“Independente da sua realidade de o seu melhor, Acredite, seja forte o começo sempre é difícil, mas fique firme pois a recompensa é maravilhosa.”
Confira nossa entrevista com Cintia Sousa da Rocha, aprovada em 8° lugar para Técnico Administrativo no concurso DPE-RO:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Cintia Sousa da Rocha: Estou cursando gestão publica, tenho 32 anos, sou natural de Pimenta Bueno, mas resido atualmente na cidade de São Miguel do Guaporé (RO).
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Cintia: Em primeiro lugar foi pra dar uma vida melhor para minha família, tenho uma filha que completou 5 anos esse mês e antes me questionava se algum dia conseguiria pagar uma faculdade pra ela com o que ganhava na iniciativa privada. Em segundo foi pelas condições de trabalho, salário melhor e estabilidade financeira.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Cintia: Sim, trabalho desde meus 15 anos de idade. Minha jornada era de 8 horas, trabalhava durante o dia e estudava à noite, tempo dos meus estudos era durante a semana de 2 a 3 horas mais ou menos e nos finais de semana era cerca de 5 a 6 horas.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Cintia: Esse concurso da DPE-RO foi o segundo que eu fiz e que consegui ficar em uma classificação boa. E sim, pretendo continuar estudando!
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Cintia: Muito pouco, só saia quando era um evento que não tinha como faltar mesmo.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira?
Cintia: Sim, tive total apoio da minha família. Se não fosse a ajuda da minha Irmã talvez esse sonho tinha sido adiado, pois na época eu não tinha computador e não podia comprar. Foi ela quem me emprestou o dela para que eu pudesse começar, e também tive total apoio do meu esposo que ajudava nas tarefas de casa e cuidava da nossa filha pra eu estudar.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Cintia: Estudei durante uns 6 meses, e para manter a disciplina eu me organizei com um ciclo de estudos e horários e foco no objetivo, que era passar em um concurso, independente de quando isso fosse acontecer.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Cintia: Para esse concurso no qual fui provado usei o passo estratégico PDF e em algumas matérias como informática e português usei as videoaulas, gostei muito do passo estratégico porque por mais que não tem o conteúdo completo e sim o que mais costuma ser cobrado pela banca, tudo que estudei caiu na prova, o que pra mim foi essencial.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Cintia: No começo dos meus estudos estava buscando material no YouTube gratuito e conheci a professora Adriana Figueiredo, assisti as aulas dela e gostei muito. Logo depois fiz uma assinatura no Estratégia Concursos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Cintia: Sim, no começo buscava material gratuito na internet, depois vi que não tinha organização, ficar buscando material em um lugar e outro toma muito tempo. Depois que fiz minha assinatura otimizei demais meu tempo, com o material tudo separado para cada concurso tudo que consta no edital salvo ali na palma da sua mão. A plataforma do Estratégia é ótima para navegar, muito prático para os iniciantes mesmo. É maravilhoso.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Cintia: Eu dividia 2 ou 3 matérias por dia e era em torno de 2 a 3 horas (as vezes um pouco mais) em dias de semana e nos finais de semana entre 5 a 6 horas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Cintia: Eu revisava pelo passo estratégico mesmo e questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Cintia: Eu sempre fiz questões, mas acho que não fiz muitas tenho que melhorar mais nesse quesito, pois acho que da pra fazer bem mais.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Cintia: Português e informática, eu assistia videoaula e fazia questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Cintia: Na semana eu revisei bastante o passo e no dia anterior da prova revisei só matéria de arquivologia, pois era uma matéria nova pra min, lembro que fui pra Porto velho com fone de ouvido ouvindo aula de arquivologia.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Cintia: Meu acerto acho que foi começar e seguir em frente apesar das dificuldade que a vida me trouxe, e comecei com um material excelente que eu acredito que faz toda a diferença. Meu erro acredito que foi não ter revisado mais e fazer poucos simulados. Vou me corrigir nisso para os próximos.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Cintia: Sim, principalmente no começo. Não é nada fácil trabalhar o dia inteiro e estudar a noite, mas o que motivou a continuar foi minha família.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Cintia: Independente da sua realidade de o seu melhor, Acredite, seja forte o começo sempre é difícil, mas fique firme pois a recompensa é maravilhosa.