“Estude, estude e estude!!! Acredite nos seus sonhos! Lute contra a maré! Você é capaz! […]”
Confira nossa entrevista com Yasmin Ferreira de Brito, aprovada em 4° lugar no concurso INSS para Técnico do Seguro Social – Vale do Paraíba (SP):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Yasmin Ferreira de Brito: Nasci em Caxambu-MG, mas fui criada em Taubaté-SP. Tenho 29 anos de idade, sou casada, mãe de 2 filhas e estagiária de Direito. Sou formada em Administração pela Universidade de Taubaté e estudante do 9º semestre do curso de Direito na mesma Universidade.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Yasmin: A estabilidade no cargo público, os salários que, de modo de geral, são bons e a impessoalidade que há na seleção de servidores públicos que é diferente da iniciativa privada, que na maioria das vezes, os melhores cargos e salários são para pessoas indicadas.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Yasmin: Eu fazia estágio e estava cursando o 8º semestre de Direito, foi muito difícil conciliar os estudos! Acordava às 5h30min., assistia a uns 3 vídeos (na velocidade 2.5x), tomava café, levava minhas filhas à escola, ia para a faculdade (qualquer intervalo de tempo na aula da faculdade eu ia correndo para o local em que ficavam os computadores para assistir mais videoaulas do concurso), ao sair da faculdade eu me dirigia ao estágio, saindo de lá, por volta das 16h, buscava minha filha mais nova na escola, ao chegar em casa, tomava um café com elas, tomava um banho e ia direto para meu quarto assistir às videoaulas do Estratégia. Meu esposo chegava em casa do trabalho e fazia a janta, então eu só saía do meu quarto quando ele me chamava pra jantar. Confesso que várias vezes dormi em cima do caderno!!! E no final de semana eu só estudava!
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Yasmin: Já fui aprovada em concurso da Prefeitura Municipal de Taubaté como Escriturária, no início dos meus estudos, lá em 2015, em uma colocação não muito boa, não me recordo em qual, mas suficiente para que eu fosse convocada. Cargo que tomei posse em 2019 e pedi exoneração em 2022 pra me dedicar mais aos estudos e à minha família.
Em 2019 fui aprovada em concurso para da Prefeitura Municipal de Taubaté também para o cargo de Auditor Pleno em 3º lugar.
Com certeza quero continuar estudando, mas a partir de agora para concursos jurídicos com nível superior.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Yasmin: Não existia vida social! Na faculdade eu quase não falava com meus colegas de sala, no intervalo da faculdade eu corria para assistir videoaulas para o concurso do INSS. Confesso que até no momento da aula, em vez de prestar atenção na explicação do professor, eu lia as apostilas. A única coisa diferente de estudar que eu fazia era minhas obrigações, porque eu não tinha outra opção! Mas, ainda assim certas coisas eu fazia ouvindo o Estratégia Podcast ou videoaula mesmo, como: lavar louça, limpar a casa, fazer comida e até enquanto eu tomava banho rsrsrs.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Yasmin: Entender 100% não! Acho que só entende 100% as pessoas que estudam pra concurso. Fiz um acordo com minhas filhas de que se elas não abrissem a porta do meu quarto enquanto eu estudava, quando eu recebesse meu primeiro salário, elas ganhariam presentes. E foi assim: minhas filhas e meu marido me ajudaram como podiam, minhas filhas não abriam a porta do meu quarto enquanto eu estava estudando e meu esposo fazia a janta, lavava e estendia as roupas no varal!
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Yasmin: Estudei direcionada para o Concurso do INSS a partir da abertura do edital. Para manter a disciplina eu pensava no resultado que pretendia alcançar e isso me mantinha focada em meu objetivo. Montei um cronograma e o seguia. Quando eu deixava de fazer algo previsto nele, então me planejava de novo.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Yasmin: Eu utilizei muitas ferramentas disponíveis no curso do Estratégia, para me preparar para o Concurso do INSS, as videoaulas, as apostilas, os simulados e as questões específicas para cada disciplina.
As videoaulas com professores tão preparados como tive considero uma vantagem e tanto, além das apostilas e dos simulados que foram fundamentais. Percebo como desvantagem a existência de diversas apostilas, pois muitas das vezes nós, concurseiros, não damos conta de ler todas que há na plataforma e precisamos fazer escolhas. Vencer o conteúdo das apostilas e assistir a todas as videoaulas se torna impossível após a abertura do edital, visto que existem outras responsabilidades a serem cumpridas ao decorrer do dia. Acho que cada curso deveria ter uma apostila com todas as disciplinas cobradas no concurso para que conseguisse ter uma noção geral do todo. E se houvesse tempo, buscaria as apostilas que fossem compostas de detalhes para maior compreensão.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Yasmin: Eu era servidora da Prefeitura de Taubaté e trabalhava no RH, na Contratação de Pessoas, fiz a convocação de três pessoas que passaram no cargo de Auditor Fiscal de Tributos Municipais, um dos cargos que pagam melhor lá e perguntei aos 3, como eles estudaram pra conseguir aquela aprovação e os 3 me responderam que estudaram pelo Curso Estratégia, despertou minha curiosidade, então pesquisei e resolvi adquiri o curso e foi a melhor coisa que fiz!!!
