Aprovada em 1° lugar no concurso CRA-BA para o cargo de Fiscal
Executivo (Administrativa)“Meus maiores acertos foram saber dizer “não” para o que atrapalhava meu estudo, procurar materiais especializados (e a coruja está no topo disso) e me cercar das pessoas certas. Sabe aquela história de quem está ao seu lado nas trincheiras ser mais importante do que a guerra em si? É meu lema de caminhada”
.
Confira nossa entrevista com Ana Paula Carneiro de Sant’Anna, aprovada em 1° lugar no concurso CRA-BA para o cargo de Fiscal:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal? O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Ana Paula Carneiro de Sant ́Anna: Tenho 40 anos, baiana de Salvador. Sou publicitária e Administradora, com mestrado em administração pública. Na verdade, comecei a estudar para concursos em 2008, quando meu filho nasceu. Fui mãe solteira e achei que a estabilidade me traria a segurança necessária para cuidar dele. Entrei no governo em 2009 e, por motivos pessoais, saí em 2014. Algum tempo no mercado de trabalho e resolvi tentar concursos de novo.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Ana: Nesse momento, optei por não trabalhar. Mas como eu sempre digo, sou dona de casa e de minhas atividades domésticas – além de cuidar de um filho sozinha – e isso já ocupa um tempo enorme!
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Ana: Fui aprovada em 1º lugar para Fiscal do CRA-Ba, com somente duas vagas. Estou aprovada no concurso de Especialista de Políticas Públicas da Prefeitura de Salvador (19º) e Assistente técnico-fazendário da Prefeitura de Manaus (68º).
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Ana: Eu tenho uma família grande. Então meu tempo de lazer é prioritário do meu filho e da minha família mais próxima.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Ana: Sou separada e tenho um filho de 14 anos. Minha família me apoia incondicionalmente. Para você ter ideia, eles deixam comida na minha porta, pegam meu filho no final de semana, levam ele ao médico quando necessário… Tudo para me dar sossego para estudar. Meus amigos são super compreensivos, acho que já se acostumaram a ouvir “não”, mas torcem incondicionalmente. Mas já perdi duas amigas nessa caminhada, quando eu disse que não podia recebê-las de visita aqui em casa no verão (todo mundo quer vir para Salvador!) porque eu tinha provas próximas…
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Ana: Eu sempre fui muito disciplinada, porque vim do meio acadêmico. Não é nenhum sacrifício ficar horas estudando, é um hábito (lógico que nem toda matéria é tão agradável…). O concurso do CRA foi suspenso durante a pandemia e remarcado mais de um ano depois. Então, eu me matriculei no curso do Estratégia e fiz revisões preciosas que garantiram minha colocação!
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Ana: No início, eu usei aulas presenciais de algumas matérias. À medida que os cursinhos online foram ficando mais consolidados, usei muito os PDFs e as videoaulas. Livros usei muito poucos, até hoje somente para assuntos pontuais. Eu acho muito legal um equilíbrio entre vídeo aula e PDF. Ah, e eu amo ouvir podcast! É incrível a oportunidade de ouvir aulas curtas e pontuais em qualquer lugar.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Ana: O Estratégia sempre foi a minha primeira opção quando pensei em um curso online, sempre foi muito comentado pelos alunos. Nunca pensei em uma desvantagem… Adoro as inovações constantes da plataforma!
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Ana: Muita diferença. Adoro os PDFs simplificados, os podcasts e os aulões de véspera. Sempre me atualizam, mesmo quando não é para o concurso específico que estou estudando.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Ana: Estudo em torno de 7h por dia e entre 4 e 5 matérias diferentes. Vario entre as que gosto e não gosto, para tentar manter o dia de estudos mais produtivo.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Ana: Amo fazer resumos! Sou viciada! Antes fazia à mão, hoje faço no word e também uso os flashcards.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Ana: Nossa, fiz dezenas de milhares. Muitas vezes faço no PDF e depois ainda vou para o Sistema de Questões!
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Ana: No início, Contabilidade e Legislação. Coloquei como meta estudar todos os dias, 2 horas por dia. Assisti videoaulas. Li diversas vezes os PDFs e fiz muitas questões, principalmente as comentadas. Atualmente, a luta é com estatística e TI, tenho tentado usar a mesma técnica!
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Ana: Eu sempre estudo muito na semana da prova e, principalmente, na véspera. Gosto de ficar concentrada vendo o aulão coruja. Muitas dicas e questões preciosas saem daquela revisão.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Ana: Meu maior erro foi, sem dúvidas, não ter uma área definida para estudar. Estudava para o que saía e aí batia na trave, porque sempre faltava o detalhe da preparação específica.
Meus maiores acertos: saber dizer “não” para o que atrapalhava meu estudo, procurar materiais especializados (e a coruja está no topo disso) e me cercar das pessoas certas. Sabe aquela história de quem está ao seu lado nas trincheiras ser mais importante do que a guerra em si? É meu lema de caminhada.
Um acerto muito importante: ter criado a conta do instagram @santaauditora. Eu me sentia muito só trancada em casa estudando e o contato com outros concurseiros me ajudou demais nessa caminhada. E foi uma alegria poder ajudar outros também.
Por incrível que pareça, nunca pensei em desistir. Sempre soube que a hora chegaria, era consequência do esforço e viria no momento em que Deus julgasse que era para ser. Mas a caminhada não acabou! A meta é ser auditora fiscal!
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Ana: Eu sempre digo que a gente entra na fila do concurso. Vai ter dia de sol, vai ter dia de chuva, vai ter dia em que a gente cansa e quer ir embora… vai ter gente mandando ir para outro lugar onde a fila é menor… Mas a aprovação é a soma do esforço diário! Da constância, da disciplina, da vontade de vencer. Faça sua parte, faça o melhor que você puder sempre, e confie. A hora chega!