“Para você que está começando agora, eu já comecei um dia também, e continuar foi fundamental para eu chegar aonde estou; então, continue.”
Confira nossa entrevista com Airanan Beatriz Soares de Oliveira, aprovada em 01° lugar no concurso INSS para Técnico do Seguro Social – Montes Claros (MG):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Airanan Beatriz Soares de Oliveira: Oi, eu me chamo Airanan, natural de Pirapora – MG, tenho 31 anos, e sou formada em Letras Português pela Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Airanan: A minha mãe é funcionária pública federal aposentada, eu vi de perto o quanto ser concursada impactou de forma positiva a vida dela e, consequentemente, a minha e a dos meus irmãos. Por isso, eu quis trilhar o mesmo caminho.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Airanan: Eu trabalho e estudo. Acredito que essa seja a realidade da maioria das pessoas que estudam para concurso. Não é uma rotina fácil, pelo contrário, mas na medida em que as coisas acontecem, a gente percebe que vale a pena.
Eu estudo nas horas vagas, ou seja, quando não estou no meu serviço, normalmente estou estudando. Como já sou concursada e a minha carga horária é de 6 horas diárias, de segunda a sexta, montei um cronograma de estudo no qual eu estudava em média 2h na parte da manhã e 3h à noite. Aos sábados aproveitava para estudar um pouco mais e aos domingos priorizava o meu descanso.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Airanan: Eu já fui aprovada nos seguintes concursos:
- Prefeitura Municipal de Pirapora – MG, Agente Administrativo, 28º colocação;
- Prefeitura Municipal de Pirapora – MG, Assistente Técnico Educacional, 5° lugar;
- Câmara Municipal de Pirapora – MG, Agente Administrativo Legislativo, 4º lugar;
- Câmara Municipal de Pirapora – MG, Ouvidor, 1º Lugar;
- Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG, Técnico Administrativo, 5° lugar.
Sim, eu vou continuar estudando para concursos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Airanan: Eu não tinha uma vida social agitada, normalmente os encontros com amigos e família aconteciam aos fins de semana. Costumávamos nos reunir em casa mesmo, mas não era algo que acontecia sempre, até porque às vezes era justamente nos fins de semana que conseguia colocar os estudos em dia, rever o meu cronograma ou fazer um simulado.
Porém, quando esses momentos de distração aconteciam, eu tentava participar, porque acredito que ajuda a oxigenar as ideias e recuperar o fôlego.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Airanan: A minha família sempre viu os estudos como a oportunidade de ter uma condição de vida melhor e foi com isso que cresci. Considero-me uma pessoa privilegiada por ter tido o apoio das pessoas que amo.
A minha mãe, Maria Soares, é uma delas. Ela sempre me fala “O estudo nunca fica perdido” e a partir disso eu fui buscando oportunidades melhores; eu me espelho muito nos ensinamentos dela. Mãe, olha eu aqui. Eu te amo! Estou dando entrevista para o Estratégia Concursos, rs.
Ao meu lado também caminha a Vanessa uma pessoa que sonha os meus sonhos comigo, costumo dizer que às vezes ela acredita mais em mim do que eu mesma, rs, e isso é muito importante, principalmente naqueles dias em que a gente não vai bem em uma matéria ou está tendo um dia ruim.
Além delas, tive muito o apoio da minha Vó, Luzia, conversávamos sobre concursos, ela entendia as minhas ausências em determinadas situações, sabia que era parte do processo e isso me confortava. É uma conquista que dedico principalmente a ela.
Além da família e amigos, contei também com o apoio dos meus cachorros, Spike e Thor, tê-los por perto, principalmente enquanto eu estudava, ajudava a aliviar a tensão, rs.
Esse apoio emocional das pessoas que são referências para mim é crucial, porque estudar para concurso é muitas vezes solitário, mas saber que quem eu amo estará por perto quando eu precisar ou que eles entendem quando eu digo “Não posso, preciso estudar”, torna o processo menos pesado.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Airanan: Para o concurso do INSS eu iniciei os estudos em maio de 2022. Assim que as notícias sobre a autorização se tornaram mais sólidas, eu refiz o meu cronograma de estudo priorizando esse concurso. O que me ajudou a manter a disciplina foi pensar que apesar de estar cansativo, tudo isso iria passar e eu ficaria feliz com o resultado. E realmente eu fiquei, rs, muito feliz.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Airanan: Utilizei PDFs e em algumas raras situações videoaulas, mas na maior parte do tempo os meus estudos foram a partir dos PDFs. Não menciono desvantagens, eu acho que a gente precisa se conhecer e ver com qual método nos saímos melhor. Eu não costumo utilizar videoaulas, porque o meu tempo é curto, ainda que eu acelere o vídeo, não vejo que tenho tantos ganhos com esse tipo de material, logo, não o utilizo.
