Aprovado em 1º lugar para Engenheiro Eletricista no concurso ISS Criciúma
Fiscal - Municipal (ISS)“Nunca pensei em desistir pois gostava da sensação de aprender algo novo todo dia, eu acredito que a mensagem que mandaria para o meu eu de 5 anos atrás seria a de que ele procure encarar o quanto antes todas as reprovações e derrotas como forma de aprendizado.”
Confira nossa entrevista com Marcos Constantini, aprovado em 1º lugar no concurso ISS Criciúma para o cargo de Engenheiro Eletricista:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua idade, formação e cidade natal?
Marcos Constantini: Tenho 24 anos, sou Engenheiro Eletricista e natural de Videira – SC.
Estratégia: Conte o início da sua trajetória, o que te levou a iniciar osestudos para concursos?
Marcos: Sempre gostei de estudar na faculdade por meio de questões de concursos, quando me dei conta já estava prestando concursos também.
Estratégia: Como você conheceu o Estratégia Concursos e porque tomou a decisão de se tornar nosso aluno?
Marcos: Conheci por meio da internet, o Estratégia sempre foi uma referência na área de concursos por isso adquiri o curso.
Estratégia: Como era sua rotina e plano de estudos?
Marcos: Não tinha uma quantidade de horas fixas e nem de matérias ao certo, sempre gostei de estudar, então retirava uma ou duas horas do meu dia durante a noite para ir batendo os editais dos concursos que buscava.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Marcos: Sempre trabalhei e estudei, eu conciliava a faculdade o trabalho e o estudo para concursos, procurava tirar sempre algum tempo do meu dia por menor que fosse para resolver algumas questões de concursos e reler algum assunto.
Estratégia: Quais ferramentas do Estratégia você mais utilizou em sua preparação e quais eram os diferenciais de cada?
Marcos: Gosto muito das videoaulas, tenho o hábito de assistir o vídeo todo e depois fazer um resumo da minha cabeça sobre o assunto.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Marcos: Para o último concurso considero meu tempo de preparação total de 2 a 3 anos, pois todas as disciplinas que possuíam em edital eu estava estudando durante esse período.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Marcos: Sempre tive dificuldades com a língua portuguesa, para superar essa dificuldade fiz um intensivo somente de português em um determinado mês começando realmente do zero, isso me ajudou a construir uma base mais sólida e aprender a gostar do assunto.
Estratégia: Qual sua estratégia de reta final ?
Marcos: Eu carregava comigo todos os resumos que havia feito das videoaulas, procurava um dia antes reler os que sentia maior dificuldade.
Estratégia: De que forma sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada?
Não possuo filhos nem sou casado, meus pais foram o alicerce para construir minha rotina de estudos pois me forneciam a calma e a organização necessária para que pudesse me focar nos estudos.
Estratégia: Qual a sensação de ter sido convidado para o Baile dos Primeiros do Estratégia Concursos?
Marcos: Surpresa e felicidade é o que define a sensação, um ano atrás não poderia nem ao menos imaginar o quanto minha vida mudaria a partir da aprovação nesse concurso
Estratégia: Durante sua preparação, ouviu falar sobre o Baile dos Primeiros? Imaginou que um dia estaria nesta confraternização?
Marcos: Já tinha ouvido falar mas para quem morava em uma cidade pequena esse baile dos primeiros parecia mais uma fábula.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Marcos: Acerto: Sempre fui uma pessoa que gosta de estudar por isso sempre mantive um ritmo constante de estudo independente das inúmeras reprovações e quase aprovações
Erro: Sou uma pessoa desorganizada e isso influência muito no tempo que demoro para absorver o conteúdo das matérias.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? O que você diria para a sua versão de 5 anos atrás?
Marcos: Nunca pensei em desistir pois gostava da sensação de aprender algo novo todo dia, eu acredito que a mensagem que mandaria para o meu eu de 5 anos atrás seria a de que ele procure encarar o quanto antes todas as reprovações e derrotas como forma de aprendizado.
Estratégia: Por fim, deixe sua mensagem para todos aqueles que estão começando e almejam chegar aonde você chegou!
Marcos: Gostaria de dizer a todos que encarem a etapa do estudo para a aprovação no concurso de maneira séria porém mais descontraída possível, de maneira a tornar o estudo algo que você goste de fazer desse modo você estará garantindo a absorção do conhecimento passado pelos professores mais facilmente, pois como diria Richard Feynman “O poder da educação, em geral, é pouco eficaz. Exceto nas felizes ocasiões em que ele é quase supérfluo”