Aprovada em 11° lugar no concurso da Prefeitura de Barra de São Francisco/ES para o cargo de Guarda Municipal
Policial (Guardas Civis)“[…] te aconselho a não desistir. Você é capaz, alcançar o objetivo é só uma questão de dedicação e tempo. Na hora certa a sua hora vai chegar, apenas não desista. Só não alcança quem desiste.”
Confira nossa entrevista com Katyússa Miranda Santos Nascimento Katy, aprovada em 11° lugar no concurso da Prefeitura de Barra de São Francisco/ES para o cargo de Guarda Municipal:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Katyússa Miranda Santos: Olá! Eu sou a Katyússa, pós graduada em Direito, tenho 33 anos e sou do ES. Moro em Vila Velha-ES, mas nasci em Cachoeiro de Itapemirim-ES.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Katyússa: Comecei a estudar para concursos visando a estabilidade profissional e financeira que o serviço público nos proporciona.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Katyússa: Sim, trabalha e estudava. Como sou casada e tenho dois filhos pequenos, um de 3 anos e outro de 4 anos, quando iniciei os estudos minha rotina era muito corrida e difícil: tinha casa, filhos, trabalho e ainda tinha que arrumar um tempo para estudar.
Eu utilizava todo tempo que eu tinha para estudar, era dentro do ônibus no caminho para o serviço, era no ponto esperando o ônibus, nos intervalos no serviço, quando estava em casa era na hora que as crianças dormiam. Não tinha um horário específico, mas todo tempo que eu tinha era usado para estudar.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Katyússa: Fui aprovada no concurso para a Guarda Municipal de Barra de São Francisco-ES, fui a 11a colocada na modalidade que me inscrevi.
Pretendo continuar estudando para concursos na mesma área (segurança pública).
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Katyússa: Eu não tinha vida social durante a preparação para o concursos, utilizava literalmente todo tempo que eu tinha para focar nos estudos. Apenas quando era aniversário de alguém mais próximo que eu comparecia, mas de forma bem rápida, para poder voltar aos estudos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Katyússa: Meus familiares viram que onde eu estava trabalhando já não estava me fazendo bem, que não era aquilo que eu queria fazer. Quando eu abri meu coração eles me apoiaram demais, apesar do medo que os pais sempre ficam quando a gente pensa em ir para carreira que envolve segurança pública. Todos me apoiaram e me incentivaram.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Katyússa: O concurso que eu fui aprovada foi o primeiro concurso que eu prestei, e por incrível que pareça eu só tinha 3 meses de estudo. O concurso que eu estava almejando, na época, era outro, havia iniciado o estudo para ele, porém não havia previsão de quando ele aconteceria. Já sabia a banca que seria a organizadora do concurso, mas ainda não tinha data prevista para a abertura do edital. Foi quando eu vi que esse concurso para a guarda estava aberto e que era a mesma banca que estava organizando. Conversando com o Professor William Valverde, que na época me dava mentoria, ele me incentivou e sugeriu que eu fizesse o concurso da guarda só como um teste para ver como eu estaria, medir o nível, ter uma experiência real com concurso. Ouvi os conselhos dele e deu certo.
Para manter a disciplina foi primordial ter um cronograma de estudos organizado, onde eu já acordava sabendo que matéria eu tinha que estudar, e de que página do material do Estratégia eu tinha que iniciar a leitura até a página que eu finalizava no dia.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Katyússa: No início a gente fica meio confuso, pois hoje em dia temos muitas ferramentas para estudar, e eu sempre digo que estudar para concurso não é uma receita de bolo, cada um de nós tem as suas peculiaridades e precisamos entender qual ferramenta cabe melhor para nós.
