Aprovado em 2° lugar no concurso DATAPREV para o cargo de Analista de Tecnologia da Informação - Arquitetura, Engenharia, e Sustentação Tecnológica - João Pessoa (PB)
Engenharias e TI“[…] Não desista. Persista. Você está mais próximo de conquistar os seus objetivos. Desejo-te toda sorte do mundo”
Confira nossa entrevista com Jonas Ribeiro dos Santos, aprovado em 2° lugar no concurso DATAPREV para o cargo de Analista de Tecnologia da Informação – Arquitetura, Engenharia, e Sustentação Tecnológica – João Pessoa (PB):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Jonas Ribeiro dos Santos: Sou tecnólogo em sistemas de telecomunicações pelo IFPB. Tenho 40 anos. Sou de João Pessoa na Paraíba.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Jonas: A estabilidade.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Jonas: Sim. Sempre trabalhei, desde os 17 anos que trabalho. Nas horas que me sobravam, buscava estudar.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Jonas: Fui aprovado, em 2006, no concurso de soldado da Polícia Militar da Paraíba (dentro das vagas, que eram 300 na época), onde permaneci por 16 anos. Em 2023, fui aprovado para o cargo de técnico de tecnologia da informação da Universidade Federal da Paraíba, em 9º de 13 vagas, meu emprego atual. Pretendo continuar estudando.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Jonas: Sempre que podia eu aproveitava com minha família e amigos. Não me privava desses momentos, porque penso que são importantes.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Jonas: Sim. Sempre recebi apoio da minha família e amigos próximos que compartilham do mesmo objetivo. Recebi muito apoio moral deles.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Jonas: Do lançamento do edital até a data da prova foram aproximadamente 3 meses. Tive que renunciar a algumas festas de finais de semana e academia para focar nesse concurso.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Jonas: Gosto de estudar por cursos em PDFs e videoaulas. Como vantagem dos PDFs que utilizei, a quantidade de questões fez diferença. Bem como, os Bizus Estratégicos para cada concurso específico.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Jonas: Foi indicação de um amigo concurseiro.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Jonas: Sinto que evoluí muito utilizando o material do Estratégia Concursos.
Os concursos em PDFs, as videoaulas, os Bizus Estratégicos, as aulas em vídeo de reta final, os cursos exclusivos, bem como, o Sistema de Questões me ajudaram na preparação.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Jonas: Estudava duas matérias pela manhã e duas à noite. O que dava em média 3 horas por dia. Essa era minha meta diária. Às vezes batia a meta, as vezes não. Alternava entre PDF, videoaulas e questões.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Jonas: Buscava utilizar sempre os próprios resumos do PDF para ganhar tempo. E resolvia questões pelo sistema do Estratégia
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Jonas: Minha meta era resolver 10 questões de cada assunto por matéria. Às vezes fazia mais. E tentava cobrir o máximo dos assuntos para o concurso.
Estimo que resolvi mais de 200 questões para esse concurso.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Jonas: Posso dizer que ainda tenho dificuldades nas matérias de Banco de dados, SQL, estrutura de dados e outras. Porém, tenho avançado bastante com o material do Estratégia.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Jonas: Foco total na revisão por questões. Sempre resolver muitas questões nesse período é importante para mim. Também assisto, sempre que posso, a Revisão de Véspera do Estratégia.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Jonas: Meu principal erro foi ter resolvido poucas questões. Deveria ter resolvido mais questões, porém o tempo era curto até o dia da prova.
Meu principal acerto foi manter constância nos estudos.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Jonas: Pensar em desistir em alguns momentos é normal, não é fácil estudar para concursos. Mas a minha família é o motivo pelo qual continuo a estudar.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Jonas: “Pouco se aprende com a vitória, e muito com a derrota…” provérbio japonês.
Não desista. Persista. Você está mais próximo de conquistar os seus objetivos. Desejo-te toda sorte do mundo. Abraço.