“Eu diria, a quem está começando agora sua preparação, que busque conhecer melhor a si mesmo um pouquinho mais a cada dia, tenha em mente que sua aprovação é o resultado da dedicação e do comprometimento diários com o estudo, das escolhas e renúncias feitas […]”
Confira nossa entrevista com Vinicius Macedo Pereira, aprovado em 2° lugar no concurso INSS para Técnico do Seguro Social – Uruguaiana (RS):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Vinicius Macedo Pereira: Possuo formação em Engenharia de Telecomunicações e mestrado em Engenharia, ambos pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Tenho 27 anos e sou natural da cidade de Alegrete, Rio Grande do Sul.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Vinicius: Decidi-me a começar a estudar (seriamente) para concursos após fazer o concurso do Banco do Brasil de 2021 e não ter sido aprovado e, também, por meu interesse em mudar de vida, por não estar satisfeito com as perspectivas na vida acadêmica.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Vinicius: Quando comecei a estudar, recentemente eu havia concluído meu mestrado e, como estava com poucas perspectivas de emprego, optei por dedicar meu tempo ao estudo para concursos e, principalmente, para entender melhor como “funcionava o jogo”, para ter o melhor desempenho possível.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Vinicius: Até o momento, esta é minha primeira aprovação. Mas, pretendo continuar estudando porque tenho muito ainda a progredir e a evoluir ao longo dessa jornada.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Vinicius: Minha vida social era relativamente limitada. Mas, sempre fui uma pessoa um pouco mais caseira e o contato com minha família e a prática diária de atividades físicas supriam a redução de contato que tive com meus amigos durante o período de preparação.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Vinicius: Na verdade, minha família e meus amigos sabiam muito pouco sobre o real objetivo da minha preparação. Grosso modo, meus pais ficaram sabendo que eu iria fazer a prova no final de semana da mesma (risos). Mas, sempre contei com o respeito, por parte de minha família e amigos mais próximos, às minhas escolhas.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Vinicius: Dediquei mais ou menos quatro meses e meio especifica e totalmente direcionados ao concurso do INSS. Acredito que o fato de haver uma grande expectativa pela publicação do edital e o meu objetivo ser a aprovação em um concurso federal me fizeram manter a disciplina e a concentração total de esforços durante minha preparação.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Vinicius: Durante o pré-edital, estudei bastante por meio de videoaulas (inclusive as gratuitas disponibilizadas pelo Estratégia no Youtube) e materiais em PDF. No pós-edital, concentrei-me em estudar majoritariamente pelos meus resumos, PDFs e por resolução de Questões. Como principais vantagens, cito a melhor fixação dos conteúdos por meio de sua repetição em diferentes formatos e a acessibilidade dos materiais disponibilizados online. Como desvantagem, cito o tempo demandado para estudar por meio de videoaulas e elaborar os resumos, fazendo com que o avanço no conteúdo seja mais demorado.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Vinicius: Os primeiros contatos com o Estratégia foram por meio de algumas aulas no Youtube e notícias sobre concursos publicadas no blog. E, adicionalmente, uma amiga me contou sobre a qualidade dos cursos e da plataforma do Estratégia, o que pesou positivamente em minha decisão de adquirir os produtos para alavancar o desenvolvimento da minha preparação.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Vinicius: Antes de conhecer o Estratégia, eu assisti a algumas videoaulas dos concorrentes, mas eram muito superficiais, de modo que eu não conseguia ter base para resolver nem mesmo as questões de média dificuldade, o que prejudicava o completo entendimento do assunto.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Vinicius: Quando fiz o concurso do Banco do Brasil, em 2021, “estudei” com alguns materiais dos concorrentes e fui reprovado. Mas, não tive planejamento algum para esse concurso e também estava apenas no meu primeiro contato com o mundo dos concursos, totalmente inexperiente.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Vinicius: Quando eu adquiri o curso de Direito Previdenciário para o cargo de Técnico do Seguro Social e conheci a plataforma do Estratégia, tive uma experiência maravilhosa. Todos os materiais em PDF e as videoaulas são atualizados e de alta qualidade, e a didática dos professores é excelente. Além dos PDFs, as videoaulas e os fóruns de dúvidas ajudaram muito na minha preparação, sanando todas as dúvidas que eventualmente surgiam durante meu estudo.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Vinicius: Optei por organizar meu estudo em um ciclo que me permitia ver todas as matérias do edital ao menos uma vez por semana. Como eu dispunha de horários tanto pela manhã quanto à tarde, estudava as matérias “de direito” pela manhã, e as demais à tarde. E, sempre estudava Direito Previdenciário à noite (exceto aos domingos), por pelo menos 1 hora. Em média, eu conseguia fazer entre 4 horas e meia a 5 horas líquidas de estudo diárias, de segunda a sábado.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Vinicius: Geralmente, eu revisava os assuntos isoladamente por meio das minhas anotações, pelas marcações nos PDFs e pelos slides das videoaulas, e por resolução de questões. E, minhas revisões gerais foram por meio de resolução dos simulados e das provas anteriores.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Vinicius: A resolução de questões foi um ponto-chave para revisão e fixação dos assuntos estudados e, inegavelmente, para a minha aprovação. Considerando especificamente o concurso do INSS, eu resolvi tranquilamente mais de 4000 questões, divididas entre questões dos PDFs, da plataforma de questões, dos simulados, de provas anteriores.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Vinicius: Eu tinha maiores dificuldades em Língua Portuguesa, em Direito Administrativo e em Informática. Para superá-las, dediquei-me muito a estudar por materiais em PDF e pela resolução de muitas questões, de modo a conhecer melhor o perfil de cobrança da banca. Além disso, o Passo Estratégico teve papel fundamental, possibilitando-me revisar com alta qualidade os assuntos que eu não tinha domínio.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Vinicius: Na semana anterior à prova, procurei manter a rotina da forma mais normal possível e revisar todos os pontos mais relevantes do edital e aqueles mais difíceis também. No dia pré-prova, tentei manter a calma, assisti à revisão de véspera do Estratégia (para reforçar aqueles pontos de maior insegurança) e pratiquei minha atividade física rotineira (para aliviar a ansiedade).
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Vinicius: Acredito que meus principais erros foram acumular muitos materiais (dos quais, muitos não utilizei) e fazer resumos e anotações em excesso (das quais, algumas foram dispensáveis para minhas revisões). Quanto aos meus acertos, destaco como principais o início de minha preparação antes da publicação do edital, a resolução de muitas questões, um ótimo material de referência e a prática contínua de atividade física.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Vinicius: Em nenhum momento pensei em desistir. Meu objetivo era a aprovação. Em alguns momentos, porém, eu tinha algumas dúvidas se iria conseguir estar bem preparado no dia da prova. Nessas situações, eu reafirmava que meu compromisso era ser aprovado e que deveria fazer o máximo possível para isso, e me mantinha estudando com toda a dedicação e comprometimento.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Vinicius: Eu diria, a quem está começando agora sua preparação, que busque conhecer melhor a si mesmo um pouquinho mais a cada dia, tenha em mente que sua aprovação é o resultado da dedicação e do comprometimento diários com o estudo, das escolhas e renúncias feitas, do amadurecimento ao longo do processo e do uso de materiais de qualidade, atualizados e que te possibilitam uma preparação em alta performance para o seu concurso.