“O que posso dizer para quem está iniciando a jornada é que todo o esforço em favor do estudo nunca é em vão. De fato, a rotina para ser aprovado em Concurso Público não é fácil, mas a sensação de ter vencido ao final fará tudo valer a pena.”
Confira nossa entrevista com Kayque Barbosa Ferreira, aprovado em 05° lugar no concurso INSS para Técnico do Seguro Social – Gex Campos dos Goytacazes (RJ):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Kayque Barbosa Ferreira: Nasci em Itaperuna-RJ, tenho 25 anos de idade, sou formado em Direito e atualmente atuo como advogado.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Kayque: Decidi começar os estudos para a Carreira Pública em função da estabilidade financeira, a ascensão social e a segurança que os concursos podem proporcionar.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Kayque: Sim, trabalhava durante o dia e conciliava os estudos no período noturno, durante a semana realizava estudo por videoaulas e PDFs, nos fins de semana, buscava realizar os simulados e questões.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Kayque: Esse foi o primeiro certame que realizei, antes desse não tinha realizado nenhuma prova de concurso, até por isso fiquei surpreso com essa aprovação tão rápida.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Kayque: Sim, conseguia conciliar aos fins de semana, entendo que não é preciso abrir mão totalmente do lazer, afinal o descanso também faz parte da preparação.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Kayque: Sim, sempre apoiaram, irrestritamente.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Kayque: Iniciei o estudo para o Concurso do INSS no dia que o Edital foi publicado, então ao todo foram cerca de 70 dias de estudo, pouco mais de 2 meses. Como o tempo era escasso, foi preciso otimizar o estudo e manter a disciplina. Constância foi a palavra chave.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Kayque: Em um primeiro momento utilizei as videoaulas para ter um melhor contato com as matérias, depois de já ambientado, utilizei os PDFs e o sistema de questões.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Kayque: Através da Internet.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Kayque: Não utilizei outros materiais.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Kayque: Sem dúvidas minha preparação melhorou. O Estratégia foi essencial para que eu pudesse alcançar a aprovação, o nível dos professores é fantástico, eles entregam mais do que o suficiente para o domínio das matérias, fazendo com que no dia da prova as questões pareçam mais fáceis do que realmente são.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Kayque: Estudei por cerca de 70 dias, em média 4 horas líquidas diárias, separando matérias por dias da semana. Procurei esgotar o conteúdo de cada matéria por blocos, foi o sistema no qual me adaptei.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Kayque: Realizava as revisões com simulados e questões. Procurei realizar uma revisão mais ativa.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Kayque: Na minha opinião a resolução de questões é essencial para a evolução nos estudos, realizei cerca de 5 mil questões em 2 meses. Realizar questões de provas anteriores da Banca Organizadora do Concurso também foi de grande valia.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Kayque: Português e RLM, busquei entender os pontos fracos e depois de identifica-los, dei maior ênfase nesses pontos, e consegui assim diminuir os erros.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Kayque: Na última semana antes da prova realizei apenas revisões e muitas questões, para ativar a memória de curto prazo. No dia anterior ao da prova assisti a Revisão do Estratégia.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Kayque: O maior acerto entendo que foi colocar os estudos como prioridade total na minha vida nesse período pré-prova, o maior erro talvez foi ter demorado para perceber que esse era o caminho correto.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Kayque: Apesar das dificuldades não cheguei a pensar em desistir, tinha a aprovação como um objetivo e por conta disso não passou pela minha cabeça parar pelo caminho.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Kayque: O que posso dizer para quem está iniciando a jornada é que todo o esforço em favor do estudo nunca é em vão. De fato, a rotina para ser aprovado em Concurso Público não é fácil, mas a sensação de ter vencido ao final fará tudo valer a pena.