“Quando se olha a concorrência, a aprovação parece ser algo difícil, não se preocupe com isso, pois os números não representam a realidade, se você se preparar para um estudo de longo prazo e for eficiente ao estudar, certamente será aprovada, sucessos!”
Confira nossa entrevista com Julio Cesar da Silva Martins, aprovado em 06º lugar no concurso do INSS para Técnico de Seguro Social – Rio Branco (AC):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Julio Cesar da Silva Martins: Tenho 24 anos e sou natural de Cruzeiro do Sul no Acre. Possuo ensino superior incompleto, estava a entrar no 8° período de agronomia pela Universidade Federal do Acre (UFAC) quando decidi trancá-la para me dedicar aos concursos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Julio Cesar: Nesses últimos anos acabei conhecendo alguns servidores públicos e a partir disso fui me interessando mais, conhecendo os benefícios e o estilo de vida que o cargo público pode proporcionar, passando também a acreditar que é possível ser aprovado, até mesmo em provas de alta concorrência, com dedicação e compromisso.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Julio Cesar: Não. Eu estagiava para a faculdade até janeiro de 2022. Logo após o fim do estágio já comecei a estudar para concursos e fiquei me dedicando somente a isso.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Julio Cesar: Também, com muita alegria, acabei de ser aprovado para o cargo de agente administrativo da Secretária de Saúde do Acre (SESACRE), provas realizadas em outubro, esse foi o primeiro concurso que fiz após ter dado início aos estudos. Consegui aproveitar muito do que vinha estudando para o INSS e acabei ficando na 9° posição das vagas direcionadas à capital Rio Branco. Agora pretendo terminar minha graduação e quem sabe, futuramente, voltar estudar para outro cargo.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Julio Cesar: Creio que normal, estudava de segunda a sábado e costumava visitar minha família aos domingos. Depois que saiu o edital, era toda a semana em casa praticamente, sabia que era só por uns meses então não via problema. Acredito que é preciso se manter bem, físico e mentalmente, para poder sustentar os estudos com qualidade por vários meses. Mesmo não saindo tanto com família e amigos, gostava de me distrair com filmes, jogos, exercícios, etc.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Julio Cesar: Sim. Devido ter saído da faculdade, parei de receber bolsa do governo, então, sobretudo financeiramente, necessitei do apoio da minha família durante esse período, o que foi prestado a mim de bom grado, assim como todo apoio emocional. Deixo meus sinceros agradecimentos à minha mãe, a meus irmãos, a toda minha família e amigos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Julio Cesar: Eu estudei por nove meses para o concurso do INSS. Não tive problemas em relação a disciplina, talvez um pouco início, pois estava começando e precisava de costume. Nesses primeiros dias fui corrigindo os erros, vi que precisava mais de organização e as coisas foram melhorando. Daí, foi criando-se hábito e depois de umas semanas não via mais dificuldade em seguir a rotina
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Julio Cesar: Eu experimentei a maioria dos materiais do Estratégia concursos, e sem dúvida tenho elogio a todos, mas me senti melhor estudando somente pelos PDFs, também por video aulas em algumas vezes. Os PDFs são de ótima qualidade de fácil leitura e bem completos, os professores conseguem transmitir o suficiente, fazendo com que o material não seja longo e desnecessário, possuem também muitas questões, o que acho importante.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Julio Cesar: Pesquisando. Vi algumas pessoas elogiando e alguns rankings em que o Estratégia concursos estava sempre entre os primeiros.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Julio Cesar: Antes de adquirir o curso do Estratégia concursos, eu estudava buscando material gratuito na internet, o que era muito difícil porque gastava tempo procurando. Depois que tive o material com fácil acesso, as coisas melhoraram muito. Uma das ferramentas que me ajudou bastante foi o fórum de dúvidas, todas as minhas perguntas foram respondidas em pouco tempo.