Aprovada em 4° lugar no concurso ISS Fortaleza para o cargo de Analista - Contabilidade
Fiscal - Municipal (ISS)“A disciplina é mais importante que as outras variáveis e, quando você der por si, estará com o nome numa lista de aprovados! Deus é bom o tempo todo!”
Confira nossa entrevista com Aline Maria Coelho Girão, aprovada em 4° lugar no concurso ISS Fortaleza para o cargo de Analista – Contabilidade:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Aline Maria Coelho Girão: Meu nome é Aline Girão, sou formada em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UnB), tenho 25 anos e minha cidade natal é Fortaleza.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Aline: Para mim, os concursos são a maneira mais justa, objetiva e transparente de uma vida de estudos ser recompensada.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Aline: Eu trabalho como contadora desde que me formei, mas sem carga horária fixa. Isso nunca atrapalhou minha jornada de estudos, que sempre foi desde cedo da manhã até tarde da noite.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Aline: Eu passei em 4º lugar para Analista Fazendário Municipal – Contabilidade na SEFIN- Fortaleza. Não sei se continuarei estudando, rsrs, pois passei aqui na minha terra e gostei bastante do cargo.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Aline: Eu não saía quase nunca. Exceção era natal, ano novo, aniversários dos meus avós… Mas, sinceramente, não precisa ser assim. É perfeitamente possível conciliar estudos e lazer, desde que, quando você estiver estudando, realmente esteja ali por inteiro, focado. Olhando para trás, na minha jornada como concurseira, isso fica mais claro para mim.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Aline: Minha família sempre acreditou que eu seria aprovada, até mesmo quando eu não tinha certeza disso.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Aline: Saí do pós-edital da Receita Federal e, instantaneamente, entrei no pós-edital do ISS Fortaleza. Isso foi ótimo, pois eu já estava no ritmo certo de estudos.
Basicamente, de 1º de abril a 23 de julho de 2023 me dediquei exclusivamente ao ISS Fortaleza. Para manter a disciplina, eu focava em bater minhas metas semanais (contratei orientação para esse pós-edital). Além disso, eu sempre quis ficar em Fortaleza e isso me ajudou a focar como nunca.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Aline: A formação da minha base foi via cursos básicos em PDF, mas meu aprimoramento foi via questões. Na semana final antes da prova, assisti aos aulões do prof. Gilmar Possati de Contabilidade Pública, que foram decisivos para mim.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Aline: Eu conheci o Estratégia por ouvir falar bem, mesmo. Desde que me entendo por concurseira, sabia que era o melhor preparatório do mercado.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Aline: Eu contratei um acompanhamento nesse pós-edital que me ajudou muito, montando minhas metas semanais de estudo. Estudava cerca de 7h30min líquidas por dia, rodando por várias disciplinas a cada 1h30, ou 2h de estudo.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Aline: Gostava bastante de fazer aqueles simulados do Estratégia que vêm com ranking, as Rodadas Avançadas. Nunca fiz resumos, pois não daria tempo de fazê-los sem sacrificar algum outro estudo mais eficiente.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Aline: Fiz milhares de questões! No meu pós-edital para o ISS Fortaleza, fazia em média 800 questões certo/errado por semana.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Aline: As matérias em que sempre tive mais dificuldade foram Estatística e Direito Penal. Por mais que eu tenha aumentado minha carga horária em tais disciplinas, não adiantou muito rsrs… A solução foi melhorar meu índice de acerto nas demais matérias.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Aline: Intensifiquei minha rotina de atividades físicas, inclusive no dia que antecedeu a prova. Ao mesmo tempo, fui diminuindo o ritmo de estudo nos dias finais. Isso me ajudou bastante a ter controle de tempo no dia da prova, pois estava tranquila.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Aline: Antes de tudo, meu conselho é focar primordialmente na prova objetiva!! Foi isso que fiz. No dia da prova, primeiro li a discursiva e fiz uma espécie de brainstorming, rabiscando várias ideias e palavras-chave que pudessem se tornar argumentos para a discursiva. Após terminar a objetiva, reuni todas aquelas ideias e fiz a redação.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Aline: ERROS: Por mais tempo do que era necessário, foquei demais na teoria. Quando comecei a me dedicar quase totalmente às questões, me tornei bem mais competitiva.
ACERTOS: Nunca parei, nunca desisti. Por mais que eu não visse resultados, continuava ali, na minha rotina de estudar todos os dias. Além disso, outro acerto foi começar a praticar esportes. No dia da prova, eu claramente estava raciocinando melhor do que em provas anteriores, e atribuo isso à prática de exercícios físicos.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Aline: Por muitas vezes, ficava angustiada sobre se iria passar. Mas, em desistir, nunca pensei. Eu não tinha “plano b” em mente. Sempre quis fazer minha carreira no serviço público e a UnB me inspirava muito a buscar isso.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Aline: Estudar para concursos não é uma trajetória linear. Certos dias vão ser de puro foco. Em outros, cansaço, medo de a aprovação não vir… Mesmo assim, só continue. Era isso que eu dizia a mim mesma: “keep walking”.
A disciplina é mais importante que as outras variáveis e, quando você der por si, estará com o nome numa lista de aprovados! Deus é bom o tempo todo!