“Não desistir, esse é o maior mantra. Foque em questões e revisões e tire um tempo para descansar.”
Confira nossa entrevista com Leandro da Silva Lima, aprovado em 12° lugar no concurso INSS para Técnico do Seguro Social – Porte Velho (RO):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Leandro da Silva Lima: Meu nome é Leandro da Silva Lima. Estou cursando o 4º período do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Instituto Federal De Rondônia. Minha idade é 23 anos. Sou de Mirante da Serra-RO
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Leandro: Os técnicos e professores do instituto federal falavam como era ser servidor e como isso me ajudaria a mudar de vida. Foi aí que tomei a decisão de estudar para concurso.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Leandro: Como comecei a estudar com 18 anos, preferi focar somente em concursos, sem trabalhar.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Leandro: Fui aprovado no concurso do IBGE no cargo de Agente de Pesquisa e Mapeamento, 2º lugar; No concurso da autarquia de trânsito e transporte do Município de Ji-Paraná, 2º lugar. Pretendo migrar para a área fiscal.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Leandro: Minha rotina era estudar das 8h até as 21 horas, pois já estou há bastante tempo na caminhada, não aconselho essa rotina para quem está começando.
Domingo era o dia de descanso, aproveitava para ficar mais próximo da família e amigos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Leandro: Minha família me apoiou em tudo nessa caminhada, especialmente minha mãe, meu pai, minha irmã e meu cunhado. Entretanto, alguns amigos não entenderam, é um obstáculo que tive que superar.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Leandro: Comecei a estudar quando saiu a autorização do certame, foram cerca de 6 meses de estudos. Para manter a disciplina, eu me imaginava no cargo.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Leandro: O meu material principal foi o PDF. As principais vantagens do PDF é cobrir todos os pontos do edital e deixar o estudo célere. A desvantagem do material escrito é uma abordagem mais direta, sem muitos exemplos.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Leandro: Um amigo da faculdade me indicou o Estratégia, quando decidi estudar para concursos. Não enxerguei, na concorrência, material similar.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu diferença na sua preparação?
Leandro: As principais ferramentas foram o PDF, os resumos escritos pelos professores e os mapas mentais da plataforma. O diferencial do resumo do professor é que ele já sabe os pontos mais cobrados do edital. O mapa mental é feito por estudantes ou ex-estudantes, isso o diferenciava.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Leandro: Estudava por volta de 8 horas líquidas, cronometradas, todas as matérias em um ciclo, feito em uma planilha.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Leandro: Revisava utilizando mapas mentais da plataforma, os que eu elaborava e os resumos dos professores. Fiz todos os simulados das Rodada Avançada do Estratégia, isso foi um diferencial.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Leandro: A resolução de questões foi o diferencial, uma vez que utilizava os erros cometidos para revisar o material. Para esse concurso, foi uma média de 150 questões por dia.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Leandro: Tive dificuldade com direito previdenciário, porque nunca havia estudado. Para superá-la foquei nas questões e nas revisões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Leandro: Na última semana, refiz o meu ciclo de estudos focando apenas nos pontos que tive mais dificuldade. Na pré-prova, revisei os pontos que mais errava.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Leandro: No começo da trajetória, focava apenas em uma disciplina e quando terminava ia para outra. Esse foi o meu principal erro.
O meu principal acerto foi o ciclo de estudos e a resolução de questões.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Leandro: Nunca pensei em desistir, minha motivação sempre foi um cargo público.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Leandro: Não desistir, esse é o maior mantra. Foque em questões e revisões e tire um tempo para descansar.