Algo de que gostei muito foram as Versões Simplificadas dos PDFs que foram disponibilizados na plataforma, eles possuem o mesmo núcleo de conteúdo do material completo, porém é mais objetivo, voltado para quem já viu aquele assunto ou tem facilidade com a matéria. Isso foi algo que me ajudou a otimizar o meu tempo. Eu só utilizava o PDF Versão Original quando era um assunto sobre o qual eu tinha dificuldade.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Airanan: A partir de amigos que também são concurseiros.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Airanan: Eu já utilizei material de outros preparatórios. O que mais me incomodava era a forma como o material era construído, muitas vezes com informações em excesso (que eram dispensáveis), isso me fazia perder tempo, e sabemos que para o concursando tempo é ouro.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Airanan: Sim. A partir do momento em que comecei a estudar pelo material do Estratégia, eu pude ver o quanto evoluí, notei isso a partir das questões que eu resolvia, o meu percentual de acertos aumentou. Eu percebi que estava conseguindo consolidar o aprendizado, justamente porque o material ia direto ao ponto, sem rodeios e com bons exemplos. Eu não me cansava tanto estudando e conseguia aprender mais.
Como mencionei anteriormente, algo de que gostei muito e que encontrei no Estratégia Concursos foram os PDFs na Versão Simplificada, para mim, eles foram fundamentais.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Airanan: Eu estudava três matérias de segunda a sexta (duas pela manhã e uma à noite), uma delas era Direito Previdenciário, que eu via todos os dias. Aos sábados eu estudava duas matérias, às vezes três, isso quando não conseguia cumprir o cronograma da semana.
Aos domingos eu priorizava o meu descanso, mas após o edital publicado, comecei a fazer simulados todos os domingos. Por dia eram 5 horas líquidas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Airanan: Minhas revisões eram a partir de resumos, questões e simulados. Os simulados do Estratégia me direcionaram de uma forma muito positiva em meus estudos, as questões eram sensatas e se aproximavam muito do perfil da banca, isso me ajudou a criar confiança para a prova.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Airanan: É de extrema importância. Ao resolver questões a gente compreende o estilo da banca, administra o nervosismo, treina a interpretação de texto e consegue ter um feedback de como estamos assimilando o conteúdo. Não lembro quantas resolvi ao todo, mas eu me propunha a fazer pelo menos 100 questões por dia.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Airanan: Matemática, rs. Sou de escola pública, com muito orgulho, mas sabemos que muitos são os problemas que enfrentamos ali dentro e um deles foi que a minha base em Matemática foi ruim, então cresci achando que não era boa nessa matéria. Porém, quando compreendi que precisava ver a matéria do início e com isso reconstruir a minha base no assunto, as coisas começaram a melhorar significativamente. E, claro, também fiz muitos exercícios, rs.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Airanan: A semana que antecedeu a prova foi uma semana na qual eu não consegui manter a minha rotina de estudos como eu gostaria. Isso porque durante a minha preparação para esse concurso, mais precisamente em outubro, eu precisei fazer uma cirurgia delicada, o meu pós-operatório foi estudando, no início estudava na cama, após duas semanas voltei a estudar sentada.
Então, justamente na semana que antecedeu a prova, eu tinha alguns retornos médicos. Por causa dessa situação, dediquei-me aos meus resumos, aos simulados e questões – procurei rever os meus erros – e assisti à Revisão de Véspera e aos vídeos 70 pontos para o INSS Direito Previdenciário dos professores Rubens e Adriana (que por sinal são excelentes).
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Airanan: Para mim, três foram os meus principais acertos: eu procurei conciliar os estudos com atividade física e momentos de distração (isso ajudou muito a administrar a tensão); quando eu não me saía bem em um simulado ou não tinha um dia de estudo produtivo eu não deixava isso me definir; e revisar os meus resumos constantemente.
Quanto aos erros, eu confesso que não vi erros nessa trajetória especificamente, talvez por isso o resultado tenha sido tão bom, rs.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Airanan: Não pensei em desistir, havia dias em que eu estava extremamente cansada, mas não pensava em desistir, porque de alguma forma eu sabia que valeria a pena.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Airanan: Eu deixo um trecho de uma música da qual eu gosto muito “Seja luz apesar do agora, o caminho é a vitória. Sua cruz, é do tamanho da glória, não desista agora”.
Para você que está começando agora, eu já comecei um dia também, e continuar foi fundamental para eu chegar aonde estou; então, continue.