Aprovada em 4° lugar no concurso INSS para Técnico do Seguro Social - São José do Rio Preto (SP)
Previdenciária (INSS, PREVIC)“Pense no que te levou a estudar para concurso, se agarre nesta ideia, defina em que área gosta de trabalhar e siga sempre em frente.”
Confira nossa entrevista com Priscila Machado Perosa, aprovada em 4° lugar no concurso INSS para Técnico do Seguro Social – São José do Rio Preto (SP):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Priscila Machado Perosa: Sou a Priscila, 40 anos, casada, mãe de 2 filhos, Breno de 10 anos e Heloísa de 5 anos, sou formada em Tecnologia da Informação pela Fatec, nasci em Catanduva e estou morando em São José do Rio Preto faz 1 ano.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Priscila: Quando o meu primeiro filho nasceu eu era Analista de Sistemas em uma empresa, nesta mesma trabalhei por 10 anos. Após 3 anos de seu nascimento do meu primeiro filho, precisei pedir as contas, pois não estava dando conta, casa, trabalho e filho. Veio meu segundo filho e vi minhas chances de retornar ao trabalho cada vez mais longe, por se tratar de uma área que muda a todo momento. Mas ficar em casa não estava em meus planos, então resolvi estudar para concurso.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Priscila: Em Junho de 2022 passei no concurso do IBGE no cargo de Agente Censitária Supervisora, quando saiu o edital para o INSS, eu já estava trabalhando no IBGE, então conversei com meu marido e meus filhos para que me deixassem estudar. Saia para trabalhar, ao retornar fazia as obrigações da casa e já ia pra frente do computar, acordava de madrugada para estudar, pois era o horário mais tranquilo.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Priscila: Passei para segunda fase dos Concursos da UNESP, para área administrativa em 10º lugar, porém na segunda fase por ter somente uma vaga, não consegui, e passei no concurso do IBGE em 9º lugar para Agente Censitária Supervisora e onde estou trabalhando atualmente.
Agora que passei no concurso do INSS não pretendo mais estudar.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Priscila: Quase não tive vida social, mas como tenho crianças pequenas sempre tenho que fazer algum passeio com eles, então no caminho ia resolvendo questões e quando retornava do passeio já correia para frente do computador para estudar. Por ter várias obrigações do trabalho, da casa e com as crianças eu não tinha um minuto se quer para mim, pois qualquer tempinho eu estava estudando e sempre colocava o relógio para despertar durante a madrugada para estudar.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Priscila: Sim, sempre me deram apoio, em casa as crianças quando viam que eu estava estudando, não me chamavam. Meu marido procurava entretê-los também. Minha mãe vinha as vezes para ficar com as crianças.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Priscila: Já tinha uma boa base devido aos outros concursos, mas o que realmente me ajudou foi a Trilha de 10 semanas do Estratégia, não deixei uma tarefa de fora. Completava todas as tarefas da semana. Para manter a disciplina foi só por Deus, pois todo dia eu queria parar, mas eu não queria mais voltar a trabalhar no setor privado, então isso me dava forças.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Priscila: Utilizei o curso completo em PDF, a Trilha Estratégica, e o Sistema de Questões e assisti às aulas de revisão que o Estratégia fez uma semana antes da prova. Para mim, ter o curso sem a Trilha não vale muita coisa, pois precisava de uma orientação e a Trilha traz as tarefas de forma ordenada e sem ser cansativo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Priscila: Na internet mesmo, quando comecei a estudar para concurso eu comecei pegando os materiais gratuitos e o do Estratégia foi o melhor material.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Priscila: Sim, comecei a pegar materiais gratuitos, porém os materiais que peguei na época, não tinham muita explicação sobre a lei ou o assunto abordado, se fosse sobre lei parecia que eles só copiavam e colavam.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Priscila: Para mim sem duvida o grande diferencial do Estratégia é a Trilha. Claro, os professores são ótimos e os materiais em PDF são perfeitos. Assisti pouquíssimas aulas, sempre estudei pelos PDFs.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Priscila: Segui a Trilha Estratégica, então como foram 10 semanas, costumo falar que foram 10 semanas insanas kkk. Entre os intervalos no meio do dia e as madrugadas dava umas 6h a 7h por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Priscila: Através de questões e grifos nos materiais.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Priscila: Nossa não me lembro, mas sei que foram muitas, uma média de 120 questões por dia.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Priscila: As noções de direito todos, administrativo, constitucional, previdenciário. No inicio quando comecei a estudar para concurso, assisti muitos vídeos, para ir me familiarizando com os termos. Depois que comecei a entender peguei gosto.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Priscila: Desesperador, achei que não ia conseguir acabar todo material, mas procurei manter a calma e continuar estudando e seguindo a trilha e consegui assistir as aulas de revisões.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Priscila: Principal erro: achar que já sabia português e matemática e não definir pra qual área eu queria estudar. Fazia todos os concursos que aparecia, quando eu decidi pela área administrativa, as coisas começaram a melhorar.
Principal acerto: sem duvida nenhuma foi escolher o Estratégia e seguir a Trilha.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Priscila: Sim, quase todos os dias. Mas minha vontade de mudar de vida sempre vencia.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Priscila: Se for realmente isso que você quer, não desista, o caminho não é fácil, tenha fé, coragem e principalmente acredite que você pode. Pense no que te levou a estudar para concurso, se agarre nesta ideia, defina em que área gosta de trabalhar e siga sempre em frente.