Aprovado no concurso CBM GO para Soldado Combatente
Policial (PM/BM - Praças)“Meu conselho é seguir em frente mesmo com todas as adversidades que surjam na caminhada, pois a aprovação chega para aqueles que não desistem.”
Confira nossa entrevista com Gabriel Bandeira Tavares Sobrinho, aprovado no concurso CBM GO para Soldado Combatente:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Gabriel Bandeira Tavares Sobrinho: Me chamo Gabriel, tenho 26 anos e nasci na cidade de Goiânia. Sou formado em Redes de Computadores e fui aprovado no concurso CBM GO.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Gabriel: A estabilidade e a boa remuneração dos cargos públicos foram os principais atrativos para começar a estudar para concursos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Gabriel: Não, nesse período me dediquei completamente aos estudos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Gabriel: Fui aprovado no concurso CBM GO 2022 para o cargo de soldado combatente, na colocação de número 156. Sempre tive o sonho de pertencer ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás e daqui para a frente só quero focar na minha carreira como militar.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Gabriel: A vida social era inexistente. A preparação para concursos foi uma fase em que fiquei afastado de amigos e ausente nas reuniões familiares.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Gabriel: Sim, contei com o apoio de amigos e família. Minha família sempre me incentivou a estudar para concursos, então eles sabiam bem da necessidade de toda essa abdicação. Já os amigos foram relutantes no início, mas com o tempo eles se acostumaram e entenderam a minha situação.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Gabriel: Eu estudei cerca de um ano e cinco meses para o último concurso. Para manter a disciplina eu pensava no tanto que já sacrifiquei e que a cada dia de estudo bem-sucedido era um degrau a menos para alcançar a minha sonhada aprovação.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Gabriel: Na minha preparação eu usei os PDFs e a Trilha Estratégica.
O PDF tem como vantagem ser um conteúdo bem direto, fazendo com que o estudo se torne mais rápido e de fácil absolvição, além do grande número de questões disponibilizadas.
A vantagem da Trilha Estratégica é a possibilidade de poder apenas focar no estudo, tendo em vista que todo o cronograma e revisões é montado pelo professor.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Gabriel: Um amigo da família me indicou, o filho dele foi aprovado na PF e PRF usando o Estratégia em sua preparação.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Gabriel: Com o Estratégia estudar para concursos se tornou algo mais fácil, haja vista a facilidade para encontrar os conteúdos e as diversas ferramentas que são disponibilizadas.
As ferramentas que mais utilizei são: o PDF simplificado e as Trilhas Estratégicas.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Gabriel: A partir do momento que assinei o Estratégia comecei a estudar por ciclo de estudos, com uma quantidade de 4 matérias e com o tempo ia adicionando as disciplinas que faltavam. Por dia eu tinha uma média de 5 horas líquidas de estudo.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Gabriel: Nas revisões eu lia as marcações no PDF, resolvia os exercícios que tinha errado e para complementar eu também estudava os resumos feitos pelo Estratégia.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Gabriel: Os exercícios são de extrema importância, sem eles o estudo está incompleto.
Devo ter resolvido mais de 13 mil questões. Eu fazia em média 30 questões por dia.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Gabriel: Português e o Processo Penal Militar foram as disciplinas que mais tive dificuldade. Para superar esse obstáculo intensifiquei a quantidade de exercícios que eu resolvia nessas matérias.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Gabriel: Foi uma rotina de muitas revisões, mas sem exagerar. Meu maior foco foi chegar tranquilo no dia da prova para conseguir administrar bem todo o conteúdo estudado.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Gabriel: Na discursiva minha preparação foi baseada na prática. Eu fazia uma redação por semana com temas da minha área, depois eu fazia uma correção e assim eu fui percebendo meus erros.
Meu conselho para a discursiva é ler e escrever muito. Fazer essas duas coisas com constância tornará a redação algo mais descomplicado.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Gabriel: O meu principal erro, sem dúvida, foi o nervosismo na véspera de prova. Esse estado emocional me atrapalhou demais nos primeiros certames que fiz.
Como acerto considero a constância nos estudos e o foco em PDF’s e resolução de questões.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Gabriel: A vontade de desistir acontecia com uma certa frequência, as vezes por um resultado ruim em uma prova ou até mesmo por matérias que considerei difíceis demais.
Mas sempre que batia esse sentimento, eu me recordava do tanto que já abdiquei e pensava no como a minha vida irá melhorar com a aprovação.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Gabriel: Meu conselho é seguir em frente mesmo com todas as adversidades que surjam na caminhada, pois a aprovação chega para aqueles que não desistem.