“Você tem um sonho? Não desista dele. Por mais difícil que seja de concretizá-lo, isso não quer dizer que ele seja impossível”
.
Confira nossa entrevista com Elias Nogueira de Aguiar, aprovado no concurso da Prefeitura de Mauá para o cargo de Fiscal de Tributos (ISS Mauá):
Estratégia Concursos: De onde você é? Qual é sua idade? E sua formação?
Elias Nogueira de Aguiar: Tenho 56 anos. Sou Bacharel em Física, sou Mestre em Nanomateriais e Doutor em Biomateriais.
Estratégia: Você chegou a trabalhar na sua profissão? O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Elias: Trabalho como Técnico Administrativo da UFMS. Tomei a decisão de estudar para concursos porque já havia passado para Agente Tributário de Mato Grosso Sul, em 2006 e, infelizmente, não fui chamado. Por isso, vi que teria a chance de passar novamente em um concurso para a Carreira Fiscal de alto nível.
Estratégia: Como foi a escolha pela área fiscal? O que pesou mais para você quando teve que definir esse foco de estudo?
Elias: Escolhi a Carreira Fiscal por ser típica do Estado e que paga muitíssimo bem. Além disso, eu já havia passado para Agente Tributário de Mato Grosso do Sul, em 2006, e não fui chamado, então vi que tinha chance de passar novamente. O que mais pesou foi ter de conciliar meu tempo entre trabalho, estudos e família. Foi pesado, mas graças a Deus, venci.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Elias: Sim, eu trabalhava. Conciliei da seguinte forma: a cada momento de folga eu não perdia tempo, assistia a uma videoaula, lia um PDF e resolvia muitas questões sobre o assunto estuado.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Elias: 5 concursos: PM/PR (101º) em 1991; UFPR/PR (56º) em 1991, MPU em 1997 (33º); Agente Tributário/2006 (185º) e Fiscal de Tributos I de Mauá/SP, em 1º lugar como Afrodescendente e em 5° na Classificação Geral.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Elias: Sim, cheguei a estudar até 4 horas por dia as disciplinas básicas, porque sabia se não estudasse não passaria, devido à elevada concorrência e aprimoramento dos concorrentes.
Para manter a disciplina eu pensava o seguinte: passar no concurso depende de meu esforço. No entanto, houve horas difíceis, mas o segredo é: não desista de seus sonhos.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos? Qual o diferencial que encontrou em nosso material? Recomendaria para um amigo que está começando os estudos?
Elias: Conheci o Estratégia em 2014, quando pretendia fazer o concurso para AFRFB, mas infelizmente não pude fazê-lo porque estava fazendo Doutorado na UFMS. Naquela ocasião, pesquisei no Google quais Professores ministravam as Disciplinas de Comércio Internacional, de Direito Constitucional e de Legislação Aduaneira e vi que o Prof. Ricardo Valle era e continua sendo o melhor dessas áreas, por isso me matriculei no Estratégia Concursos.
O diferencial é que o aluno tem várias maneiras de estudar: Podcast, Trilhas, PDF, Sistema de Questão, videoaulas, etc. Por exemplo, quando eu cansava de um tipo eu migrava para outro. Isso foi fundamental, porque explorei quase tudo que estava à minha disposição e o resultado foi minha aprovação no Concurso de Mauá, ainda que meu tempo para estudar era pequeno (em torno de 4 horas ao dia).
Sim, recomendaria.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? O que funcionava melhor para você? Videoaulas, PDFs, livros?
Elias: Eu usei de tudo um pouco: videoaulas, PDFs, Trilhas e Sistema de Questões para disciplinas difíceis, PDF para as demais, Sistema de Questão, livros, Trilhas.
Estratégia: Quantas horas por dia costumava estudar?
Elias: Em torno de 4 horas.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?
Elias: Bom, eu estudava mais aqueles conteúdos difíceis porque tinha bastante insegurança, por não ter qualquer conhecimento aprofundado deles. Por exemplo, Contabilidade, LRF, Auditoria e Português, que eram um bicho-de-sete-cabeças para mim, foram ficando mais fáceis à medida em que eu assistia videoaulas, lia os PDFs, usava Trilhas, Sistema de Questões e resolvia muitas questões até ao ponto de acertar mais de 90% das questões de provas anteriores.
Sim, estudava até 3 matérias ao mesmo tempo, porque quando cansava de uma, partia para outra.
Fazia alguns resumos daqueles assuntos que eram difíceis, porque eu não tinha muito conhecimento deles. Mas a maioria daqueles que eu já tinha uma noção, eu só os grifava no PDF.
