“O foco, a determinação e a organização dos estudos alicerçados em um material de qualidade, como os do Estratégia, são primordiais para iniciar nesse mundo dos concursos.”
Confira nossa entrevista com Fernanda Lindner Tassoni, aprovada em 2° lugar no concurso INSS para Técnico do Seguro Social – Porto Alegre (RS):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Fernanda Lindner Tassoni: Olá, me chamo Fernanda, tenho 39 anos e sou formada em Ciências Contábeis. Sou natural de Arroio dos Ratos, município situado na Região Metropolitana de Porto Alegre.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Fernanda: Trabalho há 9 anos na Companhia de Saneamento do Rio Grande do Sul, onde fiz o meu primeiro concurso em 2014 e tive a felicidade de conseguir passar. A decisão de começar a estudar para concursos veio com a notícia de que a Companhia seria privatizada ainda em 2022, então, diante das incertezas que se estabeleciam, senti a necessidade de buscar novas alternativas, objetivando ter um plano B a minha disposição.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Fernanda: Sim, trabalhava e estudava. E tive que conciliar ainda a essas atividades, a rotina com minha filha de 9 anos. Tentei estabelecer inicialmente uma rotina de estudos de 3 horas/dia e nos finais de semana uma média de 6 horas/dia. Após a publicação do edital, nos finais de semana cheguei a estudar por volta de 10 horas/dia. Comecei a estudar em março/22, bem antes de sair o edital, esse fator contribuiu muito para a minha aprovação.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Pretende continuar estudando?
Fernanda: O concurso do INSS foi o segundo concurso que prestei. O primeiro foi o da Corsan em 2014, fiquei em 36º lugar.
Pretendo seguir estudando sim. Fiquei muito animada com o meu resultado.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Fernanda: Priorizei meus estudos desde o momento que decidi estudar para o concurso, em raras exceções “furei” meu planejamento durante esse período de 8 meses.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira?
Fernanda: Sim. Minha filha com apenas seus 9 anos, compreendeu todo o meu esforço, me levava água durante os meus estudos e sempre repetia que eu ia conseguir pois estava me esforçando muito, rsrsrsr.
Meu namorado foi simplesmente sensacional, me apoiou do início ao fim do processo, teve vezes que eu dava uma desanimada e ele estava sempre ali, me dando forças para seguir, reafirmando o quanto eu era capaz de conseguir a aprovação.
Recebi muita força também dos amigos mais próximos através de mensagens e nas raras vezes que os via pessoalmente.
Enfim, foi intenso, mais senti o quanto todos ficaram felizes pela minha conquista.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Fernanda: Estudei de Março a novembro/22. Me considero uma pessoa focada, quando decidi estudar, criei um cronograma com todas as minhas atividades e horários, colei na parede do meu quarto e procurava seguir à risca o estabelecido. Quando por algum motivo não eu conseguia seguir o planejamento, tinha como obrigação, recuperar o conteúdo não visto ainda durante o decorrer daquela semana.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Fernanda: Eu comprei o pacotaço do INSS do Estratégia. Estudei praticamente todo o conteúdo pelos PDFs completos, resumos e mapas mentais. Nas disciplinas que sentia mais dificuldade, como Raciocínio Lógico por exemplo, assistia às videoaulas.
Fazia todas as questões dos materiais, isso me ajudou muito também.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Fernanda: Quando decidi estudar, comecei a pesquisar na internet, e o Estratégia sempre aparecia como a melhor opção de cursos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu diferença relevante na sua preparação?
Fernanda: Eu iniciei meus estudos do Zero com o Estratégia, fiquei impressionada como a assertividade dos materiais disponibilizados em relação as questões que caíram na prova. As revisões dos professores do Estratégia no YouTube na reta final do concurso, também foram fundamentais para a minha aprovação. Muitas vezes não conseguia acompanhar ao vivo mais assistia tão logo eu conseguisse. Achei todos os professores sensacionais.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Fernanda: No início eu segui uma planilha que a Professora Núbia Oliveira passou em uma de suas mentorias, que faziam parte do meu pacote.
Isso me ajudou muito a saber por onde começar.
Durante a semana eu estudava duas matérias por dia, 1h30 líquida para cada uma delas. No final de semana, geralmente eu estudava três matérias, também por 1h30 cada e fazia questões.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Fernanda: No início eu estava fazendo resumos, depois resolvi seguir o conselho da Professora Núbia e abandonar os meus resumos, passei então a utilizar os resumos e mapas mentais prontos do Estratégia e ia inserindo apenas o que eu entendia pertinente e não estava no material.
E sempre fazia todas as questões dos PDFs e também do caderno de questões disponibilizado para cada aula.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Fernanda: Nossa, é de suma importância fazer os exercícios. Quando eu bati o edital em outubro, decidi nos 26 dias restantes de novembro, revisar apenas por questões, voltei em todas as aulas, refiz os exercícios, usei o caderno de questões e fiz também todos os simulados disponibilizados.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Fernanda: Raciocínio lógico e Português. Então decidi assistir às videoaulas dos Professores Brunno e Adriana, eles são fantásticos! Ainda tenho muito o que aprender com eles, mas o primeiro passo foi dado.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Fernanda: Na última semana me dediquei apenas aos simulados, quando me deparava com alguma questão cujo tema não me recordava, recorria ao material para rememorar o conteúdo.
No sábado antes do dia do concurso, decidi não estudar, pois estava bastante cansada mentalmente, passei o dia em meio a natureza para desacelerar um pouco. No domingo, dei uma rápida olhada em algumas anotações que tinha feito durante a semana e fui para a prova.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Fernanda: Começando pelos acertos, acho que consegui realizar durante esses 8 meses de estudos tudo o que eu tinha me proposto a fazer. Segui meu planejamento, com foco e determinação, não me deixei abater quando vi que eram quase 10.000 inscritos para 4 vagas na GEX de Porto Alegre, simplesmente segui executando meu planejamento. Fiz o meu melhor, e tenho certeza que mesmo se eu não tivesse conseguido ser aprovada, sairia com a sensação de dever cumprido.
Em relação aos erros, sinto que o que mais me prejudicou foi meu nervosismo, principalmente no dia da prova, errei três questões passando para a grade, e as três estavam corretas, rsrsrsrs. Então para novos concursos terei que trabalhar minha ansiedade e nervosismo, pois todo o meu esforço poderia ter sido em vão, em virtude de erros bobos.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir?
Fernanda: Não pensei e também nem poderia “me dar ao luxo” de desistir, tratei esse concurso como meu porto seguro. Talvez eu nem seja demitida do meu atual emprego, mas como moramos eu minha filha apenas, o medo de ficar desempregada em virtude da privatização e ter de recomeçar do zero no mercado de trabalho foi o meu maior incentivo para continuar, rsrsrs.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Fernanda: Bom, eu diria que antes de tudo deve existir a certeza de realmente querer começar. O foco, a determinação e a organização dos estudos alicerçados em um material de qualidade, como os do Estratégia, são primordiais para iniciar nesse mundo dos concursos. Eu tenho absoluta certeza que não teria conseguido se tivesse optado por estudar por conta, as mentorias iniciais com a Professora Núbia e o Professos Rubens fizeram com que eu economizasse um tempo valiosíssimo na minha preparação, eu não tinha a mínima ideia de como e nem por onde começar a estudar.
Enfim, trace sua meta e siga fazendo o seu melhor sempre, que a recompensa uma hora chega, acredite !!!