“[…] Meu pai especialmente, é um concurseiro nato, mais um aluno do estratégia, por vezes, estudamos e discutimos as matérias juntos, isso facilita bastante.”
Confira a nossa entrevista com Marcelo Bazilio da Silva Junior, aprovado em 4° para Técnico em Eletromecânica – Angra dos Reis – no concurso ELETROBRAS:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Marcelo Bazilio da Silva Junior: Sou de Niterói, mas moro em Macaé há muitos anos. Tenho 30 anos, sou técnico em eletromecânica pelo IFF e atualmente curso engenharia mecânica na UFRJ.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Marcelo: Já fiz alguns concursos de nível mais baixo e processos seletivos diversos, sempre fui bem, mesmo sem estudar, mas para concursos nacionais e mais concorridos percebi que precisaria me dedicar de verdade aos estudos, e assim o fiz.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Marcelo: Sim, sempre trabalhei e estudei, minha grande dificuldade era exatamente essa conciliação, demorei pra criar a disciplina de estudar mesmo após chegar cansado do trabalho, mas depois que virou uma rotina, mesmo que forçada no início, ficou mais fácil
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Marcelo: Concurso somente da PMERJ em 2014, para soldado de polícia, mas desisti de ocupar o cargo. Fiquei por alguns pontos de classificar no Escriturário do BB e não fui muito bem no de Investigador da PCERJ, mas serviram de aprendizado pra esse que classifiquei, fiquei em 9º no processo para supervisor do IBGE mas abri mão da vaga pois já sou funcionário público também por processo seletivo, na secretaria de saúde do município. O plano é começar ainda essa semana os estudos pro INSS.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Marcelo: Sim, não tive que mudar drasticamente minha vida social, saí, viajei, fiz praticamente tudo que sempre gostei de fazer, porém independente de estar viajando ou ter uma festa pra ir, minhas horas de estudo noturno eram sagradas, podemos dizer que estudava poucas horas por dia, mas todo dia estudava, religiosamente.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Marcelo: Sou solteiro e não tenho filhos, admito que é uma grande vantagem nesse momento, meus pais apoiam muito, ambos são concursados, meu pai especialmente, é um concurseiro nato, mais um aluno do Estratégia, por vezes, estudamos e discutimos as matérias juntos, isso facilita bastante.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Marcelo: Assim que fiz a prova da PCERJ, tirei uma semana de descanso e comecei a estudar pra Eletronuclear, pouco mais de 2 meses então, apesar de um pouco desapontado pelos resultados nos dois concursos anteriores, só precisei manter a rotina de estudos que iniciei neles para esse novo concurso, estudando poucas horas por dia, porém todos os dias.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Marcelo: Não consigo utilizar os PDFs de forma satisfatória, minha mente exaure-se rapidamente, nunca fui acostumado a estudar assim, mas como tenho facilidade em aprender com alguém me explicando, os vídeos são perfeitos para mim, e em caso de dúvida de algo no vídeo, pausava e procurava uma explicação mais profunda externamente.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Marcelo: Quando comecei a prestar concursos de forma mais constante, meu pai citou diversos cursos on-line que ele conhecia e utilizava de forma mesclada em seus estudos, para que eu também usasse, de todos eles o que mais gostei da didática foi o Estratégia, foi quando adquiri pela primeira vez o material completo, que foi para o BB e vi minha performance na prova dar um salto, em relação à concursos anteriores, a partir daí passei a sempre procurar os materiais para cada concurso e processo que fosse participar.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Marcelo: Utilizei materiais gratuitos de diversos cursos, percebi que no Estratégia os professores tinham uma linguagem e uma didática que facilitava a minha absorção da matéria, por isso o primeiro material completo que adquiri foi o do Estratégia.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Marcelo: Não. Após decidir estudar on-line, antes mesmo de prestar a primeira prova eu já havia optado por estudar pelo material do Estratégia.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Marcelo: Sim. Sou de exatas, sempre tive facilidade para matemática e matérias relacionadas, em contra partida tenho muita dificuldade em absorver textos extensos como os de legislações e estatutos diversos, mas com as vídeo aulas consegui vencer essa dificuldade, com os professores explicando item a item fica menos cansativa essa leitura.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Marcelo: Comecei estudando as matérias que tinha mais dificuldade e as que eram específicas desse concurso, após, revisei as que já vinha estudando desde os concursos anteriores, matérias que eram comuns, e por fim, nos últimos dias antes da prova retornei às matérias que tinha mais dificuldade, revisando-as.
Estudo cerca 4 horas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Marcelo: Assistia às vídeo aulas fazendo resumo das partes que julgava mais importantes e resolvia exercícios diversos do tema, após, eu fazia a revisão utilizando meus resumos, e retornando aos vídeos e exercícios caso ainda restasse alguma dúvida.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Marcelo: Não lembro a quantidade, mas julgo como 50% de importância, os exercícios são o complemento necessário aos conteúdos, é o que efetivamente te faz fixar na mente o conteúdo assistido. Utilizo sempre provas anteriores da mesma banca para conseguir os exercícios, acho a melhor maneira de entender como a banca irá cobrar o conteúdo
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Marcelo: Legislação de forma geral, os textos são extensos, complexos e, por vezes, contraditórios e/ou ilógicos, para quem é de exatas sempre será uma dificuldade essa falta de lógica quase binária, mas com a explicação dos professores esses textos passaram a fazer sentido pra mim, consegui achar a “lógica matemática” nas leis.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Marcelo: Intensifiquei os estudos, tentei esvaziar a mente de preocupações e problemas, deixando pra resolver o que fosse após a prova, nesse momento abri mão realmente de sair e fazer qualquer coisa que me tirasse o foco, no dia pré-prova viajei para a cidade que iria fazer a prova e tentei relaxar, dei mais uma olhada rápida nas matérias que tinham partes que precisavam ser decoradas, e só.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Marcelo: Meu principal erro foi demorar a começar os estudos de forma “profissional” como o chamado concurseiro, nunca precisei estudar na época de escola para ser aprovado, esse se tornou meu calcanhar de Aquiles, fiquei acomodado, e tive dificuldades no início, e meu principal acerto foi a perseverança, mesmo após ir muito abaixo no que eu esperava nos concursos anteriores, eu não desanimei.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Marcelo: Não, meu pai sempre me fala que fez inúmeros concursos até conseguir entrar no que ele queria, que ir mal em uma prova, ou não passar por pouco, é parte do processo.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Marcelo: Se dedicar, criar uma rotina, se desafiar constantemente a superar suas dificuldades e a si mesmo em cada nova oportunidade, entenda que ir mal em uma prova só quer dizer que precisa estudar e se dedicar mais, jamais que é melhor desistir ou que isso, de fazer concurso, não é pra você.