“Nunca desista! Nem mesmo quando tudo parecer dar errado. Mantenha sempre o foco e a coragem. E jamais se sinta intimidado por qualquer que seja a circunstância.”
Confira nossa entrevista com Amanda de Oliveira Ferreira, aprovada em 11° lugar no concurso INSS para Técnico do Seguro Social – Duque de Caxias (RJ):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Amanda de Oliveira Ferreira: Olá! Meu nome é Amanda de Oliveira Ferreira e tenho 20 anos. Moro no Rio de janeiro – RJ e atualmente possuo apenas o ensino médio técnico em Administração.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Amanda: Após o término do ensino médio, aos 17 anos, enviei diversos currículos para diferentes empresas, mas nunca tive ao menos a oportunidade de ser entrevistada. Então foi justamente essa dificuldade que me motivou a entrar no mundo dos concursos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Amanda: Não, eu apenas estudava.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Amanda: Bom, antes de ter sido aprovada no meu segundo concurso, que foi esse para Técnico do Seguro Social, eu havia sido aprovada em 24° lugar para o cargo de Auxiliar de Classe da prefeitura de Cabo Frio. Contudo, sim, pretendo continuar os estudos, pois creio que posso alcançar muito mais.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Amanda: Lembro que durante minha preparação para concursos eu passava quase que 100% do tempo trancada no quarto estudando. Com isso, somente aos finais de semana que eu separava algumas horas para estar com a família e amigos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Amanda: Sempre tive o apoio da minha família em tudo, sobretudo da minha mãe, que ao longo desse percurso nunca me deixou desistir de sonhar alto por mais impossível que parecia ser a circunstância.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Amanda: Para manter a disciplina ao longo de 10 meses de estudos, buscava sempre manter o foco na chegada, ou seja, na aprovação e não apenas na “dor do hoje”, isto é , no caminho que me faz chegar até o fim, pois eu lembro que algo me dizia: “você vai se arrepender de desistir”.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Amanda: Eu gostava muito de assistir às videoaulas e ler os PDFs do Estratégia Concursos, assim como fazer alguns resumos sobre tudo o que aprendi durante o dia.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Amanda: Eu o conheci quando encontrei uma aula, no canal do YouTube, sobre o respectivo tema que estava procurando.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Amanda: O Estratégia Concursos possui materiais muito bem estruturados, com videoaulas e PDFs recheados de informações bastante relevantes e completas, que eu sinceramente não consigo encontrar em outro lugar com tanta facilidade assim. Por isso, reconheço que o Estratégia Concursos me trouxe muita praticidade nos estudos.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Amanda: Eu estudava quatro matérias por dia, durante doze horas líquidas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Amanda: Sempre resolvia algumas questões sobre o tema após terminar de estudá-lo, mas aos finais de semana costumava ler alguns resumos que já havia feito anteriormente.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Amanda: Resolver questões é de suma importância, pois é justamente com elas que se torna possível entender como ocorre no caso concreto o que foi visto na lei seca. Tendo em vista isso, acredito que fiz em média mais de 1000 questões durante essa trajetória.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Amanda: Tive muita dificuldade nas disciplinas de informática e de raciocínio lógico, mas graças aos professores do Estratégia Concursos, Brunno Lima e Renato da Costa, que acabaram com todos os medos e dúvidas, eu conseguir realizar muito bem as questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Amanda: Eu li os pontos que considerava mais importante da lei seca, assisti a todas as aulas de revisão do Estratégia Concursos disponibilizadas no canal do YouTube e resolvi diversas questões.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Amanda: Acredito que eu faria tudo igual novamente.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Amanda: A todo momento eu pensava em desistir, inclusive no dia anterior à prova. Mas o que mais me motivava a seguir foi a certeza de poder oferecer um futuro melhor aos meus filhos e familiares.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chego
Amanda: Nunca desista! Nem mesmo quando tudo parecer dar errado. Mantenha sempre o foco e a coragem. E jamais se sinta intimidado por qualquer que seja a circunstância.