“Invista em um bom material para tornar a caminhada menos difícil, fique próximo de pessoas que queiram o mesmo que você e nunca desista, sua hora vai chegar.”
Confira nossa entrevista com Alex Gomes Carneiro, aprovado em 1° lugar no concurso INSS para Técnico do Seguro Social – Sobral (CE):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Alex Gomes Carneiro: Meu nome é Alex, estou cursando Letras, tenho 40 anos e sou natural de Tianguá-CE.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Alex: Sempre quis ser servidor público, contudo achava não ser possível. Segui os conselhos de um amigo, empregado público, e decidi começar.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Alex: Sim, trabalhava e estudava. O meu antigo emprego consumia todo o meu dia, então, no começo, tive que estudar à noite até passar no meu primeiro concurso, foi quando passei a ter uma carga horaria menor e tudo ficou menos difícil.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Alex: Bom, fiz quatro concursos e fui aprovado dentro das vagas em dois. Primeiro fui aprovado em 2º lugar no cargo de motorista da câmara municipal de minha cidade. Depois, fui aprovado recentemente em 1º lugar no concurso do INSS para o cargo de Técnico do Seguro Social – Sobral – CE.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Alex: Raramente eu saía com amigos e familiares. Sempre temos que focar em algo, pois não dá para fazer ou ser bom em tudo. Durante o período de preparação para uma prova de concurso devemos abdicar de algumas coisas, até mesmo de coisas importantes.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Alex: A maioria dos amigos mais presentes também são ou já foram concurseiros, logo um sempre apoia o outro.
Já a minha família entende e apoia quase tudo o que faço, ainda mais se o que faço poder me trazer algo bom, sou muito querido por todos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Alex: O último que fiz foi o concurso do INSS, estudei por oito meses. Manter a disciplina é muito difícil, mas vou escrever o que fiz: determinei um horário para o estudo, evitei distrações (celular), organizei meu ambiente, estabeleci metas diárias, semanais e mensais, assisti a alguns vídeos de aprovados para me manter motivado e descansei. Sim, o descanso também é muito importante.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Alex: Algumas matérias como raciocínio lógico, português e informática prefiro estudar por videoaulas, já a legislação prefiro PDF e a própria lei. Não há desvantagens, cada um aprende de uma forma. Vale tudo quando o objetivo é aprendizagem.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Alex: Conheci o Estratégia através de concurseiros.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Alex: Com certeza senti uma diferença positiva. O grande diferencial do Estratégia é a equipe formada por excelentes professores. Muitos bons saíram, outros bons entraram.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Alex: Durante minha preparação para o INSS eu estudava sempre duas matérias por dia, uma delas era Direito Previdenciário e a outra era alguma do edital. Antes do edital eu estudava três horas líquidas por dia, com o edital aberto aumentei para cinco horas líquidas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Alex: Minhas revisões eram basicamente as questões comentadas. Não consigo fazer resumos por achar que tomam muito tempo. Dessa forma eu conseguia rodar a matéria mais vezes e aprender por repetição.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Alex: A resolução de exercício é a parte mais importante. Claro que tem que ver a teoria antes, pois resolver questões sem a parte teórica só traz frustração. Lembro da quantidade de questões resolvidas, tenho tudo anotado. Para o concurso do INSS resolvi pouco mais de quatorze mil questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Alex: Bem no início do estudo eu tinha uma grande dificuldade em Português. Dediquei um tempo maior até ficar competitivo.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Alex: Muitas questões… Refiz todas as questões que eu havia errado durante minha preparação, algumas eu errei de novo e de novo, até parar de errar.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Alex: O principal erro foi olhar a concorrência, isso me desmotivou bastante, quase desisti de ir fazer a prova. Já o principal acerto foi fazer muitas questões.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Alex: Todo concurseiro passa por isso, durante os oito meses de preparação eu pensei em desistir quase todos os dias. Mas como escrevi anteriormente, tenho muitos amigos concurseiros, um sempre tá motivando o outro.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Alex: Ser concurseiro é doloroso, difícil e solitário, mas estudar é um privilégio. Invista em um bom material para tornar a caminhada menos difícil, fique próximo de pessoas que queiram o mesmo que você e nunca desista, sua hora vai chegar.