“Continue sempre e apesar de tudo. Ninguém pode retirar a vitória daquele que venceu pelos estudos!!”
Confira nossa entrevista com Tatiana Moreira Rosa Smarrito, aprovada no concurso INSS para Técnico do Seguro Social – Duque de Caxias (RJ):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Tatiana Moreira Rosa Smarrito: Sou Tatiana Smarrito, tenho 37 anos, casada e com um filho de 3 anos. Sou carioca, contadora e administradora.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Tatiana: A instabilidade do mercado de trabalho me levou a prestar concursos. Às vezes, e não poucas vezes, damos o melhor em nosso trabalho, mas não parece ser suficiente para os “patrões” padrão, configurando sempre uma relação de perde-ganha bastante injusta, ao meu ver.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Tatiana: Sim, sou contadora de algumas empresas e organizava os estudos diariamente com a contabilidade, no espaço que havia no dia, em qualquer horário, porque não havia como conciliar um horário padrão. Às vezes nem à noite, em função de filho, marido, …
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Tatiana: Fui aprovada em todos os concursos que fiz, desde que comecei a estudar com esse objetivo. Conheci o Estratégia no fim de 2021, comecei a estudar para PETROBRÁS ADMINISTRADOR em janeiro de 2022 e fui aprovada já em fevereiro 2022 (se não me engano), mas em uma colocação lá embaixo.
Dessa forma, percebi que daria certo, então fiz ELETRONUCLEAR ADMINISTRADOR em maio 2022 e fiquei em 10º lugar – dentro do CR ainda. Depois de maio foquei no INSS, concurso que minha mãe clamava que eu fizesse, destrinchei PREVIDENCIÁRIO e fui seguindo até que o concurso saiu. Estudei profundamente e deu certo.
DEUS, EU E O ESTRATÉGIA CAMINHAMOS PARA APROVAÇÃO EM UM CONCURSO DISPUTADÍSSIMO EM 11 MESES DO ZERO ABSOLUTO E COM FOCO ESPECÍFICO EM 6 MESES. Para quem trabalha por conta própria e tem que correr atrás todo dia, tem filho pequeno e marido… acho que fiz algo memorável.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Tatiana: Restringi o máximo possível minha vida social, fazia apenas o inevitável e inadiável. Saía apenas com meu marido e filho.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Tatiana: Sim, os próximos que sabiam evitavam até ligar ou mandar mensagens. Só me chamavam em casos urgentes, o que podia esperar esperou.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Tatiana: Com foco no INSS foram apenas 6 meses e no total 1 ano, partindo do zero. Estudava no momento determinado por mim, mesmo sem vontade, sono ou cansaço, até atingir a meta do dia.
Não dividi o estudo em horas, porque não se aplica ao meu estilo de vida. Dividi em metas diárias reais, seguindo um cronograma até a data da prova, para que nada ficasse para trás.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Tatiana: Usei quase todo o material do Estratégia que já estava disponível no pré-edital, não estudei por outro curso. PDFs completos, videoaulas, esquemas, caderno de questões e Passo. Quando o PDF tinha resumo usava, quando não, fazia o meu. Assisti ativamente muitos vídeos dos cursos bônus, na maioria das vezes pelo Youtube mesmo.
Nas aulas com muitos vídeos, priorizei aquilo que era mais complexo ou essencial. Não pude perceber desvantagens, o material fica disponível para cada tipo de pessoa e aquilo que mais se adapta, apenas, se as videoaulas são muitas, alguns assuntos se repetem pela própria forma do professor expor.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Tatiana: Procurando referências pela Internet.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Tatiana: Fiz um cronograma simples no Excel, no qual reuni as datas até a prova, o edital verticalizado que eu mesma retirei do edital, lancei compromissos pessoais inadiáveis como o trabalho e no restante as matérias cobradas e fui relacionando com o material do Estratégia para aquele assunto. Por exemplo, assunto X: 1 PDF, 5 vídeos, 300 questões e distribuía nos dias.
Para mim, horas e intercalar matérias não se aplica, a não ser revisões. Prefiro dividir por metas de tópicos a estudar e ter a confiança que aquilo foi suprido, e depois aprimorar nas revisões. Também, para sair do zero é complicado intercalar matérias no mesmo dia, porque o conhecimento é um trem e não dá para construir pulando vagões, o conhecimento não fica bem embasado e não te dá capacidade de extrapolação. Para mim, controlar horas e dividir muito um campo de conhecimento geraria um prazo maior de estudo.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Tatiana: Tinha um dia específico de revisões. Todo o sábado tinha um tópico que revisava por resumos, começando 5hrs da manhã, parava para coisas de família e retornava até cumprir a revisão. Fazia também a revisão diária do dia anterior de estudo. Os simulados eram feitos no domingo.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Tatiana: Os exercícios são essenciais para conhecer a forma de cobrar da banca. Fiz tudo o que consegui do Estratégia e tudo que tinha na Internet, e seria impossível contabilizar.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Tatiana: Português com certeza, a Prof. Adriana faz de tudo para sistematizar o Português para nós e quase levar a zero seu nível de abstração. Eu a segui nessa linha de pensamento e deu certo, me tirou da lama.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Tatiana: Revisão extensa, questões e vídeos dos cursos bônus.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Tatiana: Organização é tudo na vida e não foi diferente para o concurso. Sou do lema que se dá para organizar, então dá para fazer.
Organização foi meu acerto e falta de confiança foi o meu erro no momento de fazer a prova, errei coisas por falta dela.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Tatiana: Não. Quando vi que estava caminhando rápido e com progresso, motivava ainda mais.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Tatiana: Continue sempre e apesar de tudo. Ninguém pode retirar a vitória daquele que venceu pelos estudos!!