Aprovada em 2° lugar no concurso ISS-RJ para o cargo de Analista de Planejamento e Orçamento
Concursos Públicos“[…] Perseverem. Dediquem-se. A alegria e a realização de ver o nome do Diário Oficial como um “aprovado” fará com que todas as dores sentidas e lágrimas derramadas sejam apenas lembranças de um tempo difícil que fica para trás […]”
Confira nossa entrevista com Bruna Siqueira Fernandes, aprovada em 2° lugar no concurso ISS-RJ para o cargo de Analista de Planejamento e Orçamento:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Bruna Siqueira Fernandes: Sou do Rio de Janeiro, tenho 37 anos e possuo duas formações acadêmicas: Licenciatura em Geografia pela UFF e Bacharelado em Ciências Econômicas pela UFRRJ.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Bruna: O desejo de ter um emprego estável com um bom salário, que me permitisse conciliar, de forma equilibrada, vida pessoal e carreira profissional. Além disso, a possibilidade de trabalhar em prol da sociedade e de contribuir para o bem-estar coletivo também sempre me motivou.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Bruna: Sempre conciliei o estudo para concursos com o trabalho e, mais recentemente, com a maternidade. Por isso, costumava estudar à noite (por várias vezes, durante a madrugada) e também nos meus horários de folga, finais de semana, feriados e férias.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Bruna: Ainda durante a graduação em Geografia, fui aprovada nos concursos da Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu (2008) e da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (2008). Logo após formada (2011), fui aprovada no concurso da Secretaria de Municipal de Educação do Rio de Janeiro. É por isso que, atualmente, exerço o cargo de Professora de Geografia nos governos do Estado e do Município do Rio de Janeiro.
Após algum tempo atuando no Magistério, decidi dar novos rumos à minha vida profissional. Com isso, cursei minha segunda graduação (Ciências Econômicas) e, desde então, venho me dedicando a concursos em áreas correlatas, com foco especial em controle e gestão. Além do ISS-Rio, este ano também fui aprovada em 12° lugar para o cargo de Técnico de Controle Interno da Controladoria Geral do Município do Rio de Janeiro (CGM-Rio).
Para o futuro, pretendo ainda realizar alguns concursos considerando as várias autorizações recentemente concedidas pelo Governo Federal.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Bruna: A decisão de estudar para concursos sempre exigiu muitas renúncias no que tange à minha vida pessoal. Foram muitos momentos de lazer não vividos, muitos convites para sair com os amigos recusados, muitos momentos em família (e com meu filho) renunciados.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Bruna: Sim. Minha família foi fundamental: Eu não teria conseguido êxito nessa caminhada sem o apoio, a compreensão e a paciência do meu esposo e de minha mãe e irmã. Meu filho de 1 ano e meio também foi um forte motivador para que eu persistisse nos estudos. Quanto aos amigos, apenas os mais próximos sabiam e acompanharam essa difícil trajetória.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Bruna: Especificamente para o concurso de APO do ISS-Rio, estudei a partir da publicação do edital. Mas, claro, eu tinha toda uma bagagem trazida da minha preparação para outros concursos que já havia realizado.
Pra mim, os elementos mais importantes para manter a disciplina foram: o foco e a determinação em ser aprovada, em abrir novas oportunidades de me realizar profissionalmente.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Bruna: Os PDFs e, no caso da disciplina de Contabilidade Geral, também as videoaulas do Estratégia. Os Mapas Mentais e resumos disponibilizados na plataforma do curso, o Sistema de Questões e as Trilhas Estratégicas também foram fundamentais na minha preparação.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Bruna: Pesquisando na Internet.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Bruna: Desde que retomei os estudos para concursos, dedicando-me as provas para cargos mais intimamente relacionados ao campo de atuação das Ciências Econômicas, utilizei exclusivamente o material do Estratégia Concursos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Bruna: Com toda a certeza. Ter me tornado aluna do Estratégia foi fundamental para minha aprovação: Além dos PDFs super completos e dos excelentes professores, as Trilhas Estratégicas foram extremamente relevantes na minha preparação, pois me permitiam ter consistência e rotina de estudos. Eu não precisava investir tempo em planejamento: as Trilhas já faziam isso por mim. O Sistema de Questões, os Mapas Mentais e a Revisão de Véspera também foram ferramentas muito importantes ao longo de toda minha jornada enquanto aluna do Estratégia Concursos.
