Aprovado em 1° lugar (PCD) no concurso ISS-Mossoró/RN para o cargo de Auditor Fiscal de Tributos Municipais
Fiscal - Municipal (ISS)“[…] o estudo é o caminho menos difícil para alcançarmos nossos objetivos.”
Confira nossa entrevista com João Minervino de Carvalho Neto, aprovado em 1° lugar (PCD) no concurso ISS-Mossoró/RN para o cargo de Auditor Fiscal de Tributos Municipais:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
João Minervino de Carvalho Neto: Sou formado em Administração, tenho 50 anos e minha cidade natal é Natal/RN.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
João Minervino: Trabalho numa cidade distante e gostaria de voltar para perto da família e essa foi a razão de estudar para concursos. Além do que, sempre tive desejo de ser um auditor-fiscal.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
João Minervino: Sim. Trabalho das 07 às 13 horas e na parte da tarde estudo até o início da noite. Também estudo aos sábados.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
João Minervino: Já fui aprovado no concurso do MPPB, no ano de 2015 (órgão que trabalho atualmente), e também fui aprovado no concurso do INSS.
No concurso do MPPB fui aprovado na 1ª colocação e no do INSS na 2ª colocação, ambos (PCD).
Pretendo continuar estudando para outros concursos que sejam ainda mais próximos da minha cidade (Natal/RN), como exemplo o tão esperado concurso do ISS João Pessoa/PB.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
João Minervino: Não muito diferente do habitual, apenas ajustei minha rotina para harmonizar os estudos e vida social. Saía com minha família sempre que podia, logicamente que com uma frequência menor.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
João Minervino: Sim. Todos os meus familiares e amigos sabem da minha disciplina quanto aos meus objetivos e, de certa forma, eles já se são acostumados com esse meu jeito de ser.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
João Minervino: Direcionado a este concurso eu estudei por volta de 4 meses, porém já vinha estudando tem mais ou menos um ano para auditor.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
João Minervino: Na sua grande maioria os cursos em PDFs, pois acho que eles são bem mais objetivos para esse fim. Pra mim, a principal vantagem do material foi em relação a “Trilha Estratégica”, pois esse plano de estudo me facilitou muito! Só precisei seguir as tarefas sem me preocupar em planejar meus estudos, e achei isso fantástico.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
João Minervino: Acho que todos que pensam em passar em um concurso público conhecem o Estratégia. Eu, particularmente, conheci através de colegas de trabalho que hoje são concursados, graças a esse excelente curso.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
João Minervino: Para passar no concurso do MPPB (meu atual emprego) estudei por outros cursos, mas tive imensa dificuldade justamente por não ter um plano de estudos como a Trilha Estratégica.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
João Minervino: Não. O concurso do ISS Mossoró seria justamente para me preparar, pois, sinceramente, não esperava ser aprovado de imediato, entretanto, graças a DEUS e a vocês, tive essa grata surpresa.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
João Minervino: Com certeza senti uma diferença imensa na minha preparação quando comecei a estudar pelo material do Estratégia. O grande diferencial do material de vocês é a objetividade e o planejamento estratégico que esse curso nos disponibiliza para nossa aprovação.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
João Minervino: Na verdade quem montou meu plano de estudo foram vocês, com essa fantástica ferramenta chamada “Trilha Estratégica”, minha única preocupação era segui-la a risca e assim eu fiz. Estudava por volta de 3h30min, de segunda à sexta, e 6 horas aos sábados. E, quando não tinha compromissos, 3 horas aos domingos.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
João Minervino: Conforme disse anteriormente, tudo que fazia era seguir a risca a Trilha e não cheguei fazer nenhuma revisão sem ser as recomendadas por ela. Foi por isso que acreditava que ainda não conseguiria a aprovação nesse concurso mas, devido a objetividade do material, estava errado (Kkkkk).
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
João Minervino: A importância é total. Fiz mais de 12.000 questões, com certeza.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
João Minervino: Contabilidade. Superei resolvendo bastante exercícios e assistindo videoaulas.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
João Minervino: Diminuí o ritmo significativamente, pois acho prudente desacelerar antes da prova.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
João Minervino: Não sei ao certo, mas acredito que os erros talvez tenham sido negligenciar, um pouco, as matérias que eu achava ter um domínio maior, como AFO (meu pior desempenho na prova). Se tivesse tido uma atenção maior a essa disciplina teria um resultado ainda melhor.
Quanto aos acertos, acredito que resolver questões em uma boa quantidade foi o maior deles.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
João Minervino: Não, pois, como disse anteriormente, sou muito disciplinado e determinado nas minhas escolhas e estou disposto a realizá-las, leve o tempo que for, porque para mim isso é o mais importante.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
João Minervino: Aconselho, com toda certeza, pois o estudo é o caminho menos difícil para alcançarmos nossos objetivos.
“Não importa o tamanho dos seus sonhos, se formos disciplinados, determinados e, principalmente, tivermos muita fé em DEUS os realizaremos.”
OBS.: não sou muito bom com palavras, mas aí está minha humilde mensagem.