Aprovado em 1° lugar (PCD) no concurso da ISS-Fortaleza para o cargo de Analista - Administração
Fiscal - Municipal (ISS)“Não há atalhos. Enfim, use sua fé e acredite.”
Confira a nossa entrevista com Ailson Luis Duarte Medeiros Filho, aprovado em 1° lugar (PCD) no concurso da ISS-Fortaleza para o cargo de Analista – Administração:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Ailson Luis Duarte Medeiros Filho: Administração (UFC), 35 anos, Fortaleza-CE.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Ailson: Estabilidade e bons rendimentos. Eu havia servido o Exército Brasileiro como Oficial temporário por oito anos, então percebia a vantagem do cargo público, ainda que de forma temporária. Sendo servidor efetivo, as vantagens seriam ainda maiores ao meu ver.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Ailson: No início, estudava em tempo integral. Ao sair do EB, recebi uma quantia que fui administrando para não precisar ter que dividir o tempo entre trabalho e estudo. Após a primeira aprovação e posse, fui conciliando com a escala de serviço, que para mim era de 1×3 (um dia de trabalho, por três de folga).
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Ailson: PP RN (2017): Policial Penal; CGE CE (2018): auditor de Controle interno; CMFor (2018): consultor técnico administrativo ; TJCE (2019): Técnico judiciário- área administrativa ; MPCE (2020): técnico ministerial e analista administração ; PRF (2021): Policial Rodoviário Federal. E, sim, pretendo continuar estudando para auditor fiscal de tributos do estado do Ceará ou Estado próximo.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Ailson: Na preparação inicial agia bem rigidamente, quase sem lazer. Isso durou até a primeira aprovação, já que eu tinha uma cobrança interna muito grande. À medida que consegui ser aprovado, fui me dando o luxo de separar algumas datas e de frequentar mais as comemorações de família.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Ailson: Sim, embora minha esposa não fosse tão adepta da ideia de precisar mudar de cidade, se necessário. Com o filho, a estratégia é acordar antes dele ou esperá-lo dormir para melhorar a concentração. Na reta final, estudava quando o deixava na escola e complementava as horas líquidas nas horas antes de ele acordar.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Ailson: Estudei por três meses, mas havia feito Receita Federal e Senado Federal com matérias semelhantes. Para manter a disciplina o foco era ser servidor na minha cidade, uma grande oportunidade de um concurso que não acontecia há muito tempo.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Ailson: PDF, videoaulas, simulados. Tudo do Estratégia.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Ailson: Após tomar posse na PPRN, quando decidir iniciar os estudos para o fisco. Por volta de 2018.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Ailson: Estudei por algumas aulas em um curso presencial na minha cidade para a PPRN. E por um on-line para esse mesmo concurso. Não tinham bom material escrito (muito enxuto). Aulas de 30 min cortavam o raciocínio. Deslocamento no presencial.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Ailson: Sim. PPRN (2017)
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Ailson: Sim. PDFs completos. Professores com boa didática. Simulados que refletem a dificuldade da prova.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Ailson: Preferia uma matéria ao dia, como regra. Se houvesse outra, revisava por questões. Três horas líquidas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Ailson: Mapa mental, questões e simulados.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Ailson: Muito importante. Não lembro quantas, mas certamente são muitas. Ganhei a plataforma de questões do Estratégia vitalício no lançamento. Nem dormi aquela noite Kkkk. Foi preciso alguns alunos voluntários vitalícios para testar a plataforma, mas havia muitos na live de lançamento. Acabei conseguindo e tem sido fundamental.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Ailson: Português (FGV) e contabilidade. Não superei.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Ailson: Na semana que antecedeu a prova, revisei o material feito por mim e os simulados e no dia pré-prova fiz a Revisão do Estratégia. Já no dia da prova fiz algo que é padrão para mim: Vou à prova ouvindo uma playlist específica, uso a roupa específica e levo o material de Revisão do Estratégia para ficar lendo até a hora de entrar na sala.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Ailson: Leia primeiro a discursiva e faça um esboço (tempestade de ideias), depois vá pra objetiva. O cérebro ficará trabalhando em segundo plano. Na preparação, o estudo das matérias específicas já é uma preparação. Eu havia feito muitos textos para a prova do Senado Federal e Receita Federal, então preferi não focar muito em fazer textos.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Ailson: Acertos: Seguir acreditando e confiando que conseguiria e, principalmente, ouvir as pessoas que me impulsionavam. Erros: Confesso que a posse no meu cargo atual (PRF) me trouxe um certo comodismo, o que quebrou um pouco a sequência de estudos entre os concursos.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Ailson: Sim. O tempo que dedico ao meu filho me fazia pensar que não conseguiria me preparar para um concurso de alto nível em tempo parcial, mas percebi que, muitas vezes, subavaliamos nosso conhecimento pregresso. Além disso, o meu filho é também a razão para seguir buscando um cargo ainda melhor.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Ailson: Eu diria que você busque escutar de quem conseguiu alcançar o que você busca. “Teóricos do sucesso” que nunca conquistaram nada só vão te puxar pra baixo. Visite uma instituição que você busca trabalhar, se inspire nas histórias e encare o caminho. Não há atalhos. Enfim, use sua fé e acredite. E se prepare com um bom material. O seu bem mais precioso é o tempo e a energia, não os desperdice com materiais pobres e desatualizados. Deus os abençoe nessa caminhada.