“Primeiramente, tenha claro o que você quer e o que você não quer na vida. A partir disso você terá as razões necessárias para enfrentar todas as dificuldades que certamente virão durante a caminhada na busca do seu objetivo.”
Confira nossa entrevista com Paulo Cesar Rosa Braga, aprovado em 1° lugar (cotas) no concurso INSS para Técnico do Seguro Social – Pelotas (RS):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Paulo César Rosa Braga: ensino médio completo, 39 anos, Pelotas RS.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Paulo: Eu sempre valorizei a segurança e a estabilidade na vida. Como já faz muito tempo do início, acho que tenha sido principalmente por essa razão.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Paulo: Nas minhas três primeiras aprovações eu apenas estudava, porém nas demais eu tive que conciliar com o trabalho, e essa mudança foi de difícil adaptação.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Paulo: Fui aprovado e nomeado para os cargos de Agente administrativo da Prefeitura de Turuçu; Agente de serviços operacionais da CORSAN, em 75° lugar; Merendeiro da Prefeitura de Pelotas, 48° lugar; e Agente de correios (Carteiro) nos CORREIOS, em 7° lugar. Ocupo esse último emprego há 18 anos e meio.
Meu objetivo agora é me dedicar totalmente ao aprendizado no meu novo cargo e, por enquanto, dar um tempo de estudar para concursos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Paulo: Minha vida social variou um pouco ao longo dos anos devido à questões pessoais, porém, com o passar do tempo, fui adquirindo a consciência de que deveria priorizar no tempo livre o estudo, para um dia conquistar a aprovação.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Paulo: Meus pais, meus irmãos e minha esposa me apoiaram sempre da melhor forma que puderam, sou grato pela compreensão e incentivo que tive deles durante todos esses anos. Meus familiares são minha maior inspiração e orgulho na vida.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Paulo: A primeira vez que prestei o concurso para o INSS foi em 2008, mas naquela época eu tinha uma visão muito amadora do mundo dos concursos e, por ser o meu primeiro contato com leis, a dificuldade fez com que eu fosse vencido mais facilmente durante às aulas presenciais pelo cansaço, depois de um dia de trabalho sob sol e chuva. Prestei o concurso de 2012, 2015 e 2022
A disciplina eu só adquiri algum tempo depois. Foi uma evolução a partir dos fracassos.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Paulo: Durante a minha longa jornada eu fiz uso de tudo que se possa imaginar.
As desvantagens das aulas presenciais, no meu caso, era o tempo “perdido” com deslocamento, dificuldade em manter o foco e sono. Gosto muito de livros, adorei usar leitor de livros digitais. A maior vantagem das videoaulas é a possibilidade de assistir a qualquer momento e a variedade de professores. Curso em PDF é excelente.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Paulo: Foi ao procurar um curso para concurso de fisioterapia para minha esposa.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Paulo: Sim. O descontentamento estava na falta de variedade e até mesmo de qualidade em relação a professores e produtos.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Paulo: Sim. Aprovado, mas não nomeado.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Paulo: Sim, com certeza. Todos os professores são excelentes. Eu posso citar, por exemplo, os Casts e as dicas dos Coaches.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Paulo: Costumava alternar o estudo entre as matérias, pois dessa forma eu conseguia me manter com foco por mais tempo.
Em média de 3 a 4 horas todos os dias.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Paulo: Principalmente por questões comentadas.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Paulo: Entendo que a resolução de questões é a ferramenta mais potente.
Resolvi muitas.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Paulo: Informática, Português e Raciocínio Lógico. As aulas de reta final foram fundamentais para eu corrigir falhas na minha preparação.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Paulo: Estudei praticamente o tempo todo até a hora da prova. Acompanhei as aulas ao vivo no Youtube e fiz bastante questões.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Paulo: O meu principal erro foi não ter enfrentado as matérias que eu tinha maior dificuldade com maior antecedência. Com certeza o meu maior acerto foi assinar o Estratégia.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Paulo: Desistir acho que não, pois eu não iria me conformar em deixar para trás todo o tempo investido nesse projeto, além do dinheiro e sacrifício pessoal. Mas lembro de ter a sensação de que havia tomado a decisão errada, pois durante esses anos todos ocorreram muitos boatos que colocavam incertezas sobre a própria realização do concurso ou se eu iria poder prestá-lo, por possuir apenas ensino médio.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Paulo: Primeiramente, tenha claro o que você quer e o que você não quer na vida. A partir disso você terá as razões necessárias para enfrentar todas as dificuldades que certamente virão durante a caminhada na busca do seu objetivo. Tenho certeza que o Estratégia é o melhor guia nessa jornada.