“Essa trajetória para algumas pessoas é longa, já para outras é curta, nunca se compare com ninguém! Se ainda não começou a estudar, comece agora, concurso é uma corrida: quanto mais cedo você começar mais perto estará da sua aprovação.”
Confira nossa entrevista com Joseane Nunes Dias do Carmo, aprovada em 3° lugar no concurso INSS para Técnico do Seguro Social – Poços de Caldas (MG):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Joseane Nunes Dias do Carmo: Sou graduada em Engenharia Elétrica, tenho 29 anos, sou natural de Pouso Alegre – Minas Gerais.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Joseane: Quando conclui minha graduação decidi que iria estudar para concursos, pois eu queria uma estabilidade no trabalho e não ser demitida de uma hora para outra, como acontece na iniciativa privada.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Joseane: Eu somente estudava.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Joseane: Fui aprovada somente no concurso do INSS para o cargo de técnico, fiquei em terceiro lugar. Pretendo continuar estudando para outros concursos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Joseane: Não tinha muita vida social, saía às vezes com amigos e familiares. A maior parte do tempo eu estava estudando.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Joseane: Minha família e alguns amigos entenderam e apoiaram a minha trajetória. Eles compreendiam que eu não poderia estar presente sempre com eles. Quando eu era reprovada em algum concurso minha família sempre me motivava a continuar, comprava materiais para estudo, isso me ajudou a seguir estudando e alcançar a minha aprovação.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Joseane: Estudei por 9 meses, o que fazia eu manter a disciplina era ter uma rotina de estudos, ter um plano de estudos com horários pré-definidos. Eu sempre estudava nos mesmos horários, isso fazia com que eu mantivesse a constância nos estudos.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Joseane: Usei na minha preparação os PDFs, videoaulas, Sistema de Questões, Mapa Mentais, Passo Estratégico e as Rodadas de Simulados.
Os PDFs foram o meu maior custo e benefício, aprendia muito conteúdo em pouco tempo. A videoaula utilizava para estudar as matérias que eu tinha mais dificuldade e complementava com os PDFs. Eu não fazia resumos, porque eu perdia muito tempo. Foi nesse momento que eu utilizei os PDFs grifados pelos aprovados, pois a parte mais importante do conteúdo estaria destacada e facilitaria uma revisão caso eu precisasse. Os Mapas Mentais, o Passo Estratégico e o Sistema de Questões utilizei para a revisão na reta final, conseguia revisar os conteúdos mais relevantes em pouco tempo. E por fim, usei as Rodadas de Simulados para simular a prova a fim de descobrir qual seria a melhor forma de resolver a prova em menos tempo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Joseane: Conheci o Estratégia Concursos em dezembro de 2019 pelo YouTube.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Joseane: Cheguei a utilizar materiais de outros cursos, o que mais me incomodava eram os PDFs, pois eles eram muito resumidos, com pouco conteúdo e não tinham listas de questões.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Joseane: Cheguei a fazer um concurso e não fui aprovada.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Joseane: Depois que me tornei aluna do Estratégia Concursos minha preparação melhorou muito, passei a entender melhor as matérias com pouco tempo de estudo. Os materiais são muito completos e abrangem todo o conteúdo do edital, com ótima didática e de fácil compreensão. As ferramentas que me ajudaram foram os PDFS grifados; o Passo Estratégico; as Videoaulas; os Mapas Mentais e o Sistema de Questões.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Joseane: Eu estudava de segunda a sábado, duas matérias por dia e a disciplina que tinha maior incidência em prova estudava mais vezes na semana. O sábado eu deixava para resolução de simulados e revisão dos conteúdos estudados durante a semana. Estudava de 5 a 6 horas líquidas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Joseane: Eu utilizava para fazer a revisão o Passo Estratégico, os Mapa Mentais e os simulados.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Joseane: Fiz inúmeras questões, resolver muitos exercícios me ajudou a fixar o conteúdo das disciplinas e também a filtrar os assuntos mais relevantes para a prova.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Joseane: A disciplina que eu tive mais dificuldade foi português. Para vencer essa dificuldade assisti muito videoaulas, resolvi diversas questões e sempre revisava o conteúdo para mantê-lo fresquinho na mente. Essa disciplina eu procurava estudar mais vezes na semana.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Joseane: Na semana que antecedeu a prova continuei estudando, fazia muitas listas de questões, simulados e revisão. Na véspera da prova assisti a revisão de véspera do Estratégia e no dia da prova eu revisei a matéria por meio dos Mapas Mentais.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Joseane: Meus principais acertos foram: ter utilizado o material do Estratégia na minha preparação, um excelente material é fundamental para alcançar a aprovação; ter feito um bom plano de estudos de forma que eu conseguisse executá-lo todos os dias, mantendo assim a constância nos estudos.
Meu principal erro foi não me autoconhecer, não saber qual era o método de estudo que traria para mim um maior aprendizado. É muito importante saber qual a forma, o método de estudo que mais se encaixe com você, pois o método certo fará com que aprenda mais e aumente seu desempenho durante o estudo.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Joseane: Nunca pensei em desistir, eu tinha certeza de que se continuasse estudando minha aprovação em algum momento iria chegar.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Joseane: Para quem está iniciando os estudos é imprescindível adquirir um excelente material, montar um plano de estudos de forma que consiga cumpri-lo fielmente e procurar não estudar para vários concursos ao mesmo tempo, isso poderá te tirar do foco na sua preparação. Caso não tenha algum concurso em mente para estudar, estude as matérias básicas, pois elas estão presentes na maioria dos concursos. A caminhada para chegar à aprovação não é fácil, vai requerer de você muita disciplina, foco e persistência, mas no final você verá que valeu a pena todo o esforço. Essa trajetória para algumas pessoas é longa, já para outras é curta, nunca se compare com ninguém! Se ainda não começou a estudar, comece agora, concurso é uma corrida: quanto mais cedo você começar mais perto estará da sua aprovação.