Aprovada em 2° lugar no concurso Ebserh para o cargo de Analista Administrativo - Área Administração (HU-UFSCar)
Concursos Públicos“[…] não perca tempo com bobagem, foco é importante, disciplina é o caminho. Quanto antes você estudar, mais cedo poderá usufruir de uma vida com mais qualidade […]”
Confira nossa entrevista com Maria Angélica Vieira, aprovada em 2° lugar no concurso Ebserh para o cargo de Analista Administrativo – Área Administração (HU-UFSCar):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Maria Angélica Vieira: Sou administradora, tenho 49 anos, natural de Presidente Venceslau-SP.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Maria Angélica: Sempre quis trabalhar como servidora. A estabilidade, a remuneração e os benefícios foram os atrativos que falaram mais alto.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Maria Angélica: Trabalhava durante o dia e estudava após o expediente, finais de semana e feriados.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Maria Angélica: Fui aprovada em concurso da Prefeitura Municipal de São Carlos-SP, mas não tomei posse, era para assistente administrativo. Também prestava concursos do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, classificava entre os últimos e não era convocada.
Fiquei em segundo lugar no concurso da EBSERH – Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, e comecei a trabalhar agora em agosto de 2024.
Pretendo continuar estudando, pois os estudos me deram oportunidade de crescimento profissional.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Maria Angélica: Não tinha vida social ativa, pois quando você tem um sonho precisa batalhar por ele, são escolhas que fazemos. Pode ser fácil para alguns, mas para outros demanda tempo, dedicação e muita força de vontade.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Maria Angélica: Tenho uma amiga que fez carreira dentro do Banco do Brasil, foi minha inspiração e sempre tive apoio para estudar. Minha família mora no MS e também torceu pelo meu sucesso.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Maria Angélica: Comecei a estudar quando saiu o edital, estava vivendo um período que ter disciplina era minha única opção, ou estudava ou seria frustrada.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Maria Angélica: Eu assimilo melhor o conteúdo por videoaula, mas também praticava um estudo ativo, fazendo meus resumos em cadernos e resolvendo questões.
As vantagens é que percebia o esforço dos professores em fazer uma aula descontraída, dando exemplos que conseguia lembrar na hora da prova.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Maria Angélica: Assistindo aulas gratuitas pelo YouTube, aqueles aulões aos sábados.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Maria Angélica: Preciso fazer uma coisa por vez, fazia rodízio entre as matérias, um dia apenas português, no outro matemática, em outro específicas e alternando entre as que tinha mais dificuldade.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Maria Angélica: Lia meus resumos feitos de próprio punho e contava com as revisões de vésperas, pois são importantes, dá uma lembrança do geral.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Maria Angélica: Não lembro quantas questões resolvi, foram muitas. É uma das melhores maneiras para estudar, você aprende a ficar atento e não cair por palavras que passavam despercebidas sem o preparo ideal.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Maria Angélica: Matemática sempre foi meu martírio, mas como não aprender com o Brunno Lima ensinando?! Assistia o básico do básico, sem pular etapas como ele mesmo diz, e fazia exercícios, treinava as três maneiras que ele passava e escolhia uma que mais dava certo comigo.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Maria Angélica: Fiquei relaxada, meu irmão veio do MS com a família me visitar, então curti meus sobrinhos e foi a melhor coisa que fiz. Desapeguei dos estudos, porque antes ficava muito ansiosa e não funcionava, dava branco na hora da prova. Ele foi embora na sexta-feira, sábado fiz uma revisão simples e domingo deu tudo certo.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Maria Angélica: Aconselho a seguir o passo a passo que os professores dão, ler muito e treinar a escrita. Quanto mais você escreve, maiores são as chances de acertos nessa etapa tão exigente.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Maria Angélica: Considero que eu deveria ter levado mais a sério antes, perdi tempo com coisas desnecessárias.
O acerto foi acreditar que sempre é tempo de recomeçar. Posso dizer, sem medo de errar, que estudar é a única coisa que realmente dá futuro, o resto você pode perder pelo caminho, mas conhecimento é seu por toda a vida.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Maria Angélica: Pensei em desistir por várias vezes.
A motivação para seguir foi a de tentar ter uma vida melhor.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Maria Angélica: Que não perca tempo com bobagem, foco é importante, disciplina é o caminho. Quanto antes você começar a estudar, mais cedo poderá usufruir de uma vida com mais qualidade. E não ouçam os pessimistas, confie em você e faça seu melhor.