.
“Meu conselho é escolher uma área para se dedicar, não desviar o foco dela e a cada reprovação avaliar onde precisamos ajustar e quais matérias devemos dar uma maior atenção […]”
Confira nossa entrevista com Milena Machado Costa, aprovada no concurso da Guarda Municipal de Fortaleza:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Milena Machado Costa: Me chamo Milena Machado e sou engenheira civil por formação. Tenho 25 anos e nasci em Fortaleza, no Ceará.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Milena: Os exemplos que eu tenho na família, pois a maioria dos meus tios são concursados e dentro de casa tenho como exemplo o meu pai, ex-concurseiro, que também já conseguiu algumas aprovações. Juntamente com a crise na construção civil e a consequente desvalorização dos engenheiros atuantes na área.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Milena: Nos primeiros concursos que fiz ainda trabalhava, fazia faculdade e era muito inexperiente, não conseguindo lograr êxito nesses certames. No final de 2021 fiquei desempregada e me vi em uma situação complicada, pois a construção civil na região onde eu estava morando estava muito parada e a única forma de voltar a trabalhar logo seria passando em um concurso. Foi aí que me organizei, arregacei as mangas e enfrentei um ano e meio de estudos integrais até uma aprovação dentro das vagas imediatas.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Milena: Consegui algumas aprovações, fora das vagas, no concurso da Assistente/secretário escolar SEMED-Maceió (2017) – 3196°, Assistente em administração UFRJ (2022) – 42°, Fiscal de obras – Prefeitura de Aperibé (2022) – 12°. E aprovada dentro das vagas no concurso da Guarda Municipal de Fortaleza (2023) – 260°.
Pretendo continuar estudando, mas agora para concursos no âmbito federal.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Milena: Minha vida social mudou drasticamente, pois fiquei desempregada e onde eu estava morando não conseguia um emprego na minha área de formação, então aproveitei que estava morando com meus pais e enquanto procurava emprego, estudava para concursos. Como estava morando em uma nova cidade e distante dos meus amigos, foquei 100% nos estudos e diminuí muito minhas horas de lazer, porque de alguma forma eu queria encurtar o caminho até a aprovação. É doloroso, solitário, mas vale a pena.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Milena: Meus pais foram essenciais para que essa aprovação fosse conquistada, sempre me apoiaram e seguraram as pontas quando fiquei desempregada e virei concurseira em tempo integral.
Alguns amigos meus entenderam sim, outros não, pois queriam me ver atuando na área.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Milena: Eu já vinha estudando para área policial há um ano e meio, fiz algumas provas onde não consegui aprovação. No final de 2022 fiquei sabendo dos boatos que haveria o concurso da GMF na minha cidade natal, então, quando saiu o edital, foquei nas matérias específicas que ainda não tinha visto e revisei o que já vinha estudando. O que me fez manter a disciplina foi ter uma rotina de estudos, e ver minha evolução nos simulados me animava muito.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Milena: Sempre preferi escrever, fazer meus resumos, então assistia as videoaulas e ia preparando meu próprio material.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Milena: Através do meu pai, que já foi concurseiro. Ele também conseguiu aprovação através de materiais do Estratégia há alguns anos atrás.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Milena: Sim, usei materiais de outro cursinho. O que mais me incomodava era a demora para as aulas serem postadas e o material que, em algumas disciplinas, era superficial.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Milena: Não fiz prova durante esse período.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Milena: Senti uma grande diferença sim. Os materiais do Estratégia são muito completos e bastante aprofundados, o que acho essencial para formar uma boa base, independente da área pra qual você estuda.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Milena: Eu não tinha um plano de estudos certinho. De acordo com o edital que eu estava focando eu reorganizei meu horário, mas sempre estudava um assunto de três matérias diferentes por dia, resolvendo questões no fim do dia. E revezava com um dia de videoaula e “confecção” dos meus resumos, até fechar o edital e ficar somente revisando os três assuntos de três matérias diferentes todo dia. E no fim de semana resolvia simulados e questões.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Milena: Revisava lendo meus resumos, resolvendo questões e simulados.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Milena: Resolver questões ajuda a fixar os assuntos e conhecer o estilo de cobrança da banca. Fiz mais 8 mil questões durante esse um ano e meio de estudos.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Milena: No início dos meus estudos eu não tinha nenhuma noção em direito e, sem dúvidas, eram as matérias que eu mais tinha dificuldade. Assisti todas as videoaulas dessas matérias, montei meus resumos e resolvi muitas questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Milena: Resolvendo muitas questões, simulados e revisando o assunto que eu ainda estava errando.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Milena: Meu principal erro foi não focar em apenas uma área de estudos e sair fazendo várias provas com assuntos bastante distintos, no início.
Meu principal acerto foi investir em um curso direcionado, como o Estratégia, e uma plataforma de questões com um bom banco de questões.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Milena: A insegurança do mundo dos concursos nos acompanha diariamente, o que nos faz duvidar da nossa capacidade de conseguir aprovação. Pensei em desistir várias vezes, mas o fato de a cada reprovação eu ver que eu estava mais próximo de conseguir a tão sonhada aprovação dentro das vagas imediatas, me fez continuar.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Milena: Meu conselho é escolher uma área para se dedicar, não desviar o foco dela e a cada reprovação avaliar onde precisamos ajustar e quais matérias devemos dar uma maior atenção. A mensagem que deixo é um pouco clichê, mas só não passa quem desiste, então precisamos ter fé e paciência que uma hora dá certo.