“Façam sempre o seu melhor, mesmo que às vezes o seu melhor ainda não seja suficiente. Quando nos dedicamos não guardamos culpa, e isso nos ajudará a levantar e seguir em frente, porque nessa batalha o seu maior inimigo é você mesmo.”
Confira nossa entrevista com Maria do Carmo Martins Lima Lopes, aprovada em 3° lugar no concurso INSS para Técnico do Seguro Social – Campinas (SP):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Maria do Carmo Martins Lima Lopes: Sou pós graduada em Gestão Estratégica de Negócios, tenho 44 anos e sou natural de Santa Maria da Vitória, no Estado da Bahia.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Maria: A necessidade de mudança e o descontentamento com meu emprego atual.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Maria: Eu trabalho e também sou mãe e dona de casa, então estudava nas horas vagas.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Maria: Além do INSS, fui aprovada no concurso de Escrevente TJ / SP. Fiquei na 78º posição.
Continuarei estudando, mesmo com todas as dificuldades. Estudar sempre foi a minha maneira de alcançar meus objetivos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Maria: Sou uma pessoa muita caseira. Durante a reta final de algum concurso eu me concentro ainda mais, não saio e utilizo todo e qualquer tempo livre para estudar.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Maria: Minha família apoiou, mas não de forma integral. Minha filha de 07 anos de idade reclamava muito do tempo em que me dedicava a estudar, meu marido não se mostrava muito satisfeito também. Durante o tempo em que estou focada estudando não costumo comentar com meus amigos sobre o que estou fazendo, apenas dou uma sumida!
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Maria: Na preparação para o INSS estudei cerca de três meses, sendo que o último mês eu me dediquei com mais afinco.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Maria: Para estudar eu basicamente assisti as videoaulas e fiz muitas questões. As videoaulas do Estratégia se mostraram completas, não senti necessidade de utilizar os PDFs. Senti dificuldades em algumas disciplinas devido a metodologia de ensino do professor. Quando isso ocorria, eu geralmente procurava aulas no Youtube com outros professores cuja didática era mais eficiente para minha aprendizagem.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Maria: Pesquisando na Internet sobre cursos preparatórios.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Maria: Antes do Estratégia estudei por outro Curso, apesar do conceito do curso ser muito bom, não achei que os materiais eram tão completos. Faltava também itens de revisão quando da reta final e alguns dias antes da prova, rever as disciplinas em forma de revisão é um diferencial para o bom resultado, em minha opinião.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Maria: Sim. Não fui aprovada!
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Maria: Eu estava a procura de um curso completo e encontrei isso. O maior diferencial é a cobertura ampla de todos os itens do Edital. O que mais me auxiliou foram as revisões e os simulados.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Maria: Não montei um plano de estudos. Eu estudava todo o tempo livre que tinha e dividia as disciplinas de acordo com meu nível de dificuldade em cada uma. Quando tinha maiores dificuldades, dedicava mais tempo. Naquelas disciplinas em que tinha facilidade apenas assisti as revisões.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Maria: Assisti as videoaulas de revisão e fiz os simulados.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Maria: A resolução de questões é primordial para a fixação dos conteúdos. Não me lembro ao certo quantas questões resolvi, mas foram inúmeras.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como Fez para superar?
Maria: Sem dúvida alguma Português. Dediquei mais tempo a essa disciplina.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Maria: Na semana que antecedeu eu dediquei a maior parte do tempo na resolução de questões, quando percebia que tinha dificuldade em algum ponto da matéria, eu voltava nas videoaulas e assistia novamente. Na véspera da prova assisti a revisão de véspera via Youtube.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Maria: Meu maior erro foi começar a estudar no pós edital e o meu maior acerto foi saber dosar a quantidade certa de estudos para cada disciplina de acordo com meu nível de dificuldade.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Maria: Pensava em desistir quase todos os dias. Porém, cada vez que me lembrava o quanto estava infeliz e o quão importante para mim seria sair de onde estou, renascia em mim uma força capaz de esquecer o cansaço e focar ainda mais nos meus objetivos.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou! Maria: Maria: Façam sempre o seu melhor, mesmo que às vezes o seu melhor ainda não seja suficiente. Quando nos dedicamos não guardamos culpa, e isso nos ajudará a levantar e seguir em frente, porque nessa batalha o seu maior inimigo é você mesmo. Persista, insista e resista pois a cada tentativa sua bagagem de conhecimento vai aumentado e chegará a hora em que ela estará cheia o suficiente para te colocar onde você deseja.