“Começar devagar… procurar entender a matéria… se apaixonar pelos estudos. Não ter pressa em ser aprovado. Não se deixar pressionar. Construir uma base forte nas disciplinas gerais […]”
Confira nossa entrevista com Karolina Duarte Mateus Varela, aprovada em 5° lugar no concurso INSS para Técnico do Seguro Social – Natal (RN):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Karolina Duarte Mateus Varela: Sou formada pela UFRN em Ciências Sociais. Tenho 39 anos e sou de Natal/RN.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Karolina: O que me fez estudar para concurso com certeza foi a questão da estabilidade laboral, pois na iniciativa privada fica cada vez mais difícil se recolocar depois dos 40 anos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Karolina: No início, conciliava o estudo com o trabalho, mas já faz bastante tempo que estou “do lar” e conciliava os estudos com os afazeres da casa.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Karolina: Na verdade, o INSS foi a minha primeira aprovação. Antes conseguia ficar classificada, mas nunca aprovada.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Karolina: Sou uma pessoa bem caseira. Minhas saídas eram basicamente para médicos e supermercado e nos fins de semana ia ao sítio dos meus pais.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira?
Karolina: O meu maior incentivador com certeza foi o meu marido. Ele segurou a barra das despesas da casa sozinho por meses para que eu só estudasse. E os meus pais também torciam muito por mim.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Karolina: Eu já tinha uma boa base das disciplinas gerais e já tinha feito o concurso passado do INSS e gostei muito de estudar previdenciário. Eu estava saindo de um concurso estadual quando saiu o edital do INSS e pensei até em não fazer porque só tinha uns dois meses antes da prova. E foi quando meu marido disse: Você vai fazer e vai passar! Daí comprei um curso específico de direito previdenciário e acompanhava as aulas dos professores do Estratégia e revisava as outras disciplinas para não caírem no esquecimento.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Karolina: Basicamente vídeo aulas, leitura da lei seca e meus mapas mentais e muitas questões.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Karolina: Conheci pela Internet.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Karolina: Já utilizei diversos materiais e já fiz alguns cursos presenciais. Não tenho nada a dizer dos concorrentes, mas o Estratégia é muito diferenciado começando pelos professores.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material?
Karolina: Fiz alguns, mas nunca aprovada.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Karolina: Senti diferença porque o Estratégia vai a fundo no que realmente é importante para a prova.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Karolina: Estudava três disciplinas por dia, divididas em turnos de 2h e 30 min, de segunda a sábado e quando saía o edital incluía os domingos.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Karolina: Fazia revisões a cada 3 semanas de estudo e muitos simulados.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Karolina: As questões são essenciais para a preparação. Assinei um site de questões e lá tem mais de 30.000 questões respondidas.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Karolina: Sempre tive dificuldade com matemática, pois sou de Humanas. Quando comecei a estudar RLM senti um pouco de dificuldade, mas me apaixonei pela disciplina. Na verdade, me apaixonei por estudar e até me divertia com os professores e quando errava, era uma questão de honra aprender a matéria.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Karolina: Basicamente, na semana que antecedeu a prova eu só estava revisando as matérias e fazendo simulados e questões. E no dia pré – prova eu assisti o aulão de véspera do Estratégia.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Karolina: Principal erro com certeza foi parar de estudar por um tempo, pois se eu não tivesse parado a aprovação teria vindo mais rapidamente.
Principal acerto foi acreditar em mim e que era possível, apesar de muitos dias duvidar se eu estava no caminho certo, e ter pessoas perto de você que também acreditam no seu potencial e te ajudam a chegar no seu objetivo. Eu costumo dizer que começar a estudar para concurso é um carro sem ré…é um caminho sem volta.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Karolina: Pensei várias vezes… sempre que não me saía bem em uma prova chorava muito, ficava chateada. Tirava um tempo pra descansar a cabeça e já começava a estudar para o próximo.
Minha motivação era: Você é pobre e só vencerá estudando! Você não tem o direito de desistir! E seguia em frente.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Karolina: Primeiro: focar em uma área específica ou o concurso dos sonhos.
Segundo: Começar devagar… procurar entender a matéria… se apaixonar pelos estudos. Não ter pressa em ser aprovado. Não se deixar pressionar. Construir uma base forte nas disciplinas gerais. Tentar conciliar estudos com a prática de exercícios físicos (Isso é muito importante!) E contar com você e Deus.