“O foco deve ser sempre em fazermos o nosso melhor para estarmos dentre os 10% que realmente se preparam e se colocam como concorrentes e não somente como candidatos.”
Confira nossa entrevista com Tiago Fernando Aragao Silva, aprovado em 4° lugar no concurso INSS para Técnico do Seguro Social – Teresina (PI):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Tiago Fernando Aragao Silva: Sou Enfermeiro (Não cheguei a atuar na área), tenho 34 anos e sou natural da cidade de Campo Maior-PI. Atualmente resido na cidade de Capitão de Campos-PI.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Tiago: Busca por estabilidade, melhor remuneração, além da possibilidade de crescimento profissional, tendo em vista que a aprovação em concursos públicos pode possibilita tudo isso, dependendo da carreira escolhida. Outro ponto muito importante que me motivou a estudar foi a possibilidade de ficar próximo da minha família, pois, no meu último emprego, eu tinha que residir em uma outra cidade e passava a semana distante da minha esposa e minha filha.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Tiago: Eu trabalhava 8 horas por dia de segunda a sexta-feira em uma Empresa do Setor Elétrico como Assistente Administrativo. Tinha uma rotina de trabalho que exigia muito de mim. Meus horários de estudo eram durante a noite e finais de semana. Estudava durante uma média de 3 a 4 horas/dia durante a semana e nos finais de semana aumentava a carga horária de estudos para 8 horas/dia.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Tiago: Em 2007 prestei o concurso da CEPISA e tomei posse somente em 2011. Esse foi o meu primeiro emprego e nele atuei por 11 anos. Durante esse período, prestei somente o concurso do INSS, realizado em 2016, e não consegui a aprovação. Após isso, praticamente deixei a rotina de estudos para concursos públicos de lado e em Junho/2021 resolvi retomar os estudos, me preparando com os matérias e cursos do Estratégia Concursos. Primeiramente, estudei para o concurso da Policia Militar-PI, realizado em Janeiro/2022, e fui aprovado na 71ª posição, de um total de 1000 vagas.
Em Julho/2022 iniciei os estudos para o Cargo de Técnico do Seguro Social do INSS e com apenas 5 meses de estudo consegui a aprovação em 4º lugar para a GEX Teresina-PI.
Estou muito feliz e empolgado com os resultados já alcançados após o meu retorno aos estudos para concursos públicos e pretendo continuar focado para alcançar novos triunfos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Tiago: Eu residia em uma cidade do interior (Capitão de Campos-PI) e trabalhava durante a semana na cidade de Teresina-PI. Como a minha cidade fica 135 km distante de Teresina, eu passava a semana inteira lá, na casa de um familiar, e retornava na sexta-feira à noite para minha residência em Capitão de Campos, onde passava o final de semana e na segunda-feira cedinho retornava para a Capital. Sou casado com a Raquel e tenho uma filha de 3 anos, chamada Melinda. Como eu passava a semana distante de casa e da minha família, tinha somente o final de semana para estar com eles e ao mesmo tempo dar um gás nos estudos. Eu sempre reservava um tempo para sair com eles à noite, levar nossa filha no parquinho, na sorveteria.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Tiago: Minha esposa e minha filha são minha maior inspiração. Quando batia o cansaço, eu pensava nelas e a força surgia. Não foi fácil, pois minha filha tem apenas 3 anos e exigia muito a minha atenção querendo sempre que eu estivesse brincando com ela. Esse foi um ponto muito dolorido para mim, pois eu tinha que estudar nos finais de semana e muitas vezes tinha que me trancar em um quarto e ficar ouvindo ela me chamando sem que eu pudesse atendê-la. Minha esposa me apoiou demais no período de estudos, pois conseguia distrair a nossa filha e me deixava focar nos estudos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Tiago: Estudei durante 5 meses e o que me ajudou muito a manter a constância e disciplina foi o fato de estudar pela Trilha Estratégica, onde eu tinha um direcionamento do que estudar durante a semana e procurava sempre finalizar as trilhas no período de tempo proposto.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Tiago: Sempre utilizei os materiais do Estratégia Concursos. Possuo a Assinatura Premium e inicialmente estudei pela Trilha Estratégica Pré-Edital. Após a publicação do edital, realizei o meu estudo pelo Passo Estratégico. Utilizava bastante os PDFs, pois não tinha tempo para assistir vídeo aulas. O direcionamento dos estudos pela Trilha e Passo Estratégicos me ajudaram bastante. Fizeram a diferença na minha preparação.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Tiago: Conheci o Estratégia através de pesquisas na internet sobre quais os melhores Cursos Preparatórios para Concursos. De cara percebi as ótimas referências e logo escolhi o Estratégia.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Tiago: Sempre estudei pelo Estratégia.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material?