Aproveito para ressaltar que sempre confiei integralmente na competência dos profissionais do Estratégia em nos garantir a melhor preparação: Sabia que não precisava buscar professores ou materiais em outros cursos, pois tudo o que seria necessário saber para estar competitivo no dia prova a equipe do Estratégia iria disponibilizar.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Bruna: Meu plano de estudos foi baseado predominantemente nas Trilhas Estratégicas. Por isso, eu dava prioridade em realizar, diariamente, a maior quantidade possível das tarefas propostas na trilha, independentemente da quantidade de disciplinas ou de horas líquidas de estudo. Como as demandas de minha vida profissional e pessoal tornavam quase impossível manter uma rotina padronizada de estudos, percebi que, pra mim, controlar a quantidade de tarefas realizadas era mais efetivo que a quantidade de horas líquidas de estudos.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Bruna: Minhas revisões eram baseadas em três eixos: leitura dos Mapas Mentais, leitura dos PDFs com a marcação dos aprovados (ferramentas disponíveis na plataforma) e resolução de questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Bruna: A resolução de questões foi extremamente importante em minha preparação, não só como instrumento para compreensão e fixação dos conteúdos estudados, mas também como ferramenta de revisão e de entendimento do estilo de avaliação da banca e dos assuntos mais cobrados por ela. Não sei informar com precisão quantas questões eu resolvi, mas sei que foram milhares.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Bruna: Contabilidade Geral, Contabilidade Pública e, especialmente, Raciocínio Lógico foram as disciplinas mais difíceis pra mim. Por isso, foram as que exigiram mais tempo e dedicação durante a minha preparação.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Bruna: Na semana que antecedeu a prova me concentrei na resolução de questões no Sistema de Questões. Já no dia pré-prova, eu acompanhei por completo a Revisão de Véspera transmitida pelo canal do Estratégia no YouTube. E não tenho dúvidas de que ambas foram cruciais para a minha aprovação.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Bruna: Errei muito ao duvidar de minha competência, ao me autossabotar e achar que ser aprovada num concurso de alto nível fora do Magistério “não era pra mim”. Muitas vezes me deixei levar pela ansiedade e nervosismo, pelo medo de achar que estava investindo tempo demais em um projeto que não traria frutos; que todas as horas de estudos foram apenas “tempo perdido”.
Acertei muito ao confiar no Estratégia, na qualidade de seus materiais, nas diversas ferramentas disponíveis, na competência de seus professores e no profissionalismo de sua equipe em garantir aos alunos a melhor e mais completa preparação. Acertei também ao não desistir, ao lutar contra a procrastinação, ao superar o medo e a insegurança.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Bruna: Sim, por diversos momentos eu pensei em desistir e, de fato, cheguei algumas vezes a paralisar os estudos para concursos. Isso fez com que minha trajetória fosse cheia de altos e baixos, de interrupções e recomeços. Mas ,depois de tanto tempo investido, de tantas lágrimas derramadas, de tantos momentos em família não vividos, percebi que era tarde demais para “deixar pra lá”; percebi que abandonar esse sonho era muito mais caro e frustrante, do que perseverar e continuar.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Bruna: Não desistam. Acreditem em si mesmos. Perseverem. Dediquem-se. A alegria e a realização de ver o nome no Diário Oficial como um “aprovado” fará com que todas as dores sentidas e lágrimas derramadas sejam apenas lembranças de um tempo difícil que fica para trás. Nesse momento, vocês terão a certeza de que todas as horas investidas, todos os momentos de lazer renunciados, todas as noites não dormidas terão valido à pena e que fariam tudo de novo, se fosse necessário.