Aprovado em 1° lugar (cotas) no concurso INSS
Previdenciária (INSS, PREVIC)“O conselho que dou é que se dediquem bastante, pois cada dia que passa fica mais concorrido, pois o conhecimento está ficando mais acessível.”
Confira nossa entrevista com Cristiano de Sousa Silva, aprovado em 1° lugar (cotas) no concurso INSS para Técnico do Seguro Social – Petrolina (PE):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Cristiano de Sousa Silva: Só tenho ensino médio por enquanto, tenho 28 anos e moro em Ipubi – PE
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Cristiano: Proporcionar uma vida melhor pra minha família, ter estabilidade e ótimas remunerações.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Cristiano: Eu trabalho no período noturno, o que facilitava meus estudos. Procurava tentar estudar em casa, mas era difícil, pois tenho dois filhos pequenos, então na maioria do tempo eu estudava durante o trabalho.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Cristiano: Fui aprovado no Depen como na colocação 407 geral e sou o numero 51º dos excedentes. Agora recentemente fui aprovado no INSS em 4° lugar na ampla e 1° colocado nas cotas, graças a Deus.
Pretendo continuar estudando, pois quero um dia chegar na PF como agente ou escrivão, ou nas carreiras jurídicas.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Cristiano: Não, vida social quase zero. Era do trabalho pra casa, de vez em quando conseguia sair com a família, mas em período de edital aberto, era muito difícil eu sair, pois me dedicava bastante.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Cristiano: Sempre tive muito incentivo, tanto da família como de alguns amigos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Cristiano: Comecei estudar de verdade com o edital aberto (INSS), mas tinha uma boa bagagem nas matérias basicas.
O que me fazia manter a disciplina era a vontade de melhorar de vida. Queria muito ser aprovado, e como era um concurso muito concorrido eu não deixava brecha. Sempre que me pegava sem estudar, eu imaginava que a concorrência estava estudando naqueles momentos, aí ia direto pro computador estudar. rs
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Cristiano: O principal material era sempre o PDF. Videoaulas só de exercícios e só quando eu estava cansado de ler. Até nos momentos de descanso eu estudava, aproveitava e descansava vendo videoaulas de exercícios ou de algum ponto da matéria que eu não tinha entendido direito no PDF.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Cristiano: Conheci o Estratégia procurando por concursos.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Cristiano: Antes do Estratégia, eu estudei por outro cursinho, mas o que me incomodava era que os PDFs eram só um resumo das videoaulas, e não tinha muitos exercícios. Caso eu quisesse mais exercícios, era necessário comprar as apostilas do curso.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Cristiano: Sim, depois que conheci o material do Estratégia eu amei, principalmente quando via os depoimentos de pessoas que tinham sido aprovadas estudando apenas pelos PDFs. O que mais me ajudou foi as questões dos PDFs, e também o Passo Estratégico.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Cristiano: Na minha preparação eu estudava uma matéria por vez. Apenas de vez em quando que eu alterava e estudava até duas matérias por dia, mas a maior parte do tempo foi uma matéria por vez.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Cristiano: No começo eu fazia muitos resumos, cheguei até a fazer meus próprios mapas mentais, mas com o passar do tempo vi que perdia muito tempo, passei então a revisar por questões comentadas, foi a melhor estratégia que conheci até hoje.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Cristiano: A resolução de questões foi a melhor estratégia de revisão, não me lembro bem quantas questões fiz na minha vida de estudo, mas nesse ultimo concurso (INSS) cheguei a resolver umas 3 mil questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Cristiano: A disciplina que tenho mais dificuldade é Administração Geral. Graças a Deus não caiu isso no INSS, rs.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Cristiano: Me esforcei bastante, quase sempre resolvendo questões e lendo os comentários, até mesmo antes de entrar na sala pra fazer a prova. Estudei até o ultimo minuto. Acredito que a semana que antecede a prova faz muita diferença.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Cristiano: O principal erro foi achar que eu tava estudando o bastante, outro erro foi negligenciar uma matéria ou outra, quebrei a cara varias fezes por causa disso, principalmente na banca CESPE modalidade certo/errado.
Os acertos foram as formas de revisão. Resolução de exercício sempre lendo os comentários, até mesmo das questões que eu acertava com dúvidas.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Cristiano: Pensei varias vezes em desistir, o que me fazia seguir sempre foi minha maior motivação, minha família e meus filhos.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Cristiano: O conselho que dou é que se dediquem bastante, pois cada dia que passa fica mais concorrido, pois o conhecimento está ficando mais acessível.
Entretanto, nunca desista, pois vai dar certo. Lembre-se sempre de revisar o conteúdo estudado, principalmente por questões comentadas. Isso é muito importante e foi essencial na minha aprovação.