“Você que está iniciando os estudos não pode colocar obstáculos no seu sonho, mesmo sem condições, estude!”
Confira nossa entrevista com Gleciane da Silva da Silva, aprovada em 21° lugar no concurso INSS para Técnico do Seguro Social – Belém (PA):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Gleciane da Silva da Silva: Tenho 38 anos moro na cidade de Bragança (PA), porém minha cidade natal é Belém do Pará.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Gleciane: Ter um emprego digno do meu esforço e também buscava minha independência financeira, assim como a imensa vontade de contribuir financeiramente em casa.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Gleciane: Sempre trabalhei e estudei. Trabalho por conta própria, então no trabalho sempre estava respondendo questões ou assistindo as vídeos aulas do Estratégia Concursos. Quando chegava em casa eu descansava um pouco e depois retomava os estudos resolvendo questões e decorando os esquemas e mapas mentais.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Gleciane: Fui aprovada no concurso do Ministério público do Estado do Pará em 33º lugar no cargo de auxiliar administrativo e agora INSS. Depois que assumir quero me dedicar ao trabalho e continuar estudando, mas agora para carreira fiscal que é um sonho de médio a longo prazo.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Gleciane: No início dos estudos pra concurso eu não tinha vida, depois com o tempo já tinha assimilado muito conteúdo e comecei a dar um espaço muito limitado à família, mas sempre com o foco nos estudos. Eu estudava até na praia quando saia com eles.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira?
Gleciane: No início foi um pouco complicado, pois o estudante muitas vezes se isola pra estudar e isso acaba chamando a atenção do familiar que requer atenção, até minha filhas e marido me cobravam atenção. Com o tempo foram entendendo a importância do estudo para eu realizar meu sonho.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Gleciane: No concurso INSS estudei a partir do edital, durou em torno de dois meses. No entanto já tinha uma base bem consolidada das matérias básicas e havia feito o concurso INSS 2016 sem sucesso.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Gleciane: As vídeosaulas, as 100 dicas para INSS e os simulados.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Gleciane: O que mais me ajudou foi a alta preparação dos professores que são excelentes e detalham o assunto com muita confiança.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Gleciane: Duas matérias por dias. Direito previdenciário estudava todos os dias, não tinha muito tempo para estudar, mas somando as horas acredito que dava mais de duas horas diárias.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Gleciane: Minhas revisões eram por meio de questões e explicar pra mim mesma o assunto me dava certeza de que eu sabia ou não o assunto de verdade.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Gleciane: Nessa dois meses resolvi exatos 2.418 questões só pra concurso do INSS.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Gleciane: Informática. Estudei o básico e pedi muito pra Deus não deixar eu reprovar essa matéria e graças a Deus errei só uma questão. A gente supera a dificuldade olhando pra matéria com amor sabendo que ela pode te dar a aprovação.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Gleciane: Foi estudando e aproveitando o máximo pra revisar e até mesmo um dia antes da prova estudei assuntos que ainda faltavam para fechar o edital.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Gleciane: Erros: poderia estudar mais e mais. Acertos: mesmo sem tempo não desistir, eu sempre acreditei que um dia alcançaria o tão sonhado cargo público.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Gleciane: Nunca pensei em desistir, nem conteúdo, nem concorrência, nada. Sempre pensei positivo que um dia conseguiria poderia passar o tempo que fosse.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Gleciane: Você que está iniciando os estudos não pode colocar obstáculos no seu sonho, mesmo sem condições, estude! Sem apoio, estude! Sem tempo, estude! Só você pode realizar seus sonhos, nunca pense em desistir mesmo que tudo esteja indo errado, pense sempre positivo que um dia chega sua vez assim como chegou a minha!