Aprovada no concurso ISS-Campos dos Goytacazes para o cargo de Contador(a)
Fiscal - Municipal (ISS)“Usem o material do Estratégia. Não desistam, tenham fé. Todos nós somos capazes de realizar nossos sonhos, basta acreditar e insistir.”
Confira nossa entrevista com Karine Mata dos Santos de Oliveira, aprovada em 14° lugar no concurso ISS-Campos dos Goytacazes para o cargo de Contador(a):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Karine Mata dos Santos de Oliveira: Meu nome é Karine, tenho 38 anos, sou formada em ciências contábeis, moro em Campos dos Goytacazes, sou mãe, sou casada, trabalho.
Venho de uma família simples, meu pai analfabeto e minha mãe que concluiu a 7ª série. Eles trabalhavam como ambulantes para nos manter. Morei na favela até meus 37 anos e posso dizer é que estudar muda sua realidade .
Infelizmente meus pais não estão aqui hoje para que eu possa compartilhar com eles essa conquista da aprovação e construção da minha casa, a pandemia os levou em 2021.
O maior desafio dessa trajetória toda é conseguir ser mãe, esposa, trabalhar, ajudar nas lições da escola e fazer os trabalhos domésticos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Karine: Comecei a estudar para concurso porque era um desejo meu, conseguir estabilidade e melhor qualidade de vida.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Karine: No período em que estava estudando eu trabalhava, saía de casa às 6:30 e retornava às 18:00.
Estudava a noite de 20:00 às 23:00, de segunda a sexta, e aos domingos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Karine: Já fui aprovada para o cargo de técnico de contabilidade na prefeitura de quiçamã, em 13º lugar. Mas antes das aprovações vieram as reprovações , o importante é continuar estudando.
Pretendo sim continuar estudando para o MPU no cargo de Contador.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Karine: Para quem está estudando, não é possível nem dizer que existe vida social, ainda mais quando você é mãe e trabalha fora. Saía apenas aos sábados com minha filha e esposo.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Karine: O meu esposo me ajudava a ficar com minha filha .
Minha irmã Carla, e minha amiga Sarah, foram fundamentais para que eu não desistisse.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Karine: A prova foi em janeiro de 2024 e comecei a estudar em julho de 2023. Acredito que para manter a disciplina, você precisa ter fé e saber onde quer chegar. Todos os dias antes de estudar eu orava e agradecia a Deus como se já tivesse sido aprovada. Acho que sem fé nada é possível.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Karine: O que eu mais usei foram os PDFs.
Usava as videoaulas para os assuntos que eu não conseguia entender.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Karine: Conheci o Estratégia pela internet, pesquisando sobre os melhores cursos, que mais aprovaram, e que pudessem se encaixar no meu orçamento.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Karine: Estudava 3 horas por dia, foquei nas disciplinas que valiam mais pontos, que eram as específicas de contabilidade, e separava 1 hora para resolver questões no Sistemas de Questões das matérias de menos peso. Tudo tem sua importância, já que todo acerto vale ouro.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Karine: Fazia questões no Sistema de Questões para revisão e lia os mapas mentais.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Karine: Não lembro quantas questões resolvi, mas foram muitas.
A resolução dos exercícios no Sistema de Questões é muito importante para conhecer o perfil da banca, lá você pode filtrar e resolver questões da banca, que irá realizar seu concurso.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Karine: A contabilidade pública era meu calcanhar de Aquiles, o professor Gilmar Possati foi meu salvador. Maratonava os vídeos dele.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Karine: Tirei os dias antecedentes à prova para resolver apenas questões da banca e assisti a revisão de véspera, que entregou muitas questões da prova.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Karine: O maior acerto foi estudar junto com alguém. Isso me motivou, me deu gás. Estudei junto com minha amiga Sarah, pelo whatsapp.
Acredito que meu erro foi ter demorado a focar nos PDFs, comecei vendo vídeos e percebi que não teria todo o conhecimento necessário a tempo.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Karine: Pensei em desistir no final, por não me achar preparada. Sarah, minha amiga, me deu um puxão de orelha, aí logo a motivação voltou (rsrsrs).
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Karine: Usem o material do Estratégia. Não desistam, tenham fé. Todos nós somos capazes de realizar nossos sonhos, basta acreditar e insistir.