Aprovado no concurso Codevasf para Analista em Desenvolvimento Regional – Engenharia Civil
Engenharias e TI“Concurso é estratégia, é saber onde ganhar pontos e onde não perder. Não se trata de tirar 10, mas sim de traçar as metas para estar dentro das vagas!”
.
Confira nossa entrevista com Lucas Rebelo, aprovado no concurso Codevasf para Analista em Desenvolvimento Regional – Engenharia Civil:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Lucas Rebelo: Tenho 25 anos, formado em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília. Sou natural de Brasília/DF.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? E por que na sua área de formação?
Lucas: Tomei a decisão de estudar para concursos depois de perceber a dificuldade de inserção no mercado privado de Engenharia Civil no período em que estava me formando. Também tive o incentivo de familiares para tomar essa decisão.
Estratégia: Em algum momento pensou em estudar para concursos que exigem qualquer área de formação, como área administrativa por exemplo, que geralmente oferecem mais vagas?
Lucas: Sim. O grande quantitativo de vagas chamava minha atenção, por isso inicialmente comecei a estudar para concursos de qualquer nível superior e também os de nível médio. Foi durante a pandemia que decidi focar na minha área de formação, porque as oportunidades de provas estavam escassas e surgiram duas oportunidades na minha área: DPDF e CODEVASF.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Lucas: Só comecei a trabalhar após a prova da CODEVASF, enquanto aguardava a nomeação. Antes disso, me dedicava aos estudos por 7-8 horas diárias.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Lucas: Fui aprovado no concurso da CODEVASF, na minha área de Engenharia Civil, na 9ª colocação.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados?
Lucas: Sensação de dever cumprido, de que as minhas estratégias tinham funcionado.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Lucas: Mantive meu convívio social normal, mantendo atividades de lazer e outros deveres. Isso sempre me ajudou a extrair o máximo nas horas em que estava estudando.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Lucas: Sou casado e estou esperando meu primeiro filho, que deve nascer no final de janeiro. Minha família e esposa (na época, namorada) sempre me apoiaram e incentivaram meus estudos.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Lucas: Com certeza. Órgãos e Empresas Públicas podem surpreender positivamente por suas possibilidades de crescimento interno, como foi o meu caso na CODEVASF. Caso o concurseiro queira avançar, o serviço público proporciona a estabilidade financeira para dar tranquilidade.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovado?
Lucas: Estudei quando o edital saiu. Antes estava estudando matérias parecidas, mas não todas as necessárias.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Lucas: Sim. Estudava matérias mais gerais e também as específicas de engenharia civil, mantendo a disciplina visando evoluir mais rapidamente.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Lucas: Utilizei principalmente PDFs de leitura, que para mim são os mais vantajosos em termos de absorção. Utilizei as videoaulas como ferramenta de revisão.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Lucas: Através do meu irmão, que conquistou a aprovação no IBGE, há alguns anos, com o material do Estratégia.
Estratégia: Qual o diferencial que encontrou nos materiais do Estratégia?
Lucas: Gostei principalmente do Passo Estratégico e do Sistema de Questões. O Passo dá o direcionamento dos assuntos que mais são cobrados e o Sistema de Questões permite um treino intensivo.
Estratégia: Recomendaria o Estratégia para um amigo que está começando os estudos?
Lucas: Com certeza. O Estratégia possui os melhores PDFs do mercado, sem dúvidas.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Lucas: Meu foco maior sempre foi em questões e revisões dos assuntos que identificava como pontos fracos. Não gostava de escrever resumos, preferia ler PDFs e fazer exercícios. Meus estudos sempre envolviam maximizar o desempenho nos assuntos que mais caíam, otimizando tempo.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Lucas: Tinha dificuldade em cumprir as horas de estudo nas matérias que envolviam muita leitura de textos da lei. Tentei superar essa dificuldade usando videoaulas, nesses casos.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Lucas: Realizei muitos simulados na semana da prova. No dia anterior fiz pequenas revisões e descansei.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Lucas: Resolvi todas as questões antigas da banca, o que aconselho todos a fazerem.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS.
Lucas: Meu maior acerto foi estudar minuciosamente aquilo que mais era cobrado e fazer análises estatísticas sobre a banca, assim consegui otimizar o tempo dos meus estudos.
Meu principal erro foi a falta de organização para realizar revisões mais ativas.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Lucas: O mais difícil foi passar pelo período de pandemia sem realização de provas e com muita incerteza em relação a quando as provas retornariam.
Não cheguei a pensar em desistir, sabia que estaria pronto quando as provas retornassem.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Lucas: Conseguir um bom emprego, estável e com bom salário para iniciar a família com a minha esposa.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Lucas: Concurso é estratégia, é saber onde ganhar pontos e onde não perder. Não se trata de tirar 10, mas sim de traçar as metas para estar dentro das vagas!