Aprovado em 9° lugar no concurso ISS Fortaleza para Auditor do Tesouro Municipal
Fiscal - Municipal (ISS)“O início dos estudos pode parecer desesperador. O importante é saber que haverá reprovações, mas a vitória chegará.”
Confira nossa entrevista com Wargas Delmondes Teixeira, aprovado em 9° lugar no concurso ISS Fortaleza para Auditor do Tesouro Municipal:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Wargas Delmondes Teixeira: Sou formado em Ciências Biológicas, tenho 33 anos e sou natural de Santa Filomena/PE.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Wargas: A necessidade de uma vida melhor.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Wargas: Já sou servidor efetivo do INSS, o que me obrigava conciliar o tempo de estudos com o trabalho. Assim, acordava cedo (05:00 da manhã) para realizar meu trabalho até meio dia, e usava o resto do tempo para estudar.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Wargas: Fui aprovado em 1º lugar para Assistente Administrativo Educacional da Secretária de educação de pernambuco na minha cidade. Também fui aprovado em 4º lugar para GEX Petrolina no concurso do INSS de 2016. Pretendo continuar estudando para outros concursos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Wargas: Apesar dos estudos restringirem muito nosso tempo, sempre tirava um dia ou dois no mês para sair com minha esposa e amigos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Wargas: Sempre tive o apoio de toda minha família e, principalmente, minha esposa Mailza, que sempre me apoiou e me incentivou nos momentos mais difíceis.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Wargas: Estudei durante 06 meses focado no concurso do ISS fortaleza. Entretanto, já venho estudando há pelo menos 4 anos para outros concursos fiscais.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Wargas: O principal material que utilizei foram os PDFs do Estratégia Concursos. Utilizava as videoaulas nas matérias de difícil compreensão (contabilidade, estatística e português). A grande vantagem de ler os PDFs é que eles são altamente objetivos e podemos ver as matérias em menos tempo. Como desvantagem, posso citar a complexidade de alguns assuntos que só podem ser dirimidos quando vemos um professor explicando em vídeo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Wargas: Conheci através de vídeos no Youtube.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Wargas: Estudava por outros materiais até 2017. O que mais me incomodava era a falta de objetividade nos materiais. Sempre tive que recorrer a mais de um curso para cobrir todo o assunto.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Wargas: Fiz alguns concursos e fui aprovado em dois.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Wargas: A diferença é enorme. O cuidado com a preparação do material do Estratégia é o diferencial.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Wargas: Dividi as matérias por dias da semana (3 ou 4 para cada dia da semana), mas sempre estudava apenas uma daquelas reservadas para aquele dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Wargas: Sempre fazia os resumos usando o aplicativo Notion. Nos dias de revisar, passava o olho nos resumos e respondia as questões relacionadas ao assunto.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Wargas: A resolução de questões, principalmente da banca, é essencial para fixar os conteúdos. Respondi por volta de 20.000 questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Wargas: As disciplinas que tinha mais dificuldades era estatística e contabilidade;
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Wargas: Foi normal, mantive a rotina que vinha tendo até a última semana.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Wargas: Me preparei refazendo provas discursivas anteriores da banca. Também fiz algumas discursivas e pedi para o Chat GPT corrigir.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Wargas: Meu principal erro foi não fazer questões no início. E o principal acerto foi manter a perseverança nos momentos difíceis.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Wargas: Pensei em desistir em alguns momentos. Mas o apoio da família e a vontade de melhorar nossas vidas me manteve na luta.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Wargas: O início dos estudos pode parecer desesperador. O importante é saber que haverá reprovações, mas a vitória chegará.