Aprovada em 8º lugar no concurso ISS Caruaru para Técnico Fazendário
Fiscal - Municipal (ISS)“Amigos, o que eu aconselho para vocês é que não desistam! Vai ser difícil, você vai pensar diversas vezes que você não consegue, mas lembre-se: é só questão de tempo, até porque para ganhar a batalha é preciso estar nela […]”
Confira nossa entrevista com Jessica Alves, aprovada em 8º lugar no concurso ISS Caruaru para Técnico Fazendário:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Jessica Alves: Olá, meu nome é Jessica Alves, tenho 28 anos e sou formada em engenharia civil. Sou natural de Recife, mas atualmente moro Caruaru, interior de Pernambuco.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Jessica: O que me levou a tomar a decisão de prestar concurso público foi a estabilidade que ele proporciona. Eu não estava satisfeita com a minha área de atuação, já que estava numa grande instabilidade. Daí veio a decisão de seguir a carreira pública.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Jessica: Inicialmente eu só estudava, já que tinha acabado de sair da iniciativa privada. Entretanto, depois tive que conciliar o trabalho com os estudos. Na verdade, não é fácil estudar, trabalhar e ter que cuidar da casa, já que sou casada. Mas sempre defini aquilo que era prioridade para mim. Então, normalmente eu estudo 1 hora no intervalo do almoço e umas 3 horas à noite. Tendo dar um gás nos fins de semana para compensar essas horas.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Jessica: Essa é a minha primeira aprovação. Quero continuar estudando até conseguir um cargo de Auditora Fiscal.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Jessica: Bem, confesso que eu sou muito oito ou oitenta. Quando estou no pré-edital, eu não vejo problema em sair com os amigos/família, já que isso não acontece com frequência, normalmente um turno no fim de semana. Já no pós-edital eu praticamente esqueço que existe um “mundo” fora dos concursos e abdico quase que completamente da minha vida social. Porém, procuro manter a minha rotina de atividade física, pois acho muito importante manter esse equilíbrio.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Jessica: Minha família me apoia incondicionalmente. O meu marido tem me apoiado de uma forma que até não tenho palavras para expressar, inclusive foi ele quem me incentivou a estudar para concurso público.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Jessica: Para esse concurso específico estudei 3 meses, porém já venho estudando para área fiscal há mais de 3 anos.
O que me faz manter a disciplina é o fato de não ter um plano B. A minha vontade de ser Auditora Fiscal é tão grande que não me deixa desistir. Quando bate um desânimo eu logo me lembro do meu desejo que, durante essa trajetória, tornou-se um sonho.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Jessica: Meu estudo foi mais direcionado para PDF, já que era mais ágil. No entanto, para algumas matérias, eu tive que estudar tanto o PDF quanto a videoaula, pois não conseguia assimilar bem e na hora de resolver as questões eu errava mais que acertava. Isso aconteceu muito com a matéria de contabilidade. Tive que ver todos os PDFs e depois retornar por videoaulas para assimilar melhor os assuntos.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Jessica: Ah, eu conheci o Estratégia pesquisando sobre concurso público. Vi que muitas pessoas falavam muito bem, vi depoimentos de aprovados, sem contar que a didática dos PDFs é incrivelmente feita para que você consiga assimilar de forma prática o conteúdo, foi quando decidi ser aluna.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Jessica: Eu senti uma grande diferença na minha preparação, pois como eu comentei anteriormente, os professores são muito didáticos na forma de expressar o conteúdo, além de já ter questões no próprio PDF mostrando as possíveis pegadinhas que a banca pode fazer com aquele conteúdo. Inclusive, uma ferramenta que usei e uso muito é Estratégia questões, principalmente as questões inéditas de legislação.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Jessica: No início eu contabilizava as horas líquidas diárias, porém comecei a perceber que isso não estava me fazendo bem, pois eu ficava extremamente ansiosa/com raiva quando eu via que o que eu tinha planejado efetivamente não tinha acontecido. Então, só foquei no que eu precisava fazer diariamente. Se eu estipulei x disciplinas por dia, eu procurava estudá-las no tempo que eu tinha separado. Normalmente, eu procuro estudar cerca de 50 minutos a 1 hora por matéria, porém tem semanas que eu procuro incluir mais disciplinas diárias, diminuindo o tempo para 30 minutos. Revezando a forma de estudar, eu sinto que o meu cérebro se adapta melhor e não fico com a sensação de cansaço.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Jessica: Inicialmente eu fiz resumos de todas as disciplinas. Não gosto de reler apenas o que grifei no PDF, pois eu sinto que fica “lacunas” de entendimento. Porém, com o decorrer do amadurecimento, vejo que não é necessário fazer resumos logo no começo, pois aquilo vai se tornar tão natural com o decorrer do tempo que depois só faz volume no resumo de algo que você já internalizou bem.
Sobre simulados, eu não costumo fazê-los, apenas foco mais nas questões das bancas mesmo.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Jessica: Eu aprendi, durante esse tempo, é que resolver muitas questões da banca vai fazer com que você entenda melhor e pratique efetivamente a teoria. Hoje, 90% do meu tempo é focado em apenas resolver questões, já que através delas eu já reviso o conteúdo. Fora os que não estão contabilizados, eu já fiz mais 85 mil questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Jessica: A disciplina que mais tive dificuldade foi contabilidade. Pense numa matéria complicada para você entender. Porém, com o tempo, vai ficando mais “fácil”. Não que eu tenha superado completamente, mas hoje eu consigo encarar as questões com mais tranquilidade. A superação ainda continua, talvez seja eterna (rsrrsrsrrs), mas eu procuro fazer muitas questões e, caso ainda tenha dúvida sobre determinado assunto, eu vejo videoaula como algo mais pontual.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Jessica: A última semana talvez seja a mais principal de todas, já que nela temos que rever todo o conteúdo e estudado e deixar na nossa memória de curto prazo. Costumo dizer que é a semana do tiro, porrada e bomba. Eu me desligo completamente do mundo e foco em revisar tudo o que estudei.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Jessica: Errei muito, mas acertei também. O principal erro que eu cometi e vejo que muitos cometem é o fato de querer “aprender tudo” de uma vez, negligenciando a base. Estudar de forma muito rápida, sem controle e amadurecimento, faz com que tenhamos a sensação de andar, mas na verdade estaremos prejudicando aquilo que é fundamental: os detalhes. O que cai na prova são detalhes, e eles a gente só aprende e assimila com o tempo.
Como acerto, acredito que focar muito em resolução de questões me ajudou a ter um entendimento melhor e me sentir mais segura nas provas.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Jessica: Sim, às vezes me bate um desânimo e vem aquela rápida vontade de desistir. Mas logo eu lembro de tudo o que percorri e vejo que já cheguei muito longe para desistir. Isso não é uma opção. Como eu falei anteriormente, esse é o meu único plano.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Jessica: Amigos, o que eu aconselho para vocês é que não desistam! Vai ser difícil, você vai pensar diversas vezes que você não consegue, mas lembre-se: é só questão de tempo, até porque para ganhar a batalha é preciso estar nela. Se eu consegui, vocês também conseguem!