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Julio Cesar: Estudava por ciclos, foi disponibilizada uma planilha pela equipe do Estratégia concursos com a distribuição das matérias de acordo com a cobrança. Estudava uma hora por matéria e fazia uma pausa de quinze a vinte minutos entre elas. Comecei estudando 6 horas líquidas, depois de algumas semanas aumentei para sete horas, continuei aumentando aos poucos, chegando, após o edital, numa média de nove horas dia. Antes do edital estudava somente durante o dia e após edital acrescentei horas da noite.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Julio Cesar: Nos primeiros meses utilizei um modelo de revisão em que eu revia tudo do que era lido no dia anterior, esse modelo é muito eficiente em relação ao aprendizado, mas é também um erro, pois se demora muito para avançar no conteúdo. Revisei uns poucos meses assim, em seguida, decidi terminar todo o edital, sem revisões, para depois me preocupar com isso, o que fiz várias vezes por questões. Fiz também alguns simulados, uns dez no total.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Julio Cesar: A melhor forma de estudar é através da resoluções de questões, é importante passar por todos os pdfs para se ter uma boa base, mas acredito que não se deva passar muito tempo nessa fase, fazendo resumos e outras formas de revisões, pois somente a resolução de várias questões de um assunto fará com que o conteúdo fique por mais tempo na memória, coisa que somente a leitura passiva não proporciona, além do mais, nas resoluções de questões, você aprende como a banca aborda o conteúdo e o que é mais cobrado por ela. Em relação aos números de questões devo ter feito em torno de doze mil.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Julio Cesar: Português foi a disciplina que mais tive dificuldades. São muitas regras e vendo que o avanço nessa matéria era devagar em comparação às demais, fiquei um pouco preocupado, principalmente porque na época o concurso tinha sido autorizado e existia a chance de as provas serem realizadas em poucos meses, quando ainda não estaria preparado. Fui melhorando aos poucos e acabou que o tempo foi suficiente. Ainda existia muita margem para avanço, mas acredito ter chegado para a prova em um nível de conhecimento aceitável.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Julio Cesar: Na semana que antecedeu a prova, tentei manter a mesma rotina, era somente resoluções de questões. Durante essas últimas semanas, por ter já feito todas as questões de previdenciário, do meu filtro na plataforma de questões, decidi resolver as questões dos pdfs. Dividi entre vinte minutos por cada pdf e assim fui passando por toda a matéria alguns vezes, até o dia da prova. Em relação às demais matérias, continuei fazendo questões delas no site de questões. Vinha construindo, desde a saída do edital, um caderno com anotações de alguns assuntos que sempre esquecia e que considerava importante, li esse material algumas vezes, inclusive, na manhã antes da prova. Por ter sido aprovado recentemente em outro concurso fiquei um pouco tranquilo em relação a parte emocional.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Julio Cesar: Durante a preparação estudei de algumas formas que agora faria diferente, entretanto, não considero um erro, pois serviu para entender, no meu ponto de vista, qual a melhor forma de estudo. Hoje, em uma preparação de longo prazo, acredito que é desnecessário qualquer forma de revisão diferente das resoluções de questões e, também considero um erro utilizar qualquer material que não sejam os pdfs, salvo aulas em vídeos em situações oportunas. Meu erro foi ter feito isso diferente. Acredito que um acerto foi sempre estar acompanhando relatos de aprovados e de pessoas com mais experiência no assunto, sempre há algo que se pode aprender. Tenho que dizer, talvez redundante, mas, sem dúvidas, o principal acerto foi ter resolvido muitas questões, gostaria de ter resolvido mais.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Julio Cesar: Não pensei em desistir, até por ter estudado poucos meses até a primeira aprovação.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Julio Cesar: É dito que o início de qualquer coisa pode ser sempre mais difícil, em relação aos estudos acredito que isso seja uma verdade, então, principalmente nas primeiras semanas, é muito importante manter o máximo de organização possível: estabelecer um cronograma semanal, ter material de fácil acesso, ter uma planilha com anotações, etc. Quando se olha a concorrência, a aprovação parece ser algo difícil, não se preocupe com isso, pois os números não representam a realidade, se você se preparar para um estudo de longo prazo e for eficiente ao estudar, certamente será aprovada, sucessos!