Foquei bastante em leitura e releituras daqueles assuntos difíceis e, muitas vezes, voltava e assistia aos videoaulas, relia os PDFs, via resoluções de questões. Por fim, fazia muitos exercícios para fixar o conteúdo.
Montei meu plano de estudos da seguinte forma:
- Assisti a todos as videoaulas dos assuntos difíceis, porque eu não tinha muito conhecimento deles. Por exemplo, Contabilidade, LRF, Auditoria e Português;
- Leitura de todos os PDFs e releituras dos assuntos mais difíceis;
- Baterias de Exercícios, provas anteriores, Sistema de Questões, Trilhas;
- Depois de uma semana, revisava tudo novamente.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Elias: Sim, tinha. Contabilidade, LRF, Auditoria e Português. Por isso, dei prioridade a essas disciplinas. Reli os PDFs, assisti várias vezes aos vídeos, fiz muitos exercícios até fixar a matéria.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Elias: Sim, sou casado. Tenho duas filhas e um neto. Tive apoio em toda a minha caminhada rumo à aprovação. Por exemplo, quando eu precisei estudar à noite, minha esposa estipulou um limite entre às 19 horas e 22 horas. No final de semana, às vezes ela ia passear com minhas filhas e o neto no Shopping e/ou nos sogros, e eu ficava estudando. Noutro final de semana, a gente saía passear todos juntos. Por exemplo, no dia da prova de Mauá/SP, era meu aniversário e seria um dia de comemoração em família. Por outro lado, fazer a prova nesse dia, também era importante. Então a família me apoiou em fazer a prova.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Elias: Durante a preparação, adotei a seguinte postura: Quando precisava me aprofundar em assuntos difíceis, eu abdicava ao convívio social. Quando se tratava de um assunto mais light, eu saía com minha família e também ao convívio social normal. Ia ao Shopping, ao Burger King, à casa da sogra, à casa de meus irmãos confraternizar, ia à igreja, ia trabalhar na construção da igreja, atender aos necessitados, tocar na orquestra, etc. Era necessário relaxar também.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Elias: Sim, acho. Por exemplo, meu objetivo é fazer os concursos da Receita Federal, ISS-BH, SEFAZ/PR e TCU. Vejo que com a experiência obtida em Mauá/SP, é possível passar nesses concursos também. É SÓ CONTINUAR ESTUDANDO.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado?
Elias: Estudei de junho/2020 até 01/10/2021, véspera da prova.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados?
Elias: Inexplicável, depois de tanta luta para ser aprovado. Sem palavras para descrever.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Elias: Na semana antecedente à prova, procurei resolver o máximo de questões que pude. Na véspera, procurei descansar bem. Cheguei ao local de prova bem relaxado, mas focado em fazer uma ótima prova. Isso, graças a Deus, acabou acontecendo fui aprovado.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Elias: Erros: Dei muita atenção a uma disciplina e nenhuma questão referente a ela caiu na prova. Além disso, errei uma questão por estar desatento e quase me custou a vaga.
Acertos: Ter escolhido Deus para me dar força e ânimo nas horas difíceis. Ter o apoio de meus familiares quando mais precisei. Ter escolhido o Estratégia para me conduzir à aprovação, porque tem uma equipe de recursos humanos altamente qualificada e por disponibilizar materiais de estudos de excelente qualidade aos seus alunos.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Elias: O mais difícil nessa caminhada foi manter o foco nos estudos, pois sempre aparecia algo para me tirar a concentração e, quando isso acontecia, eu lembrava de que o mais importante era passar no concurso.
Elias: Muitas vezes pensei em desistir. No entanto, passar no concurso dependia de meu esforço e de minha dedicação, então seguia em frente. Felizmente, quando me deparava com dificuldades tive amparo da Equipe de Recursos Humanos do Estratégia e de minha família. Foi assim que consegui superar os momentos difíceis.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Elias: Superar o desafio de ter feito quatro concursos na área fiscal (Auditor Fiscal de Santa Catarina, ISS Campo Grande, ISS Campinas/SP e ISS Itajaí/SC) e não ter sido aprovado, porque não consegui estudar o suficiente devido a problemas pessoais. Por outro lado, em 2006 havia passado para Agente Tributário de MS e não fui chamado. Então, todos esses fatos me motivaram e, para mim, era uma questão honra passar entre os primeiros colocados num concurso de alto nível, como o da carreira fiscal. Felizmente isso acabou acontecendo, graças a Deus e ao Estratégia Concursos.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Elias: Bem, pessoal, meu conselho é o seguinte: você tem um sonho? Não desista dele. Por mais difícil que seja de concretizá-lo, isso não quer dizer que ele seja impossível.