Tiago: Sempre estudei pelo Estratégia.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Tiago: Os professores do Estratégia são os melhores e os materiais são os mais completos. Isso faz toda a diferença em uma preparação para concursos, e comigo não foi diferente. Destaco a Trilha Estratégica e o Passo Estratégico como as ferramentas que mais me auxiliaram, pois eu já tinha um direcionamento do que estudar e dar um maior enfoque.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Tiago: Eu estudei pela Trilha Pré-Edital e após o edital pelo Passo Estratégico. Com isso, não precisava me preocupar em montar planos de estudo. Na trilha já tinha a quantidade de tarefas e quais disciplinas estudar durante a semana. Eu estudava em média 3 horas líquidas de segunda a sexta e 6 horas líquidas no sábado e domingo.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Tiago: Nunca gostei de fazer resumos. Até mesmo pelo fato de ter um tempo relativamente curto para os estudos. As trilhas já direcionavam as revisões e sempre procurei resolver muitas questões. Então, procurava sempre revisar por meio da resolução de questões. Na minha preparação resolvi muitos simulados também (Cerca de 10).
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Tiago: Na minha preparação a resolução de questões foi algo que fez muita diferença. Me fazia enxergar em quais pontos eu não estava bem e precisava focar, além de me fazer entender como a banca gosta de cobrar cada um dos temas estudados, me deixando, de certa forma, familiarizado com o estilo de questões da banca. Durante a minha preparação para o concurso do INSS resolvi cerca de 10.000 questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Tiago: Minha maior dificuldade era a Disciplina de Português. Tanto é que foi o meu calo no concurso. Apesar de ter conseguido uma ótima nota no geral, errei 3 questões em Português.
Procurei superar as dificuldades através da resolução de questões e revisão constantes dos assuntos da disciplina.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Tiago: Na semana que antecedeu a prova eu estudei pelo Bizu Estratégico e foquei muito na resolução de Questões e simulados.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Tiago: Meus principais acertos foram a escolha do Estratégia como Curso de preparação e o estudo com foco na resolução de questões. Não enxergo erros. Claro que sempre temos dificuldades, mas tudo leva ao aprendizado.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Tiago: Estudar para concurso é uma rotina muito difícil e na maioria das vezes dolorida. Porém, os frutos que colhemos recompensam qualquer esforço, noites em claro, momentos de lazer abdicados, dentre outros sacrifícios. Como eu trabalhava o dia inteiro, tinha noites em que eu chegava tão cansado mentalmente, que não conseguia estudar. Tinha finais de semana também em que eu tinha que abdicar de estar ao lado da minha filha e esposa para focar nos estudos. Tudo isso me fazia pensar, em alguns momentos, se realmente valeria a pena todo esse sacrifício. Porém, sempre procurei manter a disciplina e superar os obstáculos com foco e resiliência. Minha maior inspiração é minha família. Essa aprovação no INSS foi para elas (minha esposa e minha filha).
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Tiago: A primeira coisa que aconselho a se fazer é escolher um Curso Preparatório que entregue sempre o melhor. Nesse ponto aconselho fazer a assinatura do Estratégia. Após isso, é decidir em qual Área você quer seguir carreira e focar nos estudos sempre com muita disciplina e fazendo um pouquinho a cada dia. A regularidade faz muita diferença!
Outro ponto que considero importante é não se assustar com a concorrência. O foco deve ser sempre em fazermos o nosso melhor para estarmos dentre os 10% que realmente se preparam e se colocam como concorrentes e não somente como candidatos.