“Não deixem as circunstâncias negativas te pararem, todos se cansam, todos tem medo e dúvidas, é normal se sentir incapaz, tem dias que você vai se abalar, vai chorar, mas quem chega na aprovação é quem vence os seus medos e persevera até o fim […]”
Confira nossa entrevista com Gessica Targa de Souza, aprovada em 1° lugar (PCD) no concurso INSS para Técnico do Seguro Social – Jundiaí (SP):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Gessica Targa de Souza: Meu Nome é Géssica Targa de Souza, sou contadora, tenho 26 anos e nasci em Juína-MT
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Gessica: Fui influenciada pelo meu irmão, ele já estudava enquanto eu fazia faculdade e comecei a estudar, ele já usava o estratégia, porém meu marido comprou um curso do Alfa, mas eu gostava muito dos professores do Estratégia, ainda mais quando o Thalius e a Fauth saíram do Alfa, ai abandonei de vez e me apeguei totalmente no Estratégia.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Gessica: Trabalhei o dia inteiro durante todo o período de estudo, trabalhava até as 18:00 e estudava na parte da noite, feriados e fim de semana, na reta final, estudava até de madrugada.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Gessica: Foi o primeiro concurso que eu participei, pretendo continuar estudando para concursos maiores.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Gessica: Não existia vida social haha, quando eu precisava sair eu levava o fone e meu caderno e ficava em um canto enquanto as pessoas socializavam. O único lugar que eu ia era para o serviço, igreja e academia, no final eu cortei a academia, Deus foi decisivo também na minha preparação.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira?
Gessica: Minha família achava que eu tinha que pegar mais leve, que eu tinha que descansar, mas me apoiavam, meu marido me achava uma pessoa muito inteligente, porém nunca me considerei inteligente, mas esforçada. Meu marido me ajudou muito e meus irmãos acreditavam em mim.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Gessica: O concurso do INSS foi estudado picado, eu comecei a estudar antes da reforma, estudei 6 meses, ai eu vi que não teria o concurso e comecei a estudar para carreiras policiais, mas eu tenho um problema com provas por conta do transtorno de ansiedade que possuo, então me inscrevi em vários concursos e nunca fui fazer, estudei 1 ano e meio para PCDF, não fiz o concurso e voltei em Novembro para o INSS, então basicamente 1 ano para o INSS após a reforma.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Gessica: Usei o curso completo do estratégia, o Esquadrão do INSS, a legislação diagramada do professor Rubens, o sistema de questões e usei um pouco também a trilha estratégica. Acompanhava também sempre que eu conseguia as aulas ao vivo. Todas as ferramentas me prepararam muito para o concurso, consegui ver todo curso de previdenciário com a Adriana e com o Rubens, a quantidade de questões me ajudou muito também, uma desvantagem era só que eu não conseguia pegar muito as aulas ao vivo, porque trabalhava.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Gessica: Indicação do meu irmão.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Gessica: Sim, estudei com o Alfa, achava muito superficial, não conseguia entender nada de informática, isso me incomodava, porém quando eu via as aulas do professor Renato eu entendia exatamente tudo, as questões eram reduzidas, eu usava os professores das duas plataformas, até a saída do Thalius e Fauth, que foi quando eu consegui encontrar tudo que eu precisava no Estratégia. Depois acabei conhecendo outros professores maravilhosos do Estratégia, e como tinham várias questões me ajudava muito também e abandonei o Alfa.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Gessica: Nunca fiz outro concurso.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Gessica: Sim, material muito mais aprofundado, parece que os professores sofrem com a gente haha, são professores e psicólogos. Sistema de questões, PDF.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Gessica: Estudava 2 matérias por dia, geralmente das 19:00 as 21:00 uma e das 21:00 as 23:00 outra, tentava cumprir isso, mas nem sempre conseguia, as vezes precisava parar para fazer algo (serviços de casa), fim de semana estudava o dia todo.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Gessica: Fiz vários simulados, vários resumos e revisava os cadernos. Eu tinha mania de explicar para mim mesma o conteúdo, então quando eu esquecia algo eu revisava, após os simulados eu revisava também tudo que eu tivesse errado.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Gessica: Consegui esse gráfico, mas só pega um período, acho que respondi mais de 2.000 questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Gessica: Português, resolvi quando conheci a professora Adriana, rs, Administrativo, com a chegada do Thalius, problema resolvido.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Gessica: Muito cansativa, a base de energético, mas me consolava o Chat das aulas ao vivo, eu via que todos estavam assim, estudei até 1:00 1:30 da manhã todos os dias, e almoçava vendo aulas.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Gessica: Meu principal erro foi ter migrado para outras carreiras, meu principal acerto foi ter estudado com o estratégia e confiado em Deus.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Gessica: Muitas vezes, só tinha uma vaga, e achei que não seria capaz, sou do interior do Mato Grosso, uma cidade com 20 mil habitantes, como iria disputar em SP? Ainda mais para uma vaga? Se tinham pessoas que podiam estudar o dia todo e muito mais preparadas, mas eu estudei até o fim e Deus me falou que estaria comigo e eu fiz minha parte e consegui a benção.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Gessica: Não deixem as circunstâncias negativas te pararem, todos se cansam, todos tem medo e dúvidas, é normal se sentir incapaz, tem dias que você vai se abalar, vai chorar, mas quem chega na aprovação é quem vence os seus medos e persevera até o fim, não precisa ser nenhum gênio, creia que Deus se aperfeiçoa nas suas fraquezas e que para ele nada é impossível, faça sua parte se esforce sabendo que lá no fim vai ter valido a pena cada segundo, não deixe Deus em segundo plano, e com Deus na frente, um bom material e foco a vitória é certa.