Aprovada em 3° lugar no concurso INSS em Governador Valadares (MG)
Previdenciária (INSS, PREVIC)“O importante é ter em mente seus objetivos e não perder o foco, então, sempre que houver algum “desvio”, algum imprevisto, não se deixe abater. Respire fundo e recomece!”
Confira nossa entrevista com Luana Castro Martins, aprovada em 3° lugar no concurso INSS para Técnico do Seguro Social – Governador Valadares (MG):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Luana Castro Martins: Tenho 32 anos, sou natural de Ipatinga – MG (atualmente morando em Itabirinha – MG) e tenho formação em nível médio.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Luana: Desde a adolescência, minha mãe sempre incentivou que eu e minhas irmãs fizéssemos concursos. Por esse motivo, cheguei a fazer alguns quando era mais nova e hoje sou servidora pública municipal, mas nunca havia me dedicado para os concursos que prestava. O que me motivou a realmente estudar desta vez foi o desejo de melhorar minha condição financeira e qualidade de vida, sem abrir mão da estabilidade que o serviço público proporciona.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Luana: Não estava trabalhando fora enquanto me preparava para o concurso, pois consegui no trabalho uma licença para tratar de interesse particular, então pude me dedicar quase exclusivamente aos estudos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Luana: O cargo que ocupo há quase dez anos é de Oficial de Administração, na Prefeitura Municipal de Ipatinga. Além do INSS, estou aguardando o resultado do concurso da AL-MG. Caso seja aprovada na 2ª etapa do INSS, pretendo fazer um curso de nível superior e, posteriormente, estudar para outros concursos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Luana: Ano passado me casei e mudei para uma cidade distante, cerca de 200 km da minha cidade natal. Por ser uma cidade pequena, com poucas opções de lazer, e estar distante de família e amigos, eu quase não saía de casa e pude focar bastante nos estudos. Depois da publicação do edital, abri mão de ir à academia, deixei de participar de eventos e encontros familiares e de interagir em redes sociais e só fui em minha cidade natal para votar nas eleições. Estudar para esse concurso se tornou o foco principal da minha vida.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Luana: Nesse ponto me sinto privilegiada! Meus familiares e amigos sempre me apoiaram e foram super compreensivos com meu distanciamento. Isso sem falar no meu marido que, por também ser concurseiro, sempre entendeu e me incentivou. Tenho ao meu lado pessoas incríveis, que acreditaram em mim até quando eu mesma duvidei, e esse apoio foi fundamental para minha aprovação.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Luana: Estudei por cinco meses para o concurso do INSS. Para manter a disciplina, principalmente depois do edital, me afastei o máximo que pude de tudo que poderia desviar meu foco e, nos dias em que era muito difícil me concentrar na leitura, tentava encontrar alternativas, como assistir videoaula, por exemplo, mas sem deixar de estudar, mesmo que fosse só um pouquinho, mesmo que não fosse nas condições ideais. Nesses dias mais difíceis, meu mantra era: “antes feito que perfeito”. Assim consegui manter a rotina de estudos, sem deixar o hábito se perder.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Luana: Estudei quase que integralmente pelos PDFs, por ser mais rápido que as videoaulas, e só recorri a elas quando tive dificuldade em algum assunto específico. Creio que a maior vantagem do estudo por PDF é realmente ser mais rápido e, ao meu ver, ter um nível de aprofundamento melhor que os vídeos, além de proporcionar um estudo mais ativo, que requer mais atenção. Já nos vídeos, acho a dinâmica interessante para assuntos mais difíceis ou de leitura mais cansativa, porém, como eu me distraio com muita facilidade, gosto de acompanhar anotando aquilo que acho mais importante, e dessa forma me “prendo” mais à aula.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Luana: Conheci em pesquisas na internet sobre qual seria o melhor curso para concursos. Vários sites de dicas para concurseiros indicavam o Estratégia como o melhor.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Luana: Estudei para o último concurso do Banco do Brasil utilizando material de outro curso, mas não tive muito tempo para me dedicar e também não conhecia nenhum outro material para ter como referência, então na época me dei por satisfeita. Só quando conheci o material do Estratégia é que percebi o quanto esse outro curso era fraco e o quanto os PDFs, além de poucos, eram superficiais.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Luana: Fiz o concurso do BB de 2021 e não fui aprovada.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Luana: Senti muita diferença! O material é ótimo, bem completo, os professores são excelentes e transmitem muita confiança, pois demonstram domínio do conteúdo. Achei muito interessante a opção do PDF simplificado para quem tem muito o que aprender em pouco tempo, como aconteceu comigo após a publicação do edital. O Sistema de Questões e o Passo Estratégico também são ferramentas excelentes.
