Aprovado no concurso CGU em 39º lugar para Auditor Federal de Finanças e controle, Tecnologia da Informação – DF
Controladorias/Gestão (CGU, CGE, STN, EPPGG)Concursos Públicos“Muitas questões de concurso acabam se repetindo com o tempo. Assim, treinar com as questões é obrigatório. Além disso, cada banca examinadora possui seus assuntos mais cobrados. Isso nos ajuda a filtrar o que é mais importante.”
Confira nossa entrevista com Marco Aurélio, aprovado no concurso CGU em 39º lugar para Auditor Federal de Finanças e controle, Tecnologia da Informação – DF:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Marco Aurélio: Sou formado em engenharia de computação, possuo 30 anos e sou natural de Brasília.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Marco Aurélio: A estabilidade e remuneração atraentes foram fatores muito importantes para decidir abandonar a iniciativa privada.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Marco Aurélio: Durante a minha jornada de concurseiro, eu também trabalhava. Reservava o período da noite e finais de semana para estudar.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Marco Aurélio: Antes da CGU, já fui aprovado e tomei posse nos cargos de técnico do MPDFT (25º lugar), analista do TRF da 1ª Região (1° lugar) e analista do TST (4° lugar). Pretendo continuar estudando para o Senado.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Marco Aurélio: Eu costumava sair pouco durante a minha preparação. Após a liberação do edital, o foco tem que ser ainda maior. Apesar disso, momentos oportunos de lazer são necessários.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Marco Aurélio: Não sou casado e não possuo filhos. Minha família e amigos me deram suporte, dando-me espaço e tempo para poder fazer uma preparação adequada para as provas.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Marco Aurélio: Para o último concurso, estudei durante aproximadamente um ano. Contudo já possuía bagagem dos concursos anteriores.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Marco Aurélio: Estudei apenas por cursos em PDF e videoaulas. A videoaula facilita o aprendizado no primeiro contato com a matéria, mas possui a desvantagem de tomar mais tempo na preparação. Já as aulas em PDF possuem a vantagem de facilitar a revisão das matérias, além de possibilitar um estudo mais rápido.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Marco Aurélio: Conheci o Estratégia por volta de 2014, por acaso. Procurava materiais online de qualidade para estudar, algo que era bem raro na época.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Marco Aurélio: A diferença na minha preparação com o Estratégia foi enorme. Não havia muitos materiais escritos de qualidade até então.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Marco Aurélio: Estudava cerca de 4 horas por dia durante a semana e cerca de 6 horas aos finais de semana. É sempre bom intercalar as matérias, de modo a estar sempre em contato com os diferentes conteúdos. A estratégia de esgotar uma matéria antes de avançar para as demais em geral não funciona. Desconheço pessoas que passaram com esse método.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Marco Aurélio: Resumos e simulados são importantíssimos. Os resumos devem ser elaborados com o tempo, pois no início não sabemos os assuntos que mais caem, por inexperiência, e podemos acabar fazendo resumos grandes demais. Simulados também devem ser feitos constantemente, para fixação do conteúdo e também como forma de aprendizado e revisão.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Marco Aurélio: Muitas questões de concurso acabam se repetindo com o tempo. Assim, treinar com as questões é obrigatório. Além disso, cada banca examinadora possui seus assuntos mais cobrados. Isso nos ajuda a filtrar o que é mais importante.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Marco Aurélio: Tinha muita dificuldade em direito. A repetição constante me fez superar aumentar o nível de acertos nas questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Marco Aurélio: Na semana da prova deixava para revisar aqueles conteúdos mais “decoreba” e continuava com a resolução de exercícios.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Marco Aurélio: Aconselho treinar resolvendo discursivas de provas anteriores. Isso ajuda a não só na elaboração de redações melhores, mas também no controle do tempo de prova.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Marco Aurélio: O principal erro foi não distribuir o tempo de estudo nas matérias que eu tinha mais dificuldade e que tinham maior peso na prova. Meu principal acerto foi manter a constância nos estudos. Procure sempre estudar no horário em que você se comprometeu, apesar de que nem sempre isso é possível.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Marco Aurélio: Nunca pensei em desistir. A cada prova realizada, sabia que a minha aprovação seria questão de tempo. Além do mais, não queria jogar fora todo o tempo que dediquei nas preparações.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Marco Aurélio: É preciso persistir. Haverá dias nos quais a vontade de estudar será zero, mas os benefícios do cargo público valem todo o sacrifício.