Aprovada em 1° lugar no concurso CRECI-PR para o cargo de Assistente Administrativo - Ponta Grossa
Concursos Públicos“Não desistam, por mais difícil que seja! A jornada é árdua, pra uns mais que para outros, mas não desistam. Cada tempo, cada hora de estudo conta, cada questão respondida […]”
Confira nossa entrevista com Sonia Maria Nadal Baran, aprovada em 1° lugar no concurso CRECI-PR para o cargo de Assistente Administrativo – Ponta Grossa:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Sonia Maria Nadal Baran: Sou a Sonia, tenho 42 anos, casada e com 2 filhos. Formada em Administração e concurseira há dois anos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Sonia: Eu e meu marido passamos por algumas dificuldades e então ele iniciou os estudos para concurso, pois, na época, era a única opção. Para que ele passasse, cuidei de tudo e ele se dedicou somente a isso, de corpo e alma. Passou e após ele assumir, chegou o momento que vi a necessidade de eu trabalhar fora, ter minha profissão, ganhar meu dinheiro e poder contribuir em casa, visto que meus filhos já estavam mais crescidos e não demandavam tanto do meu tempo. Vi nos concursos uma forma de voltar ao mercado de trabalho, pois com a minha idade e um certo tempo sem trabalhar fora de casa estava praticamente impossível que me dessem alguma oportunidade. E, claro, tive meu marido para me espelhar e dar o suporte e incentivo que precisava.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Sonia: Somente estudava e cuidava da casa e das crianças, então tentava focar mais quando eles estavam na escola, que era quando eu tinha mais silêncio em casa.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Sonia: Fui aprovada na Prefeitura da minha cidade em 8º lugar, onde estou trabalhando hoje. Recentemente fui aprovada também em 1º lugar no concurso do Creci/PR o qual estou aguardando a nomeação. Havia conseguido outras aprovações ao longo desses 2 anos, mas em colocações mais distantes.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Sonia: Sempre tive uma vida social bastante agitada, mas à medida que ia ficando mais focada, ia me distanciando dos eventos e dos amigos, o que fez que eu acabasse perdendo muitos desses “amigos”. Mas sempre continuei indo aos aniversários mais importantes, almoços de domingo com a família, saía com meu marido quando estava muito sobrecarregada. Nunca deixei por completo de sair ou participar de algo com a família, somente reduzi bastante e dei prioridades aos que eram realmente importantes pra mim.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Sonia: Meu marido foi a pessoa que mais me ajudou e incentivou nesta caminhada, mas o restante da família e os amigos nunca entenderam realmente, alguns se afastaram, inclusive. Ouvia muitas críticas que eu ia “ficar louca” de tanto estudar, que não precisava, que tinha mudado demais, que não era a mesma Sonia que eles conheciam, etc. Confesso que, no começo, isso me deixava muito mal, mas depois percebi que eu tinha que continuar nesse caminho se eu quisesse mudar de vida e que nenhum deles ia fazer isso por mim ou me colocar no emprego e salário dos sonhos, então continuei.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Sonia: Foram dois meses intensos, pois o concurso tinha apenas uma vaga imediata para minha cidade, o que fez com que eu fosse “obrigada” a passar em primeiro lugar se quisesse assumir o cargo. Claro que toda minha bagagem adquirida nesses anos foi fundamental para minha aprovação.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Sonia: Estudei quase que somente por PDFs, pois as videoaulas demandam mais tempo e uso apenas quando tenho alguma dúvida do assunto. Li muita lei seca, pois também é fundamental e muitas, mas muitas questões da banca, isso foi um diferencial no meu progresso.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Sonia: Pela internet.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Sonia: Principalmente na qualidade dos PDFs. Eles são super bem elaborados e completos.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Sonia: Nunca consegui montar um plano de estudos muito certo, sempre coloquei metas de atividades por semana e ia estudando de acordo com elas, mas não conseguia seguir sempre à risca como queria, justamente por ter outras demandas em casa. Mas é importante traçar as metas de estudo para não se perder no edital, demorando demais em um assunto ou deixando de fora outro.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Sonia: Sempre fiz meus resumos à mão enquanto assistia às videoaulas ou lia os PDFs. No início não conseguia fazer revisões adequadamente e isso me prejudicava, pois esquecia muito facilmente o assunto. Quando dei a devida importância pra elas, revisando toda semana, meu rendimento nas provas e simulados deram uma alavancada de 75% a 85-90% de acertos.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Sonia: Resolver questões é de fundamental importância na preparação. Não lembro quantas questões resolvi, mas foram muitas. Como disse, resolver questões da banca é primordial para entender como ela vai cobrar no dia do concurso.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Sonia: Sempre tive muita dificuldade em matemática e RLM, mas tive que me dedicar, me esforçar e tentar aprender o máximo possível, pois essas matérias poderiam me deixar de fora.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Sonia: Com certeza foi mais intensa, principalmente nas revisões daqueles assuntos mais chatinhos que esquecemos com facilidade. Na pré-prova assistia a Hora da Verdade ou revisava pontos chaves como, por exemplo, prazos ou detalhes que poderiam dar dúvidas se aparecessem na prova.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Sonia: Meus principais erros foram achar que não era pra mim, que não conseguiria ou dar atenção aos outros quando me desmotivavam. Um dos meus acertos foi mudar a maneira como estudava e dar a devida importância às revisões e estudo da lei seca.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Sonia: Sim, muitas vezes, principalmente após uma reprovação. Pensei muitas vezes que não conseguiria, que aquilo não era pra mim, que devia desistir. Mas, respirava fundo e continuava, pensei em como queria passar, no tempo que levei pra chegar até ali, pois não queria que todo o tempo de estudo fosse simplesmente jogado no lixo. Precisava continuar se quisesse ter um cargo público, uma profissão, um salário bom ou então pra provar pra mim mesma que eu era capaz!
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Sonia: Não desistam, por mais difícil que seja! A jornada é árdua, pra uns mais que para outros, mas não desistam. Cada tempo, cada hora de estudo conta, cada questão respondida. Por mais que não se veja o resultado instantaneamente, no decorrer do tempo tudo isso vai somar e trazer o resultado positivo que esperam. E quando a primeira aprovação chegar, muitas outras chegarão quase que como em uma cascata. Você consegue! Você é capaz! Se dedique e o resultado virá! Parece clichê, mas estou aqui como prova de que é real.