Além do excelente material, algo que gostei muito foi toda a orientação no canal do YouTube e no blog sobre como conduzir o processo de estudos e até ensinando a lidar com a parte emocional. Como iniciante, aprender a me preparar de forma eficiente foi essencial.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Luana: Me organizei com base nas orientações dos vídeos da Núbia Oliveira no canal do Estratégia e usei a planilha disponibilizada por ela para planejar e monitorar meus estudos. Adaptando à minha realidade, criei meu próprio ciclo de estudos, estabeleci uma rotina de acordo com meus horários e com as metas de tempo de estudo, considerando meus afazeres e os momentos de descanso, e fui seguindo, na medida do possível. Estudei intercalando várias matérias entre si, em sessões de 01h30 de estudo para cada uma, e com intervalo entre elas. Mantive uma média de 6 horas líquidas de estudos por dia, 6 dias por semana.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Luana: Usei o Passo Estratégico para revisão, mas considero que minha principal forma de revisão foi a resolução de questões, fazendo resumos sobre os assuntos daquelas que errava. Usei também como revisão as aulas do Hora da Verdade, fazendo resumos dos assuntos abordados, e fiz 2 simulados.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Luana: Não me lembro quantas questões resolvi, mas sei que foram muitas! Essa etapa é fundamental para consolidar o aprendizado e para identificar os pontos da matéria que precisam ser revisados. Considero a resolução de questões uma das partes mais importantes do estudo, é muito interessante perceber o quanto o aprendizado vai fixando cada vez mais à medida que praticamos resolvendo questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Luana: Para mim, estudar Informática é um pouco maçante, então algumas aulas eu achei mais interessante estudar por vídeo, por ser um pouco mais dinâmico.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Luana: Nas últimas semanas antes da prova eu não estava mais aprendendo conteúdos novos, apenas revisando o que já havia estudado. Na última semana, assisti aos vídeos da Hora da Verdade, fazendo alguns resumos, e resolvi muitas questões. No dia anterior à prova, apenas assisti à Revisão de Véspera do Estratégia no Youtube.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Luana: Um dos meus principais erros foi ter demorado a começar a estudar. Eu ficava esperando o momento certo, as condições ideais, o curso perfeito, e perdi muito tempo sem perceber que tudo dependia principalmente de mim. Acertei ao tomar a decisão de sair da minha zona de conforto e fazer o que fosse necessário para conseguir a aprovação. Também acertei ao escolher um bom curso e confiar nos professores e em todos os profissionais envolvidos, seguindo suas orientações e deixando que eles me conduzissem da melhor forma nesse processo.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Luana: Meu primeiro conselho é: acredite em si mesmo, acredite na sua capacidade. Sem acreditar que é possível, nenhum curso fará você ser aprovado. Além disso, confie em suas escolhas, confie nos professores, em quem tem experiência e vai saber te conduzir pelo melhor caminho até sua aprovação. Não existe fórmula mágica, por isso ouça as orientações de quem entende do assunto e adapte à sua realidade. E o principal: não desista! Estudo requer disciplina e constância, mas somos seres humanos, e não máquinas, temos nossos altos e baixos. Respeite seus limites, descanse quando precisar… O importante é ter em mente seus objetivos e não perder o foco, então, sempre que houver algum “desvio”, algum imprevisto, não se deixe abater. Respire fundo e recomece!