“Você precisa de apenas uma vaga. Tenha fé em Deus ele sempre vai te conceder o melhor […]”
Confira nossa entrevista com Ednice Tavares Cruz de Souza, aprovada em 2° lugar (cotas) no concurso INSS para Técnico do Seguro Social – Belo Horizonte (MG):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Ednice Tavares Cruz de Souza: Sou formada em Tecnologia em Gestão Recursos Humanos; tenho 47 e sou de Belo Horizonte.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Ednice: A possibilidade de ter uma vida mais tranquila, concluir a construção da minha casa, e poder ser útil a sociedade, pois, acredito que o servidor público, quando se compromete a prestar um bom serviço, tem muito a contribuir. Além disso, tenho uma filha de 06 anos que quer ser bombeiro. A estabilidade do serviço público irá me auxiliar a ajudá-la a alcançar esse objetivo.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Ednice: Sim. Sou concursada da Prefeitura de Belo Horizonte e trabalho atualmente em regime híbrido, 03 dias de forma presencial e 02 remotamente. Sou casada, tenho uma filha de 06 anos cheia de energia e inteligência que demanda muita disposição. Eu estudava no ônibus, quando da realização dos afazeres domésticos ia ouvindo as videoaulas, no meu horário de almoço, nos finais de semana, aproveitava todo tempo que tinha.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Ednice: Fui aprovada, em 2010, no Concurso da MGS serviços, em 265º lugar, para o cargo de Serviço de Suporte Administrativo. Em 2011 fui convocada e trabalhei nos Recursos Humanos do IPSEMG – Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais até 2014. Em 2011 no Concurso do SERPRO para a área administrativa no 75º lugar, mas não fui chamada. Em 2013 passei em 25º lugar para o cargo de Técnico de Administração da BHTRANS – Empresa da Administração Indireta da Prefeitura de Belo Horizonte – tomei posse em março de 2014 e ocupo esse emprego até a presente data. Em junho de 2014, fui nomeada para o cargo de Técnico Ambiental – Nível I – Grau A da Secretária de Estado do meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, no qual passei em 27º lugar, mas não tomei posse, pois já estava na BHTRANS.
Pretendo continuar estudando, pois tenho o objetivo de passar no concurso do MPU.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Ednice: Não há vida social para o concurseiro. Precisei deixar de participar de muitos eventos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Ednice: O meu esposo foi muito compreensivo. Ele me auxiliava nas tarefas domésticas, brincava com a nossa filha para distraí-la, pois ela ficava sempre perguntando:” por que você estuda tanto mamãe? Por que não vem brincar comigo um pouco? E eu dizia a ela: “filha, tem um pouquinho de paciência, a mamãe vai passar em um concurso melhor e a nossa vida vai mudar”.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Ednice: Por 01 ano. A possibilidade de proporcionar um futuro melhor à minha filha. Ela é a minha motivação.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Ednice: Eu utilizei as videoaulas, os PDFs e o Sistema de Questões do Estratégia. Realizei os simulados e também assisti a quase todas as revisões como a “Hora da Verdade” e outras disponibilizadas na plataforma do curso. A vantagem foi poder alternar entre poder ouvir as aulas e fazer a leitura dos PDFs. Não houve desvantagens.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Ednice: Foi através da internet. Eu estava procurando um curso para o concurso do MPU, quando encontrei o Estratégia, assisti a algumas aulas gratuitas disponibilizadas na plataforma e gostei muito didática. Fiquei muito interessada no fato de poder baixar as aulas e assisti-las quantas vezes quisesse, e principalmente de ter as respostas comentadas nos PDFs, pois muitas vezes eu errava a questão e não sabia o motivo do erro. Isso me motivou a comprar o curso, mas por motivos pessoais acabei não indo bem na prova.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Ednice: Sim. E o que mais me incomodava era: gabarito errado e não ter o suporte dos professores. Além de não poder baixar as aulas para ouvi-las “off-line”.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material?
Ednice: Sim, mas não fui aprovada.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu alguma diferença na sua preparação?
Ednice: Senti muita diferença. O que mais me auxiliou foram os PDFs comentados e o Sistema de Questões.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Ednice: Utilizei uma planilha da disponibilizada pela professora Núbia. Eu intercalava pelo menos 03 matérias por dia e geralmente conseguia estudar 06h por dia, mas aproveitava todo tempo livre para ouvir um áudio ou fazer questões no aplicativo do celular.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Ednice: Eu fazia resumos, lia em voz alta e também fiz os simulados.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Ednice: Acho a resolução de questões de suma importância, pois, em outras preparações eu quase não fazia exercícios e talvez por isso o meu desempenho não foi bom. Eu não me lembro quantas questões fiz, mas foram muitas.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Ednice: Português e Raciocínio Lógico. Ressalto que algumas matérias assuntos, assisti a mesma aula, várias vezes, para conseguir entender. Sei que preciso melhorar, mas deixo a minha gratidão aos professores: Brunno Lima e Adriana Figueiredo, aprendi muito com eles.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Ednice: Na semana antes da prova, fiquei fazendo questões e revisando toda matéria. No dia pré-prova, assisti à revisão de véspera e procurei ficar mais tranquila.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Ednice: Erros: tentar aprender tudo de uma vez. Observei que o aprendizado é progressivo e que as revisões o consolidam.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Ednice: Nos dias em que eu estava muito cansada, procuro fazer uma prece e pedir a Deus forças para não desistir. Mas não é fácil, às vezes, eu pensava em desistir. No entanto, o dia que a minha filha de 06 anos disse: “Mamãe, vou fazer uma oração pra você passar no concurso” isso me deu forças para continuar.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Ednice: Esforço, fé e dedicação e nunca deixe alguém dizer que você não pode ou não vai passar em um concurso, que são cartas marcadas, que o número de inscritos foi muito alto. Você precisa de apenas uma vaga. Tenha fé em Deus ele sempre vai te conceder o melhor.
**Gostaria de deixar meu agradecimento especial aos professores: Rubens Maurício, Bruno Lima, Herbert Almeida e Adriana Figueiredo. O Estratégia tem ótimos professores, mas esses quatros são uma jóia rara, cuidem muito bem deles.