“Seja persistente, busque ajuda quando necessário e aproveite, pois ficará marcado para o resto de sua vida.“
Confira nossa entrevista com Flavio Henrique de Toledo Chaib, aprovado em 7° lugar no concurso INSS para Técnico do Seguro Social – Ouro Preto (MG):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Flavio Henrique de Toledo Chaib: Engenheiro de Produção, 36 anos, Itajubá (MG).
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Flavio: A possibilidade de uma carreira estável com maior qualidade de vida.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Flavio: Apenas estudava.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Flavio: Fui aprovado no concurso INSS 2022, GEX Ouro Preto – MG, 7º Lugar. Pretendo continuar estudando para outros certames.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Flavio: Busquei conciliar a vida social com amigos e família durante o início dos meus estudos. No entanto, a medida em que o edital se aproximava passei a me dedicar mais aos estudos, abrindo mão, assim, de alguns eventos familiares.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Flavio: Com certeza. Tive o apoio e a compreensão de todos a minha volta, o que foi fundamental para minha aprovação.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Flavio: Estudei, aproximadamente, 7 meses. Adquiri a para os estudos ao longo de dois anos dedicados exclusivamente aos concursos, almejando uma mudança em minha vida.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Flavio: Utilizei principalmente os materiais em PDF, juntamente com a Trilha Estratégica. Recorri aos vídeos, ao Sistema de Questões e ao Estratégia Cast de forma a complementar meus estudos.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Flavio: Conheci por meio de vídeos no Youtube, quando passei a me interessar por concursos. Foi fundamental para conhecer mais sobre este campo.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Flavio: Sempre estudei pelo Estratégia. A didática do material teve muita relevância para a compreensão dos assuntos. Acredito que se estudasse por meio de livros teria uma maior dificuldade, levando mais tempo para aprovação. Procurei utilizar todas as ferramentas disponíveis pelo Estratégia: PDF, Vídeos, Reta Final, Estratégia Cast, Sistema de Questões, Simulados, Trilha Estratégica, Passo Estratégico e Revisão de Véspera.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Flavio: Utilizei principalmente a Trilha Estratégica, acrescentando conteúdo quando sentia necessidade. Estudei 6 horas líquidas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Flavio: Aproveitei muito dos resumos prontos, do Passo Estratégico, Sistema de Questões e das Rodadas Avançadas de Simulados.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Flavio: A resolução de questões foi de extrema importância, de acordo com o relatório de desempenho do Sistema Questões, durante o período de preparação para o INSS, resolvi mais de quatro mil questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Flavio: A matéria que tive mais dificuldade foi Direito Previdenciário. Por isso, dediquei mais tempo a revisões, a assistir vídeo aulas e a ouvir o Estratégia Cast.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Flavio: Dediquei todo meu tempo disponível para revisões, aproveitando a Revisão de Véspera no dia pré-prova.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Flavio: O principal acerto foi saber dosar as horas de estudo com as horas de lazer, aproveitando ambos de forma complementar. O principal erro foi iniciar a realização de atividades físicas tardiamente, pois identifiquei uma melhora considerável no rendimento dos meus estudos.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Flavio: Cheguei a pensar em desistir várias vezes, mas graças ao apoio da minha família, amigos e minha noiva, tive forças para seguir em frente e vencer esta etapa.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Flavio: Tenha ciência que será um período difícil em sua vida, ao mesmo tempo que será gratificante e recompensador. Seja persistente, busque ajuda quando necessário e aproveite, pois ficará marcado para o resto de sua vida.