concurso em particular, não tive dificuldades com nenhuma matéria.
Estratégia: Qual sua estratégia de reta final?
Luis: Na reta final o ideal é que se tenha visto todo o conteúdo. Nessa fase, é importante fazer questões, especialmente as da banca da prova.
Estratégia: De que forma sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada?
Luis: Sou casado, tenho 4 filhos de casamentos anteriores.
Estratégia: Qual a sensação de ter sido convidado para o Baile dos Primeiros do Estratégia Concursos?
Luis: O Estratégia sempre foi muito especial para mim, eu acompanho os professores, vou nos dias D antes das provas, troco ideia com alguns. Sempre me trataram muito bem, somado a isso, durante a pandemia, tive a oportunidade de ser professor do Sistema de Questões, o que aumentou muito a minha motivação para estudar. Portanto, quando vi que poderia ser chamado para esse evento, fiquei muito feliz, com a sensação de objetivo atingido, poder compartilhar experiências com pessoas que passaram pelas mesmas dificuldades e poder saborear essa vitória ao lado dos professores que tanto nos incentivaram é incrível.
Estratégia: Durante sua preparação, ouviu falar sobre o Baile dos Primeiros? Imaginou que um dia estaria nesta confraternização?
Luis: Desde o primeiro, sempre acompanhei, porém não imaginava que poderia ser convidado. Passar em um concurso público já é muito difícil, ficar em primeiro, para poder ser chamado, eu não achava que conseguiria. Realmente é um sonho.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Luis: Acho que todos que começam a estudar passam pelos mesmo erros, querer dominar todo o conteúdo antes de avançar, fazer muitos resumos, forçar uma carga horária impossível no começo e depois desanimar…
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? O que você diria para a sua versão de 5 anos atrás?
Luis: Pensei e desistir por várias vezes, a vantagem é que o que você estudou, se estudou direito, não se perde. Então quando você volta é mais fácil. A cada retorno a vontade de desistir é menor, pois as matérias ficam mais “gostosas” de estudar
Estratégia: Por fim, deixe sua mensagem para todos aqueles que estão começando e almejam chegar aonde você chegou!
Luis: Vou deixar uma lista (kkkk)
- Concurso não é corrida de 100 metros, é uma maratona, quanto mais tempo você passar estudando, mais chance tem;
- Não se apegue na sua inteligência, você pode se achar muito inteligente, mas se seu concorrente estudou duas mil horas e você estudou mil, provavelmente ele irá melhor;
- Se afaste de pessoas que não acreditam em você, se você ouvir toda hora que é bobagem, que é um sonho impossível, você pode acabar assimilando isso, se cerque de quem te incentiva;
- No começo dos estudos você não vai entender nada, isso é NORMAL, não se assuste e se mantenha constante.