“O conselho que deixo a todos que nunca desistam dos seus objetivos. Foquem em quem você que ser na sua vida e se dedique de verdade nos estudos, pois quem não desiste e foca de maneira correta, sempre colhe o que plantou.”
Confira nossa entrevista com José Raimundo Lopes Júnior, aprovado em 3° lugar (cotas) no concurso INSS para Técnico do Seguro Social – São Luís (MA):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
José Raimundo Lopes Júnior: Sou José Raimundo Lopes Júnior, curso superior incompleto, 39 anos, natural de Guimarães – MA.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
José: A minha vida profissional se iniciou em cargo público, fui concursado na função de Agente Administrativo na Prefeitura de Mirinzal – MA. Aprovado quando tinha 19 anos e durante 7 anos. Depois me mudei para Capital do Estado, em 2019, quando comecei a nova vida em empregos privados. em que passei 8 anos, quando fui demitido em um momento da vida em que minha esposa já grávida de 8 meses, ficando em uma situação difícil. Aí resolvi focar novamente em concursos públicos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
José: Estudava e trabalha. Geralmente quando não estava focava focado em algum edital, costumava estudar depois que chegava do serviço, por volta 19h00, até 22h00. Mas quando saiu a autorização do concurso do INSS eu mudei o horário de estudos, acordava bem cedo, por volta 04h00, e estudava até 06h00, antes de sair para o serviço. Eu achei mais proveitoso estudar pela manhã do que quando chegava do trabalho já cansado.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
José: Fui aprovado nos seguintes concursos:
Prefeitura de Mirinzal-MA, cargo de Agente Administrativo, 1º colocado.
EMSERH – Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Empresa Pública do Estado do Maranhão), Assistente Administrativo, 14ª colocação. Trabalhei por 2 anos e 1 mês.
EBSERH – Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, Assistente Administrativo, 10ª colocação. Trabalho de 03/11/2020 até a presente data.
INSS – Instituto Nacional do Seguro Social, Técnico do Seguro Social, 14ª colocação (ampla) e 03ª colocação (cota de negros)
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
José: Não sou muito de ter vida social, frequento só eventos que são realmente importantes. Saí poucas vezes com os amigos e alguns finais de semana com a família.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
José: Minha família sempre apoiou, nunca colocaram objeção em relação aos estudos para concursos,; Apenas alguns amigos sabem que estudo para concursos e sempre me apoiaram.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
José: Estudei focado, em média, 8 meses. E para manter a disciplina fiz um cronograma de estudos que englobava todos os dias da semana.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
José: Na minha preparação utilizei muito PDFs e videoaulas. A principal vantagem do PDF é o nível de concentração no momento dos estudos e as videoaulas serviram mais para fixação ou revisão de assuntos. Desvantagem do PDF era que não encontrava locais para uma leitura adequada e a videoaulas às vezes são muitas e consomem muito tempo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
José: Conheci Estratégia Concursos através de anúncios na internet.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
José: Cheguei a estudar em outros cursos, o que mais me incomodava eram os PDFs que não supriam os assuntos de forma completa.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
José: Cheguei a sentir diferenças, principalmente nos materiais em PDFs, e professores mais capacitados.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
José: Meu plano de estudo geralmente englobava 02 matérias por dia (teoria e exercício). Em média de 3h diárias.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
José: Minhas revisões eram muitas questões e ouvindo videoaulas enquanto trabalhava.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
José: Não tinha o hábito de contar quantas questões ao dia, mas eram muitas. Qualquer tempo livre, no transporte público ou outros momentos, eu focava em questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
José: A disciplina com maior dificuldade era português. Devido a isso, assistia a muitas videoaulas de resoluções de questões da banca.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
José: Foco principalmente em questões, e revisão dos principais pontos que não estava saindo muito bem na resolução de questões.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
José: Principal acerto foi focar muito nas partes mais importantes do edital, conhecimento específicos, por exemplo.
Erro foi no dia da prova achar que algumas questões eram pegadinhas da banca, mesmo sabendo as respostas, desconfiei que tinha pegadinha na hora de marcar, e errei.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
José: Às vezes bate um desanimo em nós concurseiros, quando verificamos que não tem perspectivas de editais para sua área, mas nunca pensei em desistir. Já tinha uma boa bagagem, sabia que um dia chegaria no meu objetivo. Minha principal motivação é dar algo melhor a minha família, principalmente a minha filha.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
José: O conselho que deixo a todos que nunca desistam dos seus objetivos. Foquem em quem você que ser na sua vida e se dedique de verdade nos estudos, pois quem não desiste e foca de maneira correta, sempre colhe o que plantou.