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Yasmin: Sim, já adquiri cursos dos concorrentes. Mas, não havia tantas ferramentas quanto há no Estratégia, nem professores tão bons quanto os do Estratégia.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Yasmin: Fui aprovada nos concursos de Prefeitura.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença na sua preparação?
Yasmin: Senti uma diferença relevante na minha preparação, pois é perceptível a qualidade da aula, a organização das apostilas, os mapas mentais que são maravilhosos para as revisões, as questões que não podemos deixar de fazer para fixar o conteúdo! Além disso, os simulados do Estratégia foram essenciais para que eu entendesse que parte da matéria eu precisava revisar ou até compreender melhor.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Yasmin: Organizei meu plano de estudos com duas disciplinas por dia, nos 7 dias da semana (sempre a disciplina específica com outra disciplina básica). Estudava em média 7 horas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Yasmin: Utilizei muito os mapas mentais do Estratégia pra rever os conteúdos estudados, fiz muitos simulados, fiz vários resumos e colei em meu quarto todo.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Yasmin: A resolução de exercícios pra mim foi fundamental para que eu entendesse no que estava errando e para que eu compreendesse a forma como a banca pensava em relação a cada disciplina. Todos os dias eu fazia questões, não me recordo quantas exatamente, mas fazia muitas.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Yasmin: A disciplina que eu tinha mais dificuldade era Informática, porque é uma disciplina que por mais que você estude, você nunca acha que é suficiente, mas, graças a DEUS, consegui gabaritar essa disciplina!
Superei persistindo, não tem como fugir, tive que encarar!
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Yasmin: Busquei fazer resumos, questões e simulados. E nas disciplinas que eu percebia que não estava tão bem, eu voltava nas apostilas e até mesmo nas videoaulas.
O pré-prova do Estratégia foi sensacional! Emocionante! Eu como concurseira me senti acolhida! Ademais fizeram resumos que ajudaram a rever os conteúdos de todas as disciplinas.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Yasmin: Acho que o meu acerto foi em nunca parar de estudar, sempre persistir!
Meu erro foi em não ter começado a estudar para concursos antes.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Yasmin: Pensei em não fazer o concurso, porque eu achava que eu fosse mal nas provas da faculdade, já que a prova do concurso coincidiu de ser na mesma semana das provas oficiais do meu curso, mas graças a DEUS, consegui ficar com média 10 ainda em 4 disciplinas da faculdade, tendo um total de 6 disciplinas no semestre.
Minha motivação sempre foi poder dar uma qualidade de vida melhor para as minhas filhas, principalmente em relação aos seus estudos, quero muito que tenham uma educação de qualidade. E isso era no que eu sempre pensava quando me vinha a dúvida em estudar ou não para esse concurso. Sem falar que desde 2014 sonhava em trabalhar no INSS. Sempre passava em frente à agencia do INSS de minha cidade e falava que um dia eu ocuparia o cargo de Técnico do Seguro Social naquele lugar!
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Yasmin: Estude, estude e estude!!! Acredite nos seus sonhos! Lute contra a maré! Você é capaz! Aquele que se esforça, DEUS sempre abençoa! Mas, precisamos fazer nossa parte! Estude! Dê o seu melhor! Não pense nas dificuldades, mas pense no momento de alcançar esse objetivo! Não dê ouvidos às pessoas que não te apoiam, temos que ser o primeiro a acreditar em nós!
Precisamos entender que cada um tem seu tempo para compreender como funciona esse mundo dos concursos, não é do dia pra noite, nem de um mês para o outro que conseguimos a tão sonhada nomeação no Diário Oficial, mas com a nossa persistência e com o nosso esforço, um dia esse sonho se torna realidade! E esse dia é sensacional, aquele frio na barriga que há ao procurar o nome no DOU e encontrar é inesquecível, parece que ficamos anestesiados, não acreditando que isso, de fato, é realidade!
Confesso que fiquei em choque ao ver o resultado do concurso, minha tão sonhada aprovação estava acontecendo! Sempre achamos que não estudamos o suficiente para sermos aprovados. Mas, posso dizer que valeu a pena todo o esforço até aqui. Ver meu nome no Diário Oficial da União foi gratificante!!! Não tem preço e é algo que ninguém pode fazer por nós! Precisamos nos esforçar muito pra que isso aconteça!