No meu caso, aulas presenciais era impossível, pois demandava muito tempo com deslocamento. Videoaulas eu cheguei a tentar, mas quando fui para o PDF mudou tudo, pois o tempo que eu precisava para assistir a videoaula de um assunto, com o PDF eu lia o conteúdo todo do cronograma do meu dia. Percebi que o PDF era a ferramenta que mais se encaixava com o meu perfil e com a minha rotina.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Katyússa: Conheci o Estratégia através do professor William Valverde, pois ao adquirir a mentoria dele, ele já de cara mostrava o Estratégia como o melhor curso preparatório.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Katyússa: Sim, o que mais me incomodava é exatamente os PDF’s, pois não tinha como estudar por eles, era como se fosse um resumo do resumo da videoaula e não colocavam alguns pontos importantes, o que me forçava a ter que ir para a aula em vídeo. A sensação que eu tinha era de estar perdendo tempo.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Katyússa: Com certeza. Os PDF’s são brilhantes, vão direto ao ponto, são claros, não preciso buscar videoaulas ou outras ferramentas para complementar os estudos.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Katyússa: O meu plano de estudo foi feito com a ajuda do professor William Valverde, que era meu mentor para concursos. No meu plano, eu estudava duas matéria por dia, todos os dias tinha que fazer no mínimo 10 questões de cada matéria. Não tinha horas líquidas corridas, pois usava os momentos que eu tinha livre para estudar, porém se eu somasse esse tempo, diariamente variava de 3 a 4 horas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Katyússa: Minhas revisões eram incluídas dentro do meu cronograma de forma que eu sempre estava revisando as matérias, através de questões, e quando eu via que não estava indo bem nas resoluções, voltava para dar uma lida na matéria novamente e refazia as questões que eu errava. O importante era entender onde eu estava errando e o porquê.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Katyússa: A resolução de exercícios é fundamental, ainda mais quando a prova já está com a data definida. Lembro que fiz certa de 900 questões em 3 meses para esse concurso.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Katyússa: A disciplina que eu tinha mais dificuldade era Direito Administrativo. Superei essa matéria, exatamente resolvendo questões, pois consegui ver quais pontos desta disciplina eu tinha mais dificuldade e assim foquei nessa dificuldade.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Katyússa: Na semana que antecedeu a prova, eu me dediquei a fazer revisões e no dia anterior eu fiz um aulão de véspera. No dia da prova eu busquei controlar minha respiração, por conta do nervosismo que a gente sente no dia, busquei relaxar ouvindo música, desfocar um pouco da prova.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Katyússa: O principal erro foi no início não ter buscado uma orientação de alguém que entendia de concurso, isso me levou a comprar um material de um outro curso que não me ajudou, acabei jogando dinheiro fora.
O principal acerto foi exatamente entender que eu não podia copiar o que o outro fazia, pois não ia caber em mim, com isso, fui buscando as ferramentas que mais se adequa ao meu perfil e a minha rotina, fui vendo que podia fazer estudos pausados, estudando em um momento 20 minutos, depois mais 15 minutos, e no final eu chegava nas mesmas horas líquidos que alguém que estudou 4 horas direto.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Katyússa: No início dá muito medo, a sensação que dá é que é muito difícil, que não somos capazes. Minha maior motivação para seguir foram os meus filhos, toda vez que eu pensava em desistir olhava para eles e aquilo me dava um gás para seguir em frente.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Katyússa: Primeiro eu aconselharia a adquirir o melhor material para concursos, que é o Estratégia, e ter um coach, um mentor, como quiserem chamar para te orientar de forma individual. Ele vai conseguir, junto com você, colocar as ferramentas e o jeito que mais vai se adequar ao seu perfil e a sua rotina.
Aconselharia, também, a todos os dias acordar e antes de levantar da cama te imaginar no cargo dos seus sonhos – isso já mudava meu dia.
E, claro, te aconselho a não desistir. Você é capaz, alcançar o objetivo é só uma questão de dedicação e tempo. Na hora certa a sua hora vai chegar, apenas não desista. Só não alcança quem desiste.