Aprovada em 4° lugar no concurso INSS para Técnico do Seguro Social
Previdenciária (INSS, PREVIC)“Acredite é possível ser aprovado em um concurso público sim! Dedique-se, aproveite o máximo do tempo que você tem disponível pra realmente estudar e tenha muita fé! Sua hora vai chegar!!”
Confira nossa entrevista com Alessandra Cunha de Amorim, aprovada em 4° lugar no concurso INSS para Técnico do Seguro Social – Campo Grande (MS):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Alessandra Cunha de Amorim: Olá! Meu nome é Alessandra Cunha de Amorim, sou de Campo Grande- MS, tenho 38 anos, sou advogada.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Alessandra: Quando ainda cursava a graduação de Direito eu não tinha dúvida queria muito advogar, fiz a prova da OAB no 8º semestre e passei, estava super empolgada com o curso, mas com o passar do tempo vi que não era o que eu queria, então, decidi estudar para concursos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Alessandra: Felizmente, não precisei trabalhar, dediquei-me exclusivamente ao estudo.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Alessandra: Somente do INSS. Pretendo continuar estudando nessa mesma área, na esperança de surgir o concurso do INSS pra analista.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Alessandra: Eu fui bem radical! Assim que o edital saiu eu respirava o concurso do INSS. Conversei com a minha família e disse a eles que por alguns dias eu me ausentaria e foi o que eu fiz, deixei de ir a baladas, a viagens, não ia nem à casa de minha mãe e quando, em caso necessidade, tinha que sair eu imprimia algumas questões pra resolvê-las no tempo ocioso.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Alessandra: Minha família sempre acreditou em mim!
Eu só tenho que agradecer ao meu esposo que me ajudou muito nessa caminhada, montou um espaço em casa pra que eu ficasse bem acomodada pra estudar e durante a minha preparação pós-edital ele entendeu a necessidade da minha ausência em vários momentos; à minha mãe, uma mulher de muita fé, sempre orando por mim; ao meu pai, aos meus irmãos que torceram muito pela minha aprovação e aos meus sogros que também cuidaram muito bem de mim nesse período.
O meu nome saiu no DOU e isso foi possível porque os bastidores da minha história me apoiaram.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Alessandra: Bom, antes de abrir o edital eu já estava estudando, porém não era regrada, estudava 2 dias seguidos de 2 a 3 horas por dia e passava 1 semana sem estudar. Após a abertura do edital eu me dediquei por completo, durante os 65 dias que antecederam a prova eu estudei de domingo a domingo, coloquei uma meta de 10h de estudo por dia, às vezes, conseguia até mais que a meta, mas percebia que meu rendimento caía muito. Procurava sempre fazer um estudo mais ativo e quando estava muito cansada eu passava a estudar as matérias que eu gostava e fazia um estudo mais passivo como assistir videoaulas. E uma coisa que também me ajudou muito foi assistir às entrevistas dos aprovados, isso me animava muito. E pra manter a disciplina eu encarava minha jornada como se estivesse trabalhando, eu tinha horário pra tudo, cronometrava todo o meu tempo.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Alessandra: Eu utilizei os cursos em PDF e as videoaulas. O que eu mais usava eram os PDFs simplificados, pois a leitura deles me forçava um estudo mais ativo. Mas também utilizei as videoaulas nas matérias de informática e RLM, claro que perdia muito tempo assistindo, mas não tinha o que fazer eu tinha muita dificuldade nessas matérias.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Alessandra: Fiz uma pesquisa entre os melhores cursinhos e o Estratégia sempre no topo.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença na sua preparação?
Alessandra: Senti diferença sim, sem dúvida os PDFs simplificados, as Trilhas fizeram um diferencial na minha aprovação, os resumos deixados pelos professores.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Alessandra: Eu montei um cronograma de estudos, estudava de 04 a 05 matérias por dia, a matéria de previdenciário como tinha mais peso, eu a coloquei pra estudar diariamente, assim fiz também com a matéria de português. Como eu tinha o tempo todo livre pra me dedicar eu estipulei uma meta de estudo que foi de 10h líquidas.
Obs.: tinha dias que essas horas líquidas eram bem aproveitadas, no entanto outros dias quando passavam mais de 8h líquidas, já não rendia tanto, mas mesmo assim eu era teimosa e continuava.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Alessandra: Eu não fazia resumos, pois achava que tomava muito do meu tempo. Eu imprimia os resumos que estavam disponíveis na área do aluno e resolvia muitas questões. Fazia todos os simulados que eram disponibilizados.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Alessandra: A resolução de questões é essencial, resolvi muitas questões, não me lembro a quantidade exata, mas foram muitas e as que eu errava anotava e depois de alguns dias as resolvia novamente pra verificar se eu tinha memorizado.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Alessandra: Meu “calcanhar de Aquiles” eram as matérias de Informática e RLM, meu Deus!! Quando eu olhava no meu quadro de horários e via que no cronograma tinha essas matérias, meu dia já não era o mesmo rsrsrs. Mas o Estratégia tem os melhores professores, vou citar aqui dois deles a professora Emannuelle Gouveia de informática, passei a assistir às aulas dela “A última jornada do INSS”, “Hora da verdade” e ficou tudo tão mais leve, lembro-me dela dizer: “Confie em mim, segure nas minhas mãos”, e foi o que eu fiz confiei, fiz muitas questões e deu certo, das 05 questões de informática que caíram na prova, acertei 4 e deixei 1 em branco. E o outro é o Brunno Lima – professor de RLM- que deixava as aulas, que eram tão terríveis pra mim, mais suaves, dava dicas de como a banca poderia cobrar as questões. Na prova quando eu comecei a resolver as questões de RLM, não acreditei, estava tudo ali o que o professor tinha aplicado nas aulas dele, tanto que gabaritei!!
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Alessandra: Na semana que antecedeu a prova eu aumentei a minha carga horária de estudos, havia impresso os resumos das matérias e me dediquei a eles. Já no dia pré-prova eu assisti à revisão de véspera, peguei todas as dicas dos professores.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Alessandra: Acertos: Me dedicar por completo, renunciar meus momentos de lazer, seguir as orientações dos mestres desse cursinho.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Alessandra: Sim, pensei muito em desistir, pois o edital estava demorando muito, eu não conseguia me concentrar no pré-edital. Meu marido sempre dizia: “Você não vai desistir, fique calma sua hora vai chegar”.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Alessandra: Acredite é possível ser aprovado em um concurso público sim! Dedique-se, aproveite o máximo do tempo que você tem disponível pra realmente estudar e tenha muita fé! Sua hora vai chegar!!