“Seja organizado, use os Mapas Mentais e só faça resumos escritos em casos excepcionais, pois você perde muito tempo fazendo, além disso, responda ao máximo de questões possíveis para pôr em prática tudo aquilo que você aprendeu.”
Confira nossa entrevista com Saulo Fernandes, aprovado em 4° lugar no concurso ManausPrev para o cargo de Analista Administrativo:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Saulo Fernandes: Meu nome é Saulo Fernandes Guimarães, tenho 24 anos e me formei em Direito no ano de 2020, por uma Universidade particular do Estado do Amazonas. Sou de Manaus e passei no exame XXXI da OAB e essa foi minha primeira grande conquista, pois, na primeira fase eu estudei sozinho em casa e na segunda fase eu fiz um cursinho com um professor da faculdade (estava cursando o último período).
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Saulo: Depois de passar no exame da Ordem eu vi que advogar é muito difícil no começo, quando você não tem um “sobrenome” famoso. E, o Estado do Amazonas estava sofrendo com a segunda onda do Coronavírus e nada estava funcionando normalmente. Então, resolvi estudar para concursos em alguma plataforma que fosse 100% online.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Saulo: Eu me dedico exclusivamente aos estudos. Fiz um cronograma com horários e intervalos e meu tempo com os estudos abrange manhã, tarde e noite.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado?
Saulo: Fui aprovado na ManausPrev, para Analista Administrativo e fiquei em 4º lugar, mas continuo estudando para obter mais resultados em outros concursos que irei participar.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Saulo: Nunca fui muito de sair de casa e não tenho muitos amigos, então não tive que renunciar a uma vida social agitada. Em períodos de férias, como dezembro e janeiro sempre viajo com minha família, não renuncio a isso.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Saulo: Eu namoro e não tenho filhos. Meus pais e minha namorada me apoiam muito nessa jornada e isso é muito importante para mim.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovado? Qual foi o segredo de manter a disciplina durante todo o período?
Saulo: Eu comecei estudando para o TCE-AM, mas não deu tempo de finalizar as matérias até a prova. Depois passei a estudar para a Sefaz-RR e, também, não consegui ser aprovado, entretanto tive um bom desempenho, apesar de não ter tido tempo suficiente para concluir a matéria de contabilidade exigida no edital. Por fim, após a última prova de RR eu tive um mês para me dedicar exclusivamente para ManausPrev e foi o tempo suficiente para ver 90% do edital e conseguir a minha primeira aprovação.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?
Saulo: Na maior parte do tempo eu usei os PDFs mais completos da matéria para me aprofundar bastante e com o tempo usava os mapas mentais para revisão, acredito que a desvantagem é que em algumas matérias mais complexas o PDF pode não ser tão fácil a leitura. As videoaulas eram usadas só para as matérias mais difíceis, pois com essa modalidade você leva muito mais tempo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Saulo: Por meio dos anúncios do YouTube.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Saulo: O material em PDF é muito completo o que ajuda a avançar de forma rápida pelas matérias, vendo o que realmente é importante.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? Estudava várias matérias ao mesmo tempo?
Saulo: No início eu estudava uma matéria por dia e fazia todas as questões daquele PDF referente ao assunto estudado, só aí passava para o próximo. Depois de já ter “fechado” algumas matérias eu passei a estudar mais de uma por dia. Antes eu mesmo fazia o meu plano de estudos, alternado em matéria nova e revisão, agora o meu Coach faz o plano e já me poupa tempo.
Atualmente, estudo 3 matérias por dia em uma rotina de 8 ou 9 horas diárias. Começo às 8 da manhã e vou até às 12. Das 14h às 17h. Faço outro intervalo de uma hora e meia. Inicio novamente às 18h30 e finalizo o dia às 21:00, de segunda a sexta feira. Aos sábados, somente pela manhã, das 8 às 12h.
Estratégia: Como fazia revisões? Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?
Saulo: As revisões são pelos Mapas Mentais e respondendo questões, quando eu erro alguma questão eu anoto no Mapa Mental alguma observação que julgo ser importante.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Saulo: As questões são uma forma de pôr em prática a teoria estudada e entender como é cobrado nas provas, por isso resolver muitas questões é fundamental. Não consigo contabilizar quantas eu já fiz, mas certamente já passou de mil.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma disciplina? Como você fez para superar estas dificuldades?
Saulo: Eu tinha uma dificuldade extrema com Português e AFO, a primeira eu só consegui melhorar assistindo as videoaulas e anotando no meu caderno, foi bem diferente das outras matérias, pois nessa eu tive que fazer o meu próprio resumo para entender e era bastante demorado. Na matéria de AFO eu segui pelo PDF mesmo e com o avanço dos assuntos as dúvidas foram diminuindo e fui entendo o conteúdo.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Saulo: Fiz revisões e respondi muitas questões da banca.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS.
Saulo: Não sei se são “erros”, mas nunca se deve subestimar nenhuma matéria, todas são importantes e contam pontos fazendo grande diferença na classificação. Eu não pude dar atenção melhor nos conteúdos de Raciocínio Lógico, por isso, não fui bem nessa matéria. Então, estou estudando mais RL para que nos próximos concursos eu tenha melhor resultado. Meus acertos foram a minha perseverança e paciência em aprender Português, pois cheguei a gabaritar as questões da prova e isso me deixou muito feliz em saber que valeu a pena tanto esforço.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Saulo: Por incrível que pareça, todas as quartas feiras quando tenho que estudar português me dá um desânimo, mas como já mencionei acima, tenho perseverança e sigo em frente porque sei que essa matéria é de suma importância em qualquer concurso. Fico desanimado, cansado, mas desistir, jamais!
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Saulo: Ainda estou numa longa caminhada, já obtive meu primeiro êxito sendo aprovado em um concurso público, mas ainda almejo outras aprovações. A dica que eu posso dar é manter o foco nos estudos, mesmo que você tenha apenas algumas horas por dia. É importante que tenha um cantinho onde ninguém tire sua atenção. Esqueça o celular nesse momento (a não ser que esteja usando para estudar). Seja organizado, use os Mapas Mentais e só faça resumos escritos em casos excepcionais, pois você perde muito tempo fazendo, além disso, responda ao máximo de questões possíveis para pôr em prática tudo aquilo que você aprendeu. Fique atento a todos os conteúdos elencados nos editais, estude todos, não subestime nenhum, pois tenha certeza de que a banca irá cobrar e você deve estar preparado. No mais